O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana recebe o FITEI – Festival Internacional de Expressão Ibérica nos dias 23 e 24 de maio, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Reconhecido pela celebração da riqueza cultural ibérica e sul-americana, a edição 2025 do festival de teatro mais antigo do nosso país propõe uma programação atrativa que desafia o público a refletir sobre as grandes questões do nosso tempo através do teatro, quando se assinalam 10 anos do FITEI em Viana do Castelo, pela mão do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, em conjunto com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Na quinta-feira, dia 23 de maio, às 21h30, na Sala Experimental, sobe ao palco “Fissura”, uma cocriação de Pedro Vilela e Alexandre Dal Farra sobre uma realidade distorcida e inquietante, onde a violência, o extremismo e a apatia social desenham o retrato de um mundo à beira do colapso, suscitando questões perturbadoras sobre o papel de cada pessoa na manutenção dessa decadência.
No dia seguinte, sexta-feira, 24 de maio, também às 21h30, na Sala Principal, a obra “Gaivota”, a partir do clássico de Anton Tchekhov, com encenação do criador argentino Guillermo Cacace. A partir de um cenário nostálgico à beira de um lago, a peça revisita temas universais como os amores impossíveis, os sonhos desfeitos e a dor do tempo que passa. Masha, a protagonista, tenta reconstruir memórias num espaço carregado de melancolia e abandono. O espetáculo será apresentado em castelhano, com legendas em português, numa experiência simultaneamente imersiva e acessível.
O preço dos bilhetes varia entre os 5€ e os 10€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal Sá de Miranda ou online, em bol.pt. Para mais informações sobre a programação completa do Teatro Municipal Sá de Miranda consulte o site oficial em tmsm.pt.
A malnutrição associada à doença é um problema de saúde pública grave que afeta milhares de portugueses diariamente, mas que permanece amplamente subvalorizado e subdiagnosticado no nosso sistema de saúde.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.