Setenta habitantes das aldeias de Anhões e Luzio, em Monção, estão há mais de 10 meses a preparar a terceira edição de uma grande festa dedicada ao cozido à portuguesa, que vai acontecer nos dias 8 e 9 de fevereiro.
Durante o fim de semana, o cozido será servido em travessas de barro no interior de uma tenda aquecida, com cerca de 2500 metros quadrados, que está a ser instalada perto do santuário do Senhor do Bonfim.
Trata-se da terceira edição do “Campo em Festa”, que teve a sua estreia em 2020 e, no ano passado, serviu perto de três mil refeições. “Para esta edição, as expectativas são altas e a nossa maior preocupação é acolher bem todos os visitantes que vêm saborear o nosso cozido que é fruto da lavoura e da criação de animais e do trabalho e dedicação da comunidade local”, afirma Amâncio Alves, Presidente da União de Freguesias de Anhões e Luzio, responsável pela organização.
O prato tradicional muito apreciado pelos portugueses tem um sabor único porque é feito com produtos cultivados localmente. Em maio do ano passado, foram plantados 700 pés de couves-galegas e cerca de uma tonelada de batatas.
A população que vive nas duas aldeias vizinhas uniu esforços para criar 220 galinhas e 11 porcos, em regime semiaberto, e alimentados com produtos da terra. Três vacas de raça Barrosã, que pastoreiam em liberdade na Serra da Anta, foram compradas a explorações locais.
“Os nossos habitantes prepararam os enchidos e temos um total de dois mil salpicões, chouriços e chouriças de carne e sangue e 30 presuntos”, explica Amâncio Alves, acrescentando que, nesta edição, além do cozido, em cada mesa será oferecida uma entrada composta por um prato com broa e chouriça, feitas pela comunidade de Anhões e Luzio.
“Durante os dois dias, esperamos servir cerca de três mil travessas de cozido e, apesar de o pagamento ser feito no local do evento, aconselhamos a efetuar as reservas antecipadamente por causa do número limitado de refeições”, observou o autarca.
Além do espaço de refeições com capacidade para 1300 lugares sentados, o recinto conta com uma zona com 25 stands de produtos locais e regionais, desde artesanato, vinho, fumeiro e roscas até outras iguarias preparadas por associações e clubes de futebol locais.
O programa inclui animação durante os dois dias, com grupos de música popular, concertinas, cantares ao desafio, rusgas, charangas, grupos de bombos e folclore. Na tarde de domingo, decorre um convívio livre para amantes de concertinas e música popular portuguesa.
Nesta edição, segundo o autarca, “haverá um reforço da segurança e uma vertente solidária para apoiar os Bombeiros Voluntários de Monção e as associações Mão de Mimos e dinamicaMENTE”.
O certame terá ainda a participação de cerca de 120 idosos de sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Monção que, no dia 7 de fevereiro, serão os primeiros a degustar o cozido à portuguesa.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre as IPSS e a União de Freguesias de Anhões e Luzio e pretende promover “a socialização e interação com as demais instituições, através do lazer e diversão e da degustação de um belo cozido”. Após o almoço oferecido pela organização, os idosos terão uma tarde animada ao som de concertinas.
As reservas para a terceira edição do Campo em Festa podem ser efetuadas em www.campoemfesta.pt. Cada refeição tem um custo de 20 euros e é composta por uma entrada com sabores da aldeia, cozido e oferta da travessa de barro.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apelou à participação dos cidadãos na segunda volta das presidenciais, marcada para este domingo, mesmo com as previsões de chuva e vento fortes. Num comunicado, a CNE sublinha que tem cooperado com todas as entidades para criar “as melhores condições” para o exercício do voto, mesmo em circunstâncias adversas.
O domingo começou mais calmo em Portugal, com uma redução do vento após dias de tempestade, mas a chuva continua a marcar presença e deverá intensificar-se ao final do dia, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.