Monção recebe entre os dias 19 e 22 a festa da Coca, uma celebração do Corpo de Deus que mistura o sagrado e o profano num combate entre São Jorge e um dragão chamado Coca que representa o mal.
Na celebração secular, um dos momentos altos é o confronto entre São Jorge, “um cavaleiro da terra montado num cavalo branco” que representa o bem, e o dragão, “uma estrutura empurrada por cerca de meia dúzia de funcionários da autarquia”, explica em comunicado, a autarquia raiana.
“Pintado de verde e com fumo a sair pelas orelhas, o dragão tem a cabeça móvel e goelas bem abertas, fazendo uma figura que por vezes assusta o cavalo e torna a vida difícil ao cavaleiro”, descreve o município.
De acordo com a Câmara, “S. Jorge vence se cortar uma orelha e introduzir a lança, por três vezes, nas goelas da Coca”.
A população de Monção “torce sempre pela vitória de São Jorge, por representar, reza a tradição, boas sementeiras e boas colheitas”, nomeadamente de vinho Alvarinho, acrescenta.
“O Corpo de Deus – Coca de Monção é um dos eventos mais relevantes do calendário cultural do Município de Monção e um dos principais motivos de valorização da etnografia popular e afirmação da identidade coletiva”, justifica a autarquia.
O combate realiza-se a 19 de junho, tal como a procissão solene, onde participam “todas as cruzes e pendões das paróquias do Arciprestado de Monção”.
Antes do confronto, realiza-se o espetáculo de marionetas gigantes Força de S. Jorge, da autoria de Rui Sousa, feito em parceria com associações e grupos de bombos locais.
A 22 de junho tem lugar o Cortejo Etnográfico das Freguesias, que “reflete a identidade cultural e patrimonial das freguesias do concelho” e mostra “as tradições mais castiças e emblemáticas dos aglomerados rurais, oferecendo, um misto de genuinidade e voluntarismo nas respetivas recriações”.
Além da sonoridade característica das aldeias (com folclore, bombos e concertinas), desfilam pelas ruas “algumas vivências de ruralidade como a prática da pastorícia, o trabalho do granito, as vindimas, a malhada do centeio, a fiada e a desfolhada”.
Nos dias 19, 20 e 21, a companhia de teatro itinerante Mãozorra instala-se na Praça da República para apresentar “A Viagem” em sessões limitadas a nove pessoas, com a duração de 30 minutos cada.
No dia 20, pelas 16:30, e no dia 21, pelas 15:00, a Praça Deu-la-Deu acolhe Karcocha, “um mimo moderno com milhões de seguidores em todo o mundo”, que conta com “16 anos a espalhar sorrisos em espetáculos de entretimento de rua, tendo percorrido meia centena de países e milhares de vilas e cidades dos cinco continentes”.
Já no dia 21, no centro histórico, há dois espetáculos para famílias: Dragonologia, às 18:00 e Sr. Sabão, às 19:20.
à companhia Mudate apresenta no dia 22, pelas 10:30 e 16:30, na Praça Deu-la-Deu, um ‘workshop’ circense para crianças.
A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.
O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.
A cidade de Viana do Castelo conta com um espaço único no país dedicado à preservação da história das motocicletas. O Museu da Moto, criado pela Associação Velhas Bielas de Viana, é o resultado de um projeto iniciado em 2008, com o objetivo de reunir, conservar e divulgar o património ligado ao motociclismo.