Monção recebe entre os dias 19 e 22 a festa da Coca, uma celebração do Corpo de Deus que mistura o sagrado e o profano num combate entre São Jorge e um dragão chamado Coca que representa o mal.
Na celebração secular, um dos momentos altos é o confronto entre São Jorge, “um cavaleiro da terra montado num cavalo branco” que representa o bem, e o dragão, “uma estrutura empurrada por cerca de meia dúzia de funcionários da autarquia”, explica em comunicado, a autarquia raiana.
“Pintado de verde e com fumo a sair pelas orelhas, o dragão tem a cabeça móvel e goelas bem abertas, fazendo uma figura que por vezes assusta o cavalo e torna a vida difícil ao cavaleiro”, descreve o município.
De acordo com a Câmara, “S. Jorge vence se cortar uma orelha e introduzir a lança, por três vezes, nas goelas da Coca”.
A população de Monção “torce sempre pela vitória de São Jorge, por representar, reza a tradição, boas sementeiras e boas colheitas”, nomeadamente de vinho Alvarinho, acrescenta.
“O Corpo de Deus – Coca de Monção é um dos eventos mais relevantes do calendário cultural do Município de Monção e um dos principais motivos de valorização da etnografia popular e afirmação da identidade coletiva”, justifica a autarquia.
O combate realiza-se a 19 de junho, tal como a procissão solene, onde participam “todas as cruzes e pendões das paróquias do Arciprestado de Monção”.
Antes do confronto, realiza-se o espetáculo de marionetas gigantes Força de S. Jorge, da autoria de Rui Sousa, feito em parceria com associações e grupos de bombos locais.
A 22 de junho tem lugar o Cortejo Etnográfico das Freguesias, que “reflete a identidade cultural e patrimonial das freguesias do concelho” e mostra “as tradições mais castiças e emblemáticas dos aglomerados rurais, oferecendo, um misto de genuinidade e voluntarismo nas respetivas recriações”.
Além da sonoridade característica das aldeias (com folclore, bombos e concertinas), desfilam pelas ruas “algumas vivências de ruralidade como a prática da pastorícia, o trabalho do granito, as vindimas, a malhada do centeio, a fiada e a desfolhada”.
Nos dias 19, 20 e 21, a companhia de teatro itinerante Mãozorra instala-se na Praça da República para apresentar “A Viagem” em sessões limitadas a nove pessoas, com a duração de 30 minutos cada.
No dia 20, pelas 16:30, e no dia 21, pelas 15:00, a Praça Deu-la-Deu acolhe Karcocha, “um mimo moderno com milhões de seguidores em todo o mundo”, que conta com “16 anos a espalhar sorrisos em espetáculos de entretimento de rua, tendo percorrido meia centena de países e milhares de vilas e cidades dos cinco continentes”.
Já no dia 21, no centro histórico, há dois espetáculos para famílias: Dragonologia, às 18:00 e Sr. Sabão, às 19:20.
à companhia Mudate apresenta no dia 22, pelas 10:30 e 16:30, na Praça Deu-la-Deu, um ‘workshop’ circense para crianças.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.