Monção recebe entre os dias 19 e 22 a festa da Coca, uma celebração do Corpo de Deus que mistura o sagrado e o profano num combate entre São Jorge e um dragão chamado Coca que representa o mal.
Na celebração secular, um dos momentos altos é o confronto entre São Jorge, “um cavaleiro da terra montado num cavalo branco” que representa o bem, e o dragão, “uma estrutura empurrada por cerca de meia dúzia de funcionários da autarquia”, explica em comunicado, a autarquia raiana.
“Pintado de verde e com fumo a sair pelas orelhas, o dragão tem a cabeça móvel e goelas bem abertas, fazendo uma figura que por vezes assusta o cavalo e torna a vida difícil ao cavaleiro”, descreve o município.
De acordo com a Câmara, “S. Jorge vence se cortar uma orelha e introduzir a lança, por três vezes, nas goelas da Coca”.
A população de Monção “torce sempre pela vitória de São Jorge, por representar, reza a tradição, boas sementeiras e boas colheitas”, nomeadamente de vinho Alvarinho, acrescenta.
“O Corpo de Deus – Coca de Monção é um dos eventos mais relevantes do calendário cultural do Município de Monção e um dos principais motivos de valorização da etnografia popular e afirmação da identidade coletiva”, justifica a autarquia.
O combate realiza-se a 19 de junho, tal como a procissão solene, onde participam “todas as cruzes e pendões das paróquias do Arciprestado de Monção”.
Antes do confronto, realiza-se o espetáculo de marionetas gigantes Força de S. Jorge, da autoria de Rui Sousa, feito em parceria com associações e grupos de bombos locais.
A 22 de junho tem lugar o Cortejo Etnográfico das Freguesias, que “reflete a identidade cultural e patrimonial das freguesias do concelho” e mostra “as tradições mais castiças e emblemáticas dos aglomerados rurais, oferecendo, um misto de genuinidade e voluntarismo nas respetivas recriações”.
Além da sonoridade característica das aldeias (com folclore, bombos e concertinas), desfilam pelas ruas “algumas vivências de ruralidade como a prática da pastorícia, o trabalho do granito, as vindimas, a malhada do centeio, a fiada e a desfolhada”.
Nos dias 19, 20 e 21, a companhia de teatro itinerante Mãozorra instala-se na Praça da República para apresentar “A Viagem” em sessões limitadas a nove pessoas, com a duração de 30 minutos cada.
No dia 20, pelas 16:30, e no dia 21, pelas 15:00, a Praça Deu-la-Deu acolhe Karcocha, “um mimo moderno com milhões de seguidores em todo o mundo”, que conta com “16 anos a espalhar sorrisos em espetáculos de entretimento de rua, tendo percorrido meia centena de países e milhares de vilas e cidades dos cinco continentes”.
Já no dia 21, no centro histórico, há dois espetáculos para famílias: Dragonologia, às 18:00 e Sr. Sabão, às 19:20.
à companhia Mudate apresenta no dia 22, pelas 10:30 e 16:30, na Praça Deu-la-Deu, um ‘workshop’ circense para crianças.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.