Logo
Regional

Dragagens em portos de pesca de Viana do Castelo e Caminha previstas para julho

5 Março, 2024 | 15:58
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) prevê iniciar em julho dragagens de manutenção nos portos de pesca de Castelo de Neiva, Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora, Caminha, foi hoje divulgado.

Em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, o diretor geral da DGRM, José Carlos Simão, referiu que as empreitadas vão ser lançadas a concurso público, estimando que, “em julho, existam condições para se iniciarem as primeiras dragagens”.

Na segunda-feira, o Governo autorizou a realização de dragagens de manutenção em seis portos de pesca e de náutica de recreio da região Norte, entre 2024 e 2027, num investimento de 6.035.576,81 de euros, mais IVA.

Segundo uma resolução do Conselho de Ministros de 22 de fevereiro, publicada segunda-feira em Diário da República, as empreitadas de dragagens de manutenção, a cargo da DGRM, serão realizadas nos portos de Vila Praia de Âncora, em Caminha, Castelo de Neiva, em Viana do Castelo, Esposende, no distrito de Braga, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Zona Piscatória de Angeiras, no distrito do Porto.

Na resposta hoje enviada à Lusa, o diretor geral da DGRM adiantou que as dragagens previstas para os dois portos do distrito de Viana do Castelo terão uma duração de “cerca de quatro semanas por ano, podendo variar em função do nível de assoreamento medido, antes de cada intervenção”.

O responsável acrescentou que “a situação mais grave” é a do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, que será prioridade no conjunto das intervenções”.

“A última intervenção em Vila Praia de Âncora foi em 2023. Até à reformulação do porto é sempre necessária uma dragagem de manutenção, por ano”, especificou José Carlos Simão.

Em dezembro de 2023, a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, disse que a requalificação do portinho de pesca de Vila Praia de Âncora passa pela construção de um anteporto que deve estar concluído entre 2026 e 2030 e custar pelo menos 15 milhões de euros.

“Esperamos lançar o concurso para a obra no fim de 2024. Dois anos será sempre o prazo mínimo para a obra, pelo que, se correr tudo bem, poderá estar concluído em 2026 ou, se correr muito mal, em 2029/2030”, indicou Teresa Coelho durante a apresentação do projeto escolhido no âmbito de um estudo do Instituto Superior Técnico, em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, no distrito de Viana do Castelo.

A proposta encontrada para melhorar a segurança da navegação no acesso ao porto de pesca “não ficará abaixo dos 15 milhões de euros” e terá de ser candidatada a financiamento, explicou, na altura, José Carlos Simão.

O assoreamento no portinho de Vila Praia de Âncora, que conta com pouco mais de 20 embarcações de pesca tradicional e uma centena de pescadores, é um problema recorrente devido à configuração do portinho, construído há mais de uma década.

Estima-se que a atividade piscatória envolva perto de 200 pessoas em Vila Praia de Âncora, da pesca propriamente dita à venda ou restauração.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 25 Novembro, 2025

Valença recebe mais uma edição do “Fortaleza de Chocolate” com 11 dias de magia e sabor

Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.

Regional 25 Novembro, 2025

Ponte de Lima acolhe exposição “Brinquedos que Contam Histórias”

Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.

Nacional 25 Novembro, 2025

CP reforça oferta no Porto e em Lisboa durante época natalícia

A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.

Regional 24 Novembro, 2025

Santa Luzia mantém tradição do moscatel e banana na véspera de Natal em Viana do Castelo

A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.

Regional 24 Novembro, 2025

Viana do Castelo: Presidentes de Junta em sessão dedicada ao reforço da proteção civil

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.

Regional 24 Novembro, 2025

Valença lança “Natal em Movimento” para animar férias escolares de 60 crianças

A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.

Internacional 24 Novembro, 2025

Viana do Castelo encerra participação de sucesso na 26.ª edição do Xantar em Ourense

A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.