A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) retoma em abril a dragagem rochosa no porto da capital do Alto Minho para acesso de navios de maior dimensão, suspensa em dezembro, devido ao mau tempo.
“A APDL iniciou a empreitada de quebramento, dragagem e remoção de afloramentos rochosos no canal de navegação do porto de Viana do Castelo, a 16 de outubro de 2023. A obra foi suspensa a 04 de dezembro devido ao agravamento das condições atmosféricas e agitação marítima, estando previsto retomar em meados de abril”, refere hoje, em resposta por escrito a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa.
Segundo a APDL, “o objetivo da intervenção transpõe a habitual dragagem realizada para manutenção dos fundos e cotas, uma vez que será demolida e retirada cerca de 1.360 metros cúbicos de rocha na entrada, junto ao canal de navegação, de forma a atingir a cota -8 e permitir, assim, uma navegação mais atrativa, mais fluida e mais segura”.
Com esta intervenção, o porto de mar de Viana do Castelo “terá maior capacidade de resposta, conseguindo abrir novas linhas de navio com calados maiores e ou mais carga, ou seja, navios de maior dimensão”.
A APDL adiantou estar a decorrer um concurso público para a empreitada de colocação de 16 defensas no Cais do Bugio, substituindo as existentes, com o valor base de 300 mil euros.
“O objetivo da intervenção é melhorar as condições de operacionalidade e de segurança, principalmente nas manobras de acostagem dos navios no Cais do Bugio do Porto de Viana do Castelo.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.