Sessenta e seis alunos do curso de instalações elétricas da escola secundária de Ponte de Lima vão lançar, a partir de 01 de dezembro, um apelo iluminado à paz, através da ornamentação natalícia que criaram nos últimos meses.
O diretor do curso, Acácio Cerqueira, explicou que o tema para parte da iluminação de Natal produzida pelos alunos foi proposto pela Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, para sensibilizar para as guerras em Gaza e na Ucrânia.
Os alunos aceitaram o desafio da autarquia, com quem a escola tem esta parceira há mais de 15 anos, sensibilizados para uma problemática que conhecem do dia-a-dia, uma vez que um dos colegas deixou a Ucrânia, depois da invasão da Rússia.
“Os alunos acharam o tema interessante. São sensíveis à temática, até porque nós temos um aluno no curso que é o ucraniano, que é o Andrew e, portanto, estamos a mostrar que estamos também a ser solidários com o que ele está a passar”, afirmou o docente.
No total, desde setembro, os 66 alunos do curso de instalações elétricas estão a produzir 200 peças de ornamentação natalícia, sendo que 10 são iluminações com a palavra paz escrita em diversas línguas, que se acendem no dia 01 de dezembro, às 17h00, no coreto António Feijó.
Além dos estudantes, entre os 15 e os 19 anos, Acácio Cerqueira, não tem dúvidas que a mensagem dos alunos vai passar não só a comunidade educativa, como para o concelho e a todos os que o visitam.
“O tema é apelativo porque somos confrontados diariamente com notícias sobre o que se está a passar no mundo. Vamos conseguir sensibilizar as pessoas que vão passar na avenida António Feijó, porque Ponte Lima é muito visitada, portanto acho que vamos passar a mensagem”, referiu.
Para a instalação que vai decorar o coreto António Feijó, os alunos utilizaram “mil metros de mangueira luminosa e 1.500 metros de séries de tecnologia LED, usadas para preencher as letras da palavra paz, em português, russo, ucraniano, em hebraico e, em árabe”.
As peças “têm entre três e quatro metros de largura e, um metro e meio de altura”.
No Paço do Marquês, os alunos vão voltar a instalar o presépio tradicional e um conjunto de figuras alusivas à época natalícia.
Ao todo, os trabalhos dos alunos vão ocupar 12 mil metros quadrados. A preparação da ornamentação natalícia começou em finais de setembro, com o desenho de conceito, levantamento das necessidades e aquisição de materiais.
Nos meses seguintes, na oficina de eletricidade, iniciou-se a construção das peças, com “muito entusiasmo” dos alunos.
“É uma das principais características do êxito desta parceria com o município. Com o desenvolvimento da iluminação de Natal, os alunos conseguem adquirir competências que dificilmente se obtêm em contexto de sala de aula. Temos alunos que nas tardes livres vêm trabalhar para a escola e, temos alunos que durante os intervalos ficam a desenvolver trabalho. Durante a aula, não é preciso chamá-los à atenção. Estão muito animados com o trabalho que estão a desenvolver”, acrescentou Acácio Cerqueira.
Além de desenvolverem competências na sua área de formação, o tema escolhido para este Natal “potenciou momentos de conversa de algo quer toca a todos”, no âmbito da vertente de cidadania do curso de instalações elétricas.
O vereador da Câmara de Ponte de Lima, Carlos Lago, manifestou “uma atenção especial a esta virtuosa parceria, que já vai longa”.
“Este ano o tema escolhido atribui-lhe um especial significado. Não só permite aos alunos uma forma diferente de aprendizagem como também os alertas para o momento que o mundo atravessa”, frisou.
A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.
O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.