Sessenta e seis alunos do curso de instalações elétricas da escola secundária de Ponte de Lima vão lançar, a partir de 01 de dezembro, um apelo iluminado à paz, através da ornamentação natalícia que criaram nos últimos meses.
O diretor do curso, Acácio Cerqueira, explicou que o tema para parte da iluminação de Natal produzida pelos alunos foi proposto pela Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, para sensibilizar para as guerras em Gaza e na Ucrânia.
Os alunos aceitaram o desafio da autarquia, com quem a escola tem esta parceira há mais de 15 anos, sensibilizados para uma problemática que conhecem do dia-a-dia, uma vez que um dos colegas deixou a Ucrânia, depois da invasão da Rússia.
“Os alunos acharam o tema interessante. São sensíveis à temática, até porque nós temos um aluno no curso que é o ucraniano, que é o Andrew e, portanto, estamos a mostrar que estamos também a ser solidários com o que ele está a passar”, afirmou o docente.
No total, desde setembro, os 66 alunos do curso de instalações elétricas estão a produzir 200 peças de ornamentação natalícia, sendo que 10 são iluminações com a palavra paz escrita em diversas línguas, que se acendem no dia 01 de dezembro, às 17h00, no coreto António Feijó.
Além dos estudantes, entre os 15 e os 19 anos, Acácio Cerqueira, não tem dúvidas que a mensagem dos alunos vai passar não só a comunidade educativa, como para o concelho e a todos os que o visitam.
“O tema é apelativo porque somos confrontados diariamente com notícias sobre o que se está a passar no mundo. Vamos conseguir sensibilizar as pessoas que vão passar na avenida António Feijó, porque Ponte Lima é muito visitada, portanto acho que vamos passar a mensagem”, referiu.
Para a instalação que vai decorar o coreto António Feijó, os alunos utilizaram “mil metros de mangueira luminosa e 1.500 metros de séries de tecnologia LED, usadas para preencher as letras da palavra paz, em português, russo, ucraniano, em hebraico e, em árabe”.
As peças “têm entre três e quatro metros de largura e, um metro e meio de altura”.
No Paço do Marquês, os alunos vão voltar a instalar o presépio tradicional e um conjunto de figuras alusivas à época natalícia.
Ao todo, os trabalhos dos alunos vão ocupar 12 mil metros quadrados. A preparação da ornamentação natalícia começou em finais de setembro, com o desenho de conceito, levantamento das necessidades e aquisição de materiais.
Nos meses seguintes, na oficina de eletricidade, iniciou-se a construção das peças, com “muito entusiasmo” dos alunos.
“É uma das principais características do êxito desta parceria com o município. Com o desenvolvimento da iluminação de Natal, os alunos conseguem adquirir competências que dificilmente se obtêm em contexto de sala de aula. Temos alunos que nas tardes livres vêm trabalhar para a escola e, temos alunos que durante os intervalos ficam a desenvolver trabalho. Durante a aula, não é preciso chamá-los à atenção. Estão muito animados com o trabalho que estão a desenvolver”, acrescentou Acácio Cerqueira.
Além de desenvolverem competências na sua área de formação, o tema escolhido para este Natal “potenciou momentos de conversa de algo quer toca a todos”, no âmbito da vertente de cidadania do curso de instalações elétricas.
O vereador da Câmara de Ponte de Lima, Carlos Lago, manifestou “uma atenção especial a esta virtuosa parceria, que já vai longa”.
“Este ano o tema escolhido atribui-lhe um especial significado. Não só permite aos alunos uma forma diferente de aprendizagem como também os alertas para o momento que o mundo atravessa”, frisou.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.
Eduardo Teixeira, deputado e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, está no Cairo, Egipto, à frente da delegação portuguesa na Assembleia Parlamentar da União para o Fórum Mediterrânico.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.