Sessenta e seis alunos do curso de instalações elétricas da escola secundária de Ponte de Lima vão lançar, a partir de 01 de dezembro, um apelo iluminado à paz, através da ornamentação natalícia que criaram nos últimos meses.
O diretor do curso, Acácio Cerqueira, explicou que o tema para parte da iluminação de Natal produzida pelos alunos foi proposto pela Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, para sensibilizar para as guerras em Gaza e na Ucrânia.
Os alunos aceitaram o desafio da autarquia, com quem a escola tem esta parceira há mais de 15 anos, sensibilizados para uma problemática que conhecem do dia-a-dia, uma vez que um dos colegas deixou a Ucrânia, depois da invasão da Rússia.
“Os alunos acharam o tema interessante. São sensíveis à temática, até porque nós temos um aluno no curso que é o ucraniano, que é o Andrew e, portanto, estamos a mostrar que estamos também a ser solidários com o que ele está a passar”, afirmou o docente.
No total, desde setembro, os 66 alunos do curso de instalações elétricas estão a produzir 200 peças de ornamentação natalícia, sendo que 10 são iluminações com a palavra paz escrita em diversas línguas, que se acendem no dia 01 de dezembro, às 17h00, no coreto António Feijó.
Além dos estudantes, entre os 15 e os 19 anos, Acácio Cerqueira, não tem dúvidas que a mensagem dos alunos vai passar não só a comunidade educativa, como para o concelho e a todos os que o visitam.
“O tema é apelativo porque somos confrontados diariamente com notícias sobre o que se está a passar no mundo. Vamos conseguir sensibilizar as pessoas que vão passar na avenida António Feijó, porque Ponte Lima é muito visitada, portanto acho que vamos passar a mensagem”, referiu.
Para a instalação que vai decorar o coreto António Feijó, os alunos utilizaram “mil metros de mangueira luminosa e 1.500 metros de séries de tecnologia LED, usadas para preencher as letras da palavra paz, em português, russo, ucraniano, em hebraico e, em árabe”.
As peças “têm entre três e quatro metros de largura e, um metro e meio de altura”.
No Paço do Marquês, os alunos vão voltar a instalar o presépio tradicional e um conjunto de figuras alusivas à época natalícia.
Ao todo, os trabalhos dos alunos vão ocupar 12 mil metros quadrados. A preparação da ornamentação natalícia começou em finais de setembro, com o desenho de conceito, levantamento das necessidades e aquisição de materiais.
Nos meses seguintes, na oficina de eletricidade, iniciou-se a construção das peças, com “muito entusiasmo” dos alunos.
“É uma das principais características do êxito desta parceria com o município. Com o desenvolvimento da iluminação de Natal, os alunos conseguem adquirir competências que dificilmente se obtêm em contexto de sala de aula. Temos alunos que nas tardes livres vêm trabalhar para a escola e, temos alunos que durante os intervalos ficam a desenvolver trabalho. Durante a aula, não é preciso chamá-los à atenção. Estão muito animados com o trabalho que estão a desenvolver”, acrescentou Acácio Cerqueira.
Além de desenvolverem competências na sua área de formação, o tema escolhido para este Natal “potenciou momentos de conversa de algo quer toca a todos”, no âmbito da vertente de cidadania do curso de instalações elétricas.
O vereador da Câmara de Ponte de Lima, Carlos Lago, manifestou “uma atenção especial a esta virtuosa parceria, que já vai longa”.
“Este ano o tema escolhido atribui-lhe um especial significado. Não só permite aos alunos uma forma diferente de aprendizagem como também os alertas para o momento que o mundo atravessa”, frisou.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) concluiu a instalação e modernização de sete estações hidrometeorológicas nas bacias dos rios Minho e Lima, reforçando a capacidade de monitorização e previsão de fenómenos extremos no Alto Minho.