Portugal registou dois novos casos de sarampo na última semana, elevando para 25 o total de infeções confirmadas desde o início do ano, indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo os dados da DGS, os dois novos casos de sarampo, uma infeção provocada por um vírus e considerada das mais contagiosas, foram confirmados nas regiões Norte e Centro.
Desde 01 de janeiro até 28 de abril, foram confirmados 25 casos de sarampo em Portugal, quatro dos quais levaram a internamento, de um total de 176 casos suspeitos notificados, estando em investigação três casos.
Dos casos de sarampo notificados, 148 casos foram descartados, indicou ainda a direção-geral, que salienta a importância da notificação imediata para garantir a intervenção atempada na redução de cadeias de transmissão.
O sarampo é uma infeção provocada por um vírus que se transmite de pessoa a pessoa por via aérea, através de gotículas ou aerossóis de pessoas infetadas, como tosse ou espirros.
De acordo com a DGS, a vacinação é a principal medida de prevenção da infeção e é gratuita em Portugal.
No final de abril, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou que doenças evitáveis por vacinação, como o sarampo e a tosse convulsa, têm vindo a aumentar após a diminuição dos níveis durante a pandemia de covid-19.
O número de casos de sarampo começou a aumentar em 2023 e a tendência manteve-se em vários Estados-Membros da União Europeia, tendo sido notificados, entre março de 2023 e o final de fevereiro de 2024, pelo menos 5.770 casos de sarampo, incluindo pelo menos cinco mortes, segundo o ECDC.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.
Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.
O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.
O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.