José Rodrigues, Wanyta Mota e Olivia Novo são os grandes vencedores da 6ª edição do MYCA 2022 nas categorias de Cozinha, Pastelaria e Sala e Bar respetivamente.
José Rodrigues, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, conquistou o júri, presidido pelo Chef Diogo Novais, com prato tradicional “Pica no Chão”.
Wanyta Mota, da Associação Empresarial de Braga e na categoria de Pastelaria, arrebatou com a receita tradicional e a inovação das “Viúvas de Braga”.
Já na categoria de Sala/Bar, a Olivia Novo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi a grande vencedora com destaque para criação de um cocktail de autor.
A 6ª edição do MYCA teve como presidente do júri o Chef Diogo Novais, atualmente Chef no restaurante de família Porinhos, e foi acompanhado por Miguel Meireles, escanção e fundador do Wine CAB, por Bruna Lazzari, finalista do curso superior de tecnologia em gastronomia da IFSC campus Florianopolis do Brasil e pelos vencedores da 5ª edição MYCA Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde, Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende.
Também o jornalista e diretor da Rádio Antena Minho, Rui Miguel Graça e Filipe Macieira, CEO da Cerveja Letra, e Lourdes Carvalho, da Academia Barista da Nestlé, fizeram parte do leque de jurados.
Os vencedores das categorias Cozinha e Sala bem como de Bar, foram galardoados de saber e experiência assim como um troféu que lhes dará acesso a um estágio profissional.
Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.
O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.
Portugal qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais do Mundial de hóquei em patins, ao vencer a França, por 4-2, nos quartos de final, na cidade italiana de Novara, onde vai defrontar a Espanha, nas meias-finais.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens que se faziam passar por inspetores daquela polícia para efetuarem “buscas domiciliárias” no Norte do país, apoderando-se de objetos em ouro, relógios, documentos e dinheiro.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 410 quilos de carne num talho em Barcelos e instaurou um processo-crime, por posse e comercialização de géneros alimentícios "bastante deteriorados e impróprios para o consumo".
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu com o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, João Porfírio Oliveira, num encontro que teve como objetivo fazer um balanço da saúde na região, que as duas entidades consideraram ser positivo e favorável à população.
Vianense e Portimonense vão defrontar-se pela terceira vez na Taça de Portugal. A primeira foi há 64 anos a trás, numa eliminatória realizada em duas mãos. A equipa minhota nunca perdeu com os algarvios, conseguindo seguir sempre em frente na competição.
O Município de Ponte de Lima promove, de 7 a 12 de outubro, a I Semana da Ciência, um evento destinado a toda a comunidade, em especial ao público escolar que visa promover a ciência e o conhecimento.
O pequeno auditório do Centro Cultural de Paredes de Coura recebe já esta sexta-feira, 20 setembro, a partir das 22h00, o concerto intimista de Caio, pseudónimo de João Santos, que nos traz o incontornável "Queda Livre", primeiro avanço para o disco prometido para final do ano.