O documentário do projeto MUSAE está nas meias-finais do Festival Internacional de Cinema de Palermo, em Itália, e figura entre os melhores a nível internacional.
O filme, realizado pelo cineasta e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Flávio Cruz, com contributos de Ermanno Aparo e Liliana Soares, também docentes do IPVC e membros do Polo do IPVC/CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design), vai disputar um lugar na final no evento a decorrer a 12 de dezembro, na Sicília (Itália).
Desenvolvido em plena pandemia, o projeto MUSAE é um exemplo de como os docentes do IPVC transformam desafios em oportunidades, promovendo soluções criativas para a divulgação cultural e comercial. Perante cenários de incerteza e com uma crise a agudizar a indústria da Cultura, o projeto uniu indústrias do espetáculo e de produtos, como a iluminação, explorando as redes sociais como plataforma de amplificação cultural.
“MUSAE mostra como a investigação pode ser um motor de inovação, aproximando as áreas criativas das necessidades concretas da sociedade. É um orgulho ver este trabalho reconhecido internacionalmente,” afirma Ermanno Aparo, um dos investigadores principais do projeto.
O documentário, já disponível no YouTube – MUSAE: A história de um processo criativo em três atos –, permite que o público possa testemunhar o impacto deste trabalho. Para além do filme, o projeto deu origem a um livro publicado pela editora BytheBook, reforçando o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo em partilhar os resultados da sua investigação para lá dos círculos científicos.
Sobre o projeto MUSAE
Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o MUSAE é um projeto de Investigação e Desenvolvimento que explora a relação entre design, cultura e tecnologia.
Desenvolvido no contexto do CIAUD, e com o IPVC como sede do seu polo de investigação no Norte de Portugal, o projeto impulsionou uma abordagem inovadora à criação e divulgação cultural, com resultados que agora alcançam visibilidade global.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.
A nona edição do reality show Secret Story – Casa dos Segredos, que estreou este domingo, 14 de setembro, na TVI, conta com a participação do vianense Dylan, de 29 anos. O concorrente natural de Viana do Castelo é um dos concorrentes que vai lutar pelo maior prémio já atribuído no programa: 250 mil euros.
O SC Vianense conquistou este domingo a primeira vitória no Campeonato de Portugal ao vencer, por 1-0, o AR São Martinho, em jogo da 4.ª jornada, disputado no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
A segunda jornada do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo ficou marcada por exibições dominadoras e resultados expressivos.