O documentário do projeto MUSAE está nas meias-finais do Festival Internacional de Cinema de Palermo, em Itália, e figura entre os melhores a nível internacional.
O filme, realizado pelo cineasta e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Flávio Cruz, com contributos de Ermanno Aparo e Liliana Soares, também docentes do IPVC e membros do Polo do IPVC/CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design), vai disputar um lugar na final no evento a decorrer a 12 de dezembro, na Sicília (Itália).
Desenvolvido em plena pandemia, o projeto MUSAE é um exemplo de como os docentes do IPVC transformam desafios em oportunidades, promovendo soluções criativas para a divulgação cultural e comercial. Perante cenários de incerteza e com uma crise a agudizar a indústria da Cultura, o projeto uniu indústrias do espetáculo e de produtos, como a iluminação, explorando as redes sociais como plataforma de amplificação cultural.
“MUSAE mostra como a investigação pode ser um motor de inovação, aproximando as áreas criativas das necessidades concretas da sociedade. É um orgulho ver este trabalho reconhecido internacionalmente,” afirma Ermanno Aparo, um dos investigadores principais do projeto.
O documentário, já disponível no YouTube – MUSAE: A história de um processo criativo em três atos –, permite que o público possa testemunhar o impacto deste trabalho. Para além do filme, o projeto deu origem a um livro publicado pela editora BytheBook, reforçando o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo em partilhar os resultados da sua investigação para lá dos círculos científicos.
Sobre o projeto MUSAE
Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o MUSAE é um projeto de Investigação e Desenvolvimento que explora a relação entre design, cultura e tecnologia.
Desenvolvido no contexto do CIAUD, e com o IPVC como sede do seu polo de investigação no Norte de Portugal, o projeto impulsionou uma abordagem inovadora à criação e divulgação cultural, com resultados que agora alcançam visibilidade global.
Viana do Castelo vive hoje, sábado, 22 de novembro, o arranque de um fim de semana dedicado ao Enduro, com duas provas de nível nacional organizadas pelo Motoclube Foz do Lima, em parceria com a Federação de Motociclismo de Portugal e a Câmara Municipal.
Começa hoje, em Ponte de Lima, a XVI edição do Verde Noivos, evento que celebra a cultura, as tradições e o setor nupcial da região. Até amanhã, 23 de novembro, os visitantes podem conhecer as últimas tendências em casamentos, desfrutar de exposições e apresentações, e explorar um ambiente de inspiração para eventos especiais.
Hoje é o último dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo. O evento encerra com a apresentação de dois espetáculos de destaque.
O Auditório do Centro Paulo VI, em Darque, recebe hoje, às 14h00, a apresentação do Volume II do projeto “Incríveis Pessoas Comuns”, que pela primeira vez conta com quase duas dezenas de crianças, entre os 7 e os 14 anos, como co-autores.
A Biblioteca Municipal de Valença promove hoje, 29 de novembro, às 10h30, a atividade “Yoga em Ti”, dirigida a crianças dos 3 aos 12 anos. A iniciativa pretende proporcionar momentos de relaxamento, movimento e diversão em família, através de exercícios adaptados para os mais pequenos, que estimulam concentração, equilíbrio e bem-estar.
Viana do Castelo será palco de duas iniciativas dedicadas à música de órgão este sábado, 22 de novembro. A partir das 11h00, a Igreja de Nossa Senhora da Agonia recebe a conferência “Órgão – Herança Histórica e Cultural”, conduzida pelo organista e investigador João Vaz. Durante a sessão, será abordada a evolução do instrumento ao longo dos séculos e a sua importância na tradição musical portuguesa.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.