O documentário do projeto MUSAE está nas meias-finais do Festival Internacional de Cinema de Palermo, em Itália, e figura entre os melhores a nível internacional.
O filme, realizado pelo cineasta e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Flávio Cruz, com contributos de Ermanno Aparo e Liliana Soares, também docentes do IPVC e membros do Polo do IPVC/CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design), vai disputar um lugar na final no evento a decorrer a 12 de dezembro, na Sicília (Itália).
Desenvolvido em plena pandemia, o projeto MUSAE é um exemplo de como os docentes do IPVC transformam desafios em oportunidades, promovendo soluções criativas para a divulgação cultural e comercial. Perante cenários de incerteza e com uma crise a agudizar a indústria da Cultura, o projeto uniu indústrias do espetáculo e de produtos, como a iluminação, explorando as redes sociais como plataforma de amplificação cultural.
“MUSAE mostra como a investigação pode ser um motor de inovação, aproximando as áreas criativas das necessidades concretas da sociedade. É um orgulho ver este trabalho reconhecido internacionalmente,” afirma Ermanno Aparo, um dos investigadores principais do projeto.
O documentário, já disponível no YouTube – MUSAE: A história de um processo criativo em três atos –, permite que o público possa testemunhar o impacto deste trabalho. Para além do filme, o projeto deu origem a um livro publicado pela editora BytheBook, reforçando o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo em partilhar os resultados da sua investigação para lá dos círculos científicos.
Sobre o projeto MUSAE
Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o MUSAE é um projeto de Investigação e Desenvolvimento que explora a relação entre design, cultura e tecnologia.
Desenvolvido no contexto do CIAUD, e com o IPVC como sede do seu polo de investigação no Norte de Portugal, o projeto impulsionou uma abordagem inovadora à criação e divulgação cultural, com resultados que agora alcançam visibilidade global.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.