O documentário do projeto MUSAE está nas meias-finais do Festival Internacional de Cinema de Palermo, em Itália, e figura entre os melhores a nível internacional.
O filme, realizado pelo cineasta e docente do Politécnico de Viana do Castelo, Flávio Cruz, com contributos de Ermanno Aparo e Liliana Soares, também docentes do IPVC e membros do Polo do IPVC/CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design), vai disputar um lugar na final no evento a decorrer a 12 de dezembro, na Sicília (Itália).
Desenvolvido em plena pandemia, o projeto MUSAE é um exemplo de como os docentes do IPVC transformam desafios em oportunidades, promovendo soluções criativas para a divulgação cultural e comercial. Perante cenários de incerteza e com uma crise a agudizar a indústria da Cultura, o projeto uniu indústrias do espetáculo e de produtos, como a iluminação, explorando as redes sociais como plataforma de amplificação cultural.
“MUSAE mostra como a investigação pode ser um motor de inovação, aproximando as áreas criativas das necessidades concretas da sociedade. É um orgulho ver este trabalho reconhecido internacionalmente,” afirma Ermanno Aparo, um dos investigadores principais do projeto.
O documentário, já disponível no YouTube – MUSAE: A história de um processo criativo em três atos –, permite que o público possa testemunhar o impacto deste trabalho. Para além do filme, o projeto deu origem a um livro publicado pela editora BytheBook, reforçando o compromisso do Politécnico de Viana do Castelo em partilhar os resultados da sua investigação para lá dos círculos científicos.
Sobre o projeto MUSAE
Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o MUSAE é um projeto de Investigação e Desenvolvimento que explora a relação entre design, cultura e tecnologia.
Desenvolvido no contexto do CIAUD, e com o IPVC como sede do seu polo de investigação no Norte de Portugal, o projeto impulsionou uma abordagem inovadora à criação e divulgação cultural, com resultados que agora alcançam visibilidade global.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.