A Associação de Docentes de Português na Galiza pediram à Conselleria de Educação da Junta da Galiza que mantenha as três vagas existentes de língua portuguesa na Escola Oficial de Idiomas (EOI) de Lugo no próximo ano letivo.
Em comunicado, a associação explicou que a EOI de Lugo “dispõe até hoje de uma procura consolidada e de três docentes de português: dois definitivos e um interino”, mas “a direção do centro informou recentemente ao departamento o intuito de suprimir a vaga completa interina”.
“O governo galego manifestou, em diversas ocasiões e contextos, que concorda com a promoção e avanço da oferta de português […]. Recentemente debateu-se no plenário do parlamento galego o cumprimento desta Lei. Neste debate acordou-se reforçar a presença do português nas escolas galegas”, descreve aquela entidade.
A associação pretende, por isso, que a Conselleria de Educação do governo da Galiza diligencie no sentido de que as matriculas para a aprendizagem de português tenham “a mesma oferta e critérios que se utilizam com as outras línguas da escola que contam com números semelhantes”.
A Lusa tentou, sem sucesso, obter um comentário da Conselleria de Educação da Xunta da Galiza.
Viana do Castelo assinala esta terça-feira, 20 de agosto, o último e mais simbólico dia da Romaria da Senhora da Agonia. O programa culmina com a tradicional Procissão ao Mar, momento central das celebrações, que junta milhares de fiéis e visitantes nas ruas da cidade e junto ao rio Lima.
A organização do “Arraial da Romaria”, inserido na programação da Romaria da Senhora da Agonia, promoveu ontem, segunda-feira, uma tarde especial dedicada às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo.
A entrega dos prémios aos vencedores do Concurso de Montras da Romaria d’Agonia realiza-se hoje, terça-feira, às 18h30, nos Antigos Paços do Concelho, em Viana do Castelo.
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, desloca-se esta terça-feira, 19 de agosto, ao distrito de Viana do Castelo, com passagens por Ponte da Barca e pela cidade de Viana do Castelo.
A organização do Festival de Vilar de Mouros, em Caminha, mostra-se confiante numa “boa afluência” de público para a edição de 2025, que assinala os 60 anos do evento. O certame decorre entre quarta-feira e sábado, com nomes como The Kooks, Sex Pistols, Papa Roach e Da Weasel.
Depois de uma derrota caseira na ronda inaugural frente ao GD Chaves B, a formação orientada por Filipe Mesquita procurava uma resposta positiva fora de portas — e esteve mesmo perto de sair com os três pontos.
Esta terça-feira, 19 de agosto, promete ser inesquecível em Viana do Castelo, com uma programação intensa e vibrante no penúltimo dia da emblemática Romaria d’Agonia. Com música, tradição, cultura e muita animação, a noite de hoje já é conhecida como “a noite mais longa” da romaria, e os motivos não faltam.