O projeto vencedor do Gold Prize chama-se Deithy Lamp e foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos. Deithy Lamp nasce de uma parceria entre o IPVC e a Furnor, empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, demonstrando, mais uma vez, a importância da articulação entre a Academia e o tecido empresarial.
Conjuga a tradição com a inovação e a sustentabilidade com a funcionalidade, valorizando a “poética da luz” nas suas diversas
modulações. É este o conceito de Deithy Lamp, o projeto que nasce de uma parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e a Furnor, empresa de Vila Nova de Famalicão, que foi desenvolvido no âmbito do Polo do IPVC/CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) e que, recentemente, venceu o Gold Prize do MUSE Design Award 2023. O prémio foi organizado pela norte-americana International Awards Associate (IAA) e contou, este ano, com cerca de 6.500 inscrições e um leque de 60 jurados, oriundos de 17 países.
O projeto deste conceito de iluminação foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos, em estreita articulação com a Furnor, empresa famalicense com mais de 40 anos de existência, dedicada ao fabrico e acabamento de componente e peças metálicas.

A identidade sustentável do projeto, que tinha como objetivo rentabilizar as capacidades produtivas da empresa e proporcionar um novo conceito de iluminação, “reflete-se nos cuidados ambientais desde a escolha das matérias-primas, passando pelos processos produtivos e continuando pelo consumo e pelo tipo de interação necessária para o funcionamento do candeeiro”, descreve Liliana Soares.
A docente da ESTG-IPVC acrescenta, ainda, que “a forma do candeeiro refere-se à posição sinuosa de ‘Tribhanga’, usada pelas
representações das divindades indianas, criando uma ligação fluida e elegante entre o céu e a terra”. O candeeiro apresenta uma geometria que contrapõe a solidez da base feita em cortiça e a leveza da estrutura em latão dourado, num “equilíbrio criado entre a tecnologia e a poética que se manifesta na gestualidade do utilizador”.
A docente Liliana Soares acrescenta que o projeto demonstrar a importância da criatividade e da colaboração entre a Academia e o tecido empresarial, pilar fundamental para o Politécnico de Viana do Castelo. Na área do Design, esta simbiose tem tornado a Instituição “uma referência a nível mundial” e que tem contribuído, ativamente, para “implementar a inovação” nas empresas nacionais, ajudando-as a tornarem-se decisivas na qualificação do produto nacional como algo de excelência no mercado global.
O projeto vencedor do Gold Prize chama-se Deithy Lamp e foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos. Deithy Lamp nasce de uma parceria entre o IPVC e a Furnor, empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, demonstrando, mais uma vez, a importância da articulação entre a Academia e o tecido empresarial.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.