O projeto vencedor do Gold Prize chama-se Deithy Lamp e foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos. Deithy Lamp nasce de uma parceria entre o IPVC e a Furnor, empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, demonstrando, mais uma vez, a importância da articulação entre a Academia e o tecido empresarial.
Conjuga a tradição com a inovação e a sustentabilidade com a funcionalidade, valorizando a “poética da luz” nas suas diversas
modulações. É este o conceito de Deithy Lamp, o projeto que nasce de uma parceria entre o Politécnico de Viana do Castelo e a Furnor, empresa de Vila Nova de Famalicão, que foi desenvolvido no âmbito do Polo do IPVC/CIAUD (Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design) e que, recentemente, venceu o Gold Prize do MUSE Design Award 2023. O prémio foi organizado pela norte-americana International Awards Associate (IAA) e contou, este ano, com cerca de 6.500 inscrições e um leque de 60 jurados, oriundos de 17 países.
O projeto deste conceito de iluminação foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos, em estreita articulação com a Furnor, empresa famalicense com mais de 40 anos de existência, dedicada ao fabrico e acabamento de componente e peças metálicas.

A identidade sustentável do projeto, que tinha como objetivo rentabilizar as capacidades produtivas da empresa e proporcionar um novo conceito de iluminação, “reflete-se nos cuidados ambientais desde a escolha das matérias-primas, passando pelos processos produtivos e continuando pelo consumo e pelo tipo de interação necessária para o funcionamento do candeeiro”, descreve Liliana Soares.
A docente da ESTG-IPVC acrescenta, ainda, que “a forma do candeeiro refere-se à posição sinuosa de ‘Tribhanga’, usada pelas
representações das divindades indianas, criando uma ligação fluida e elegante entre o céu e a terra”. O candeeiro apresenta uma geometria que contrapõe a solidez da base feita em cortiça e a leveza da estrutura em latão dourado, num “equilíbrio criado entre a tecnologia e a poética que se manifesta na gestualidade do utilizador”.
A docente Liliana Soares acrescenta que o projeto demonstrar a importância da criatividade e da colaboração entre a Academia e o tecido empresarial, pilar fundamental para o Politécnico de Viana do Castelo. Na área do Design, esta simbiose tem tornado a Instituição “uma referência a nível mundial” e que tem contribuído, ativamente, para “implementar a inovação” nas empresas nacionais, ajudando-as a tornarem-se decisivas na qualificação do produto nacional como algo de excelência no mercado global.
O projeto vencedor do Gold Prize chama-se Deithy Lamp e foi desenvolvido por Liliana Soares e Ermanno Aparo, docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, e pelos alumni da licenciatura em Design do Produto e do mestrado em Design Integrado, João Teixeira e Jorge Passos. Deithy Lamp nasce de uma parceria entre o IPVC e a Furnor, empresa sediada em Vila Nova de Famalicão, demonstrando, mais uma vez, a importância da articulação entre a Academia e o tecido empresarial.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.