Sérgio Ivan Lopes, docente do Politécnico de Viana do Castelo, foi indicado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para representar Portugal no Comité de Gestão da COST Action “CA23139 - Network for Indoor Air Cleaning (Net4CleanAir)”.
O docente participou na primeira reunião de trabalho, que decorreu em Bruxelas, na sede da COST Association. Na agenda do dia esteve a eleição dos órgãos de liderança e a definição do plano de atividades.
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar em espaços interiores, a COST Action aposta em tecnologias emergentes e soluções inovadoras para desenvolver respostas eficazes ao desafio da poluição. Sérgio Ivan Lopes, especialista em Sistemas de Sensores, IoT e Sistemas Ciber-Físicos, sublinha a importância do seu contributo: “O meu papel foca-se na aplicação de tecnologias avançadas para a ‘limpeza’ do ar, explorando três áreas principais: integração de tecnologias para a remoção de múltiplos poluentes, integração de sistemas de monitorização em tempo real da qualidade do ar e a gestão automática de sistemas integrados.”
As COST Actions são redes de cooperação científica europeia que promovem a partilha de conhecimentos e recursos entre investigadores, universidades e empresas. Quanto ao Comité de Gestão, este tem um papel crucial na definição de estratégias e na supervisão das atividades, orientando os grupos de trabalho que investigam diferentes aspetos do tema. Esta abordagem visa acelerar o desenvolvimento de soluções que possam ser aplicadas em diversos contextos, com impacto positivo na saúde pública e no ambiente.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.