Sérgio Ivan Lopes, docente do Politécnico de Viana do Castelo, foi indicado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para representar Portugal no Comité de Gestão da COST Action “CA23139 - Network for Indoor Air Cleaning (Net4CleanAir)”.
O docente participou na primeira reunião de trabalho, que decorreu em Bruxelas, na sede da COST Association. Na agenda do dia esteve a eleição dos órgãos de liderança e a definição do plano de atividades.
Com o objetivo de melhorar a qualidade do ar em espaços interiores, a COST Action aposta em tecnologias emergentes e soluções inovadoras para desenvolver respostas eficazes ao desafio da poluição. Sérgio Ivan Lopes, especialista em Sistemas de Sensores, IoT e Sistemas Ciber-Físicos, sublinha a importância do seu contributo: “O meu papel foca-se na aplicação de tecnologias avançadas para a ‘limpeza’ do ar, explorando três áreas principais: integração de tecnologias para a remoção de múltiplos poluentes, integração de sistemas de monitorização em tempo real da qualidade do ar e a gestão automática de sistemas integrados.”
As COST Actions são redes de cooperação científica europeia que promovem a partilha de conhecimentos e recursos entre investigadores, universidades e empresas. Quanto ao Comité de Gestão, este tem um papel crucial na definição de estratégias e na supervisão das atividades, orientando os grupos de trabalho que investigam diferentes aspetos do tema. Esta abordagem visa acelerar o desenvolvimento de soluções que possam ser aplicadas em diversos contextos, com impacto positivo na saúde pública e no ambiente.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.