Nuno Vieira e Brito, docente coordenador do Politécnico de Viana do Castelo e coordenador também do Núcleo Tecnológico NUTRIR-IPVC, foi distinguido como Cidadão de Mérito pelo município de Melgaço, em reconhecimento pelo seu contributo significativo para a investigação, inovação e desenvolvimento sustentável da região.
Distinguido pelo mérito, prestígio, cargo, ação e serviços, mas também pelo contributo para o engrandecimento e dignificação de Melgaço. É desta forma que o município de Melgaço justifica a distinção como Cidadão de Mérito, atribuída a docente coordenador do Politécnico de Viana do Castelo, Nuno Vieira e Brito, pela sua intervenção e papel na área da investigação e da ciência.
Professor coordenador do IPVC, Nuno Vieira e Brito é também o coordenador do NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar: Centro de ID&I, que assume como missão “o suporte à dinamização dos territórios de baixa densidade do Alto Minho, tendo por base o conhecimento, a investigação e a inovação, numa perspetiva de desenvolvimento e qualificação dos agentes económicos e administração local visando a dinamização social e económica, num quadro de promoção da sustentabilidade territorial.”
Agradecendo o reconhecimento feito pelo município de Melgaço, o docente do IPVC explica que o Politécnico de Viana do Castelo, através do NUTRIR, tem trabalhado para a inovação de produtos, processos e métodos, o desenvolvimento inteligente, competitivo e inclusivo, a captação e instalação de recursos humanos qualificados e a promoção do emprego científico, o estabelecimento de parcerias, em sintonia com a região. Enfim, a criação de valor para e na região.
E é este trabalho coordenado por Nuno Vieira e Brito que foi agora reconhecido pelo município de onde é natural.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, explica que o propósito do galardão é demonstrar “gratidão e apreço” por todos os que “se notabilizam” pelo seu trabalho.
A cerimónia de agraciamento aconteceu no passado dia 18, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve seis homens e uma mulher suspeitos de integrarem um grupo organizado responsável por várias dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, com especial incidência em distritos do Norte e Centro do país, incluindo Viana do Castelo.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.