Nuno Vieira e Brito, docente coordenador do Politécnico de Viana do Castelo e coordenador também do Núcleo Tecnológico NUTRIR-IPVC, foi distinguido como Cidadão de Mérito pelo município de Melgaço, em reconhecimento pelo seu contributo significativo para a investigação, inovação e desenvolvimento sustentável da região.
Distinguido pelo mérito, prestígio, cargo, ação e serviços, mas também pelo contributo para o engrandecimento e dignificação de Melgaço. É desta forma que o município de Melgaço justifica a distinção como Cidadão de Mérito, atribuída a docente coordenador do Politécnico de Viana do Castelo, Nuno Vieira e Brito, pela sua intervenção e papel na área da investigação e da ciência.
Professor coordenador do IPVC, Nuno Vieira e Brito é também o coordenador do NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar: Centro de ID&I, que assume como missão “o suporte à dinamização dos territórios de baixa densidade do Alto Minho, tendo por base o conhecimento, a investigação e a inovação, numa perspetiva de desenvolvimento e qualificação dos agentes económicos e administração local visando a dinamização social e económica, num quadro de promoção da sustentabilidade territorial.”
Agradecendo o reconhecimento feito pelo município de Melgaço, o docente do IPVC explica que o Politécnico de Viana do Castelo, através do NUTRIR, tem trabalhado para a inovação de produtos, processos e métodos, o desenvolvimento inteligente, competitivo e inclusivo, a captação e instalação de recursos humanos qualificados e a promoção do emprego científico, o estabelecimento de parcerias, em sintonia com a região. Enfim, a criação de valor para e na região.
E é este trabalho coordenado por Nuno Vieira e Brito que foi agora reconhecido pelo município de onde é natural.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, explica que o propósito do galardão é demonstrar “gratidão e apreço” por todos os que “se notabilizam” pelo seu trabalho.
A cerimónia de agraciamento aconteceu no passado dia 18, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.
A Erva-das-pampas (Cortaderia selloana), conhecida pelas suas plumas brancas e elegantes, está a espalhar-se rapidamente na região, preocupando especialistas e autoridades ambientais.
O Centro Paroquial e Social de Lanheses (CPSL) foi distinguido como um dos 10 finalistas da 16.ª edição do Prémio Manuel António da Mota, com o projeto Elisa – Assistente Virtual de Apoio às IPSS.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.