Nuno Vieira e Brito, docente coordenador do Politécnico de Viana do Castelo e coordenador também do Núcleo Tecnológico NUTRIR-IPVC, foi distinguido como Cidadão de Mérito pelo município de Melgaço, em reconhecimento pelo seu contributo significativo para a investigação, inovação e desenvolvimento sustentável da região.
Distinguido pelo mérito, prestígio, cargo, ação e serviços, mas também pelo contributo para o engrandecimento e dignificação de Melgaço. É desta forma que o município de Melgaço justifica a distinção como Cidadão de Mérito, atribuída a docente coordenador do Politécnico de Viana do Castelo, Nuno Vieira e Brito, pela sua intervenção e papel na área da investigação e da ciência.
Professor coordenador do IPVC, Nuno Vieira e Brito é também o coordenador do NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar: Centro de ID&I, que assume como missão “o suporte à dinamização dos territórios de baixa densidade do Alto Minho, tendo por base o conhecimento, a investigação e a inovação, numa perspetiva de desenvolvimento e qualificação dos agentes económicos e administração local visando a dinamização social e económica, num quadro de promoção da sustentabilidade territorial.”
Agradecendo o reconhecimento feito pelo município de Melgaço, o docente do IPVC explica que o Politécnico de Viana do Castelo, através do NUTRIR, tem trabalhado para a inovação de produtos, processos e métodos, o desenvolvimento inteligente, competitivo e inclusivo, a captação e instalação de recursos humanos qualificados e a promoção do emprego científico, o estabelecimento de parcerias, em sintonia com a região. Enfim, a criação de valor para e na região.
E é este trabalho coordenado por Nuno Vieira e Brito que foi agora reconhecido pelo município de onde é natural.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, explica que o propósito do galardão é demonstrar “gratidão e apreço” por todos os que “se notabilizam” pelo seu trabalho.
A cerimónia de agraciamento aconteceu no passado dia 18, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.