Nuno Vieira e Brito, docente coordenador do Politécnico de Viana do Castelo e coordenador também do Núcleo Tecnológico NUTRIR-IPVC, foi distinguido como Cidadão de Mérito pelo município de Melgaço, em reconhecimento pelo seu contributo significativo para a investigação, inovação e desenvolvimento sustentável da região.
Distinguido pelo mérito, prestígio, cargo, ação e serviços, mas também pelo contributo para o engrandecimento e dignificação de Melgaço. É desta forma que o município de Melgaço justifica a distinção como Cidadão de Mérito, atribuída a docente coordenador do Politécnico de Viana do Castelo, Nuno Vieira e Brito, pela sua intervenção e papel na área da investigação e da ciência.
Professor coordenador do IPVC, Nuno Vieira e Brito é também o coordenador do NUTRIR – Núcleo Tecnológico para a Sustentabilidade Agroalimentar: Centro de ID&I, que assume como missão “o suporte à dinamização dos territórios de baixa densidade do Alto Minho, tendo por base o conhecimento, a investigação e a inovação, numa perspetiva de desenvolvimento e qualificação dos agentes económicos e administração local visando a dinamização social e económica, num quadro de promoção da sustentabilidade territorial.”
Agradecendo o reconhecimento feito pelo município de Melgaço, o docente do IPVC explica que o Politécnico de Viana do Castelo, através do NUTRIR, tem trabalhado para a inovação de produtos, processos e métodos, o desenvolvimento inteligente, competitivo e inclusivo, a captação e instalação de recursos humanos qualificados e a promoção do emprego científico, o estabelecimento de parcerias, em sintonia com a região. Enfim, a criação de valor para e na região.
E é este trabalho coordenado por Nuno Vieira e Brito que foi agora reconhecido pelo município de onde é natural.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, explica que o propósito do galardão é demonstrar “gratidão e apreço” por todos os que “se notabilizam” pelo seu trabalho.
A cerimónia de agraciamento aconteceu no passado dia 18, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Melgaço.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.