Logo
Nacional

Dispositivo de combate a incêndios entrou hoje na capacidade máxima

1 Julho, 2024 | 12:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O dispositivo de combate a incêndios rurais foi hoje reforçado para entrar na sua capacidade máxima, passando a estar em prontidão 14.155 operacionais, 3.162 equipas e 3.174 viaturas com os meios aéreos a poderem chegar aos 72.

A Diretiva Operacional Nacional (DON), que estabelece o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para este ano, indica que os meios são reforçados hoje pela terceira vez este ano com a entrada em vigor do denominado ‘reforçado – nível Delta’, que se prolonga até 30 de setembro.

Nos próximos três meses, vão estar operacionais 14.155 efetivos, 3.162 equipas e 3.174 veículos, números que podem aumentar em caso de necessidade, uma vez que o DECIR deste ano prevê a mobilização de meios adicionais para responder a situações mais graves.

Nesta situação, o número de elementos em combate pode ultrapassar os 20.000, um reforço que é feito sobretudo com os bombeiros voluntários.

O DECIR deste ano prevê para este período, que é considerado o mais crítico, 70 meios aéreos, que podem chegar aos 72 com a contratação de dois aviões pesados ‘canadair’, estando o processo de contrato ainda a decorrer.

Do total dos operacionais envolvidos, o maior número pertence aos bombeiros (8.061), dos quais 3.794 são das Equipas de Intervenção Permanente, seguido do ICNF (2.430), da GNR (1.946) e da Força Especial de Proteção Civil (216), segundo a DON.
O dispositivo de combate para este ano aumentou ligeiramente em relação a 2023, à exceção dos meios aéreos, cujo número é idêntico, estando no combate aos fogos mais 261 operacionais, mais 78 equipas e mais 183 viaturas.

Dados provisórios do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indicam que desde o início do ano deflagraram 1.796 incêndios rurais, que consumiram cerca de 2.918 hectares, 56% dos quais referente a matos, 19% a povoamentos florestais e 25% a terrenos agrícolas. No mesmo período de 2023, tinham já ocorrido quase 4.000 incêndios e ardido cerca de 8.800 hectares.

 

 

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 22 Outubro, 2025

Morreu Francisco Pinto Balsemão aos 88 anos

Morreu esta terça-feira, aos 88 anos, Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro, fundador do semanário Expresso e figura incontornável da democracia portuguesa.

Regional 21 Outubro, 2025

Viana do Castelo celebra o Dia Mundial do Enoturismo com programa dedicado à natureza, vinho e gastronomia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um diversificado programa para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, com atividades nos dias 8 e 28 de novembro, em parceria com várias entidades locais.

Regional 21 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Dois homens detidos e uma mulher constituída arguida por furto em loja

Dois homens, de 28 e 36 anos, foram detidos e uma mulher de 40 anos constituída arguida, no dia 17 de outubro, pela prática de furto em estabelecimento comercial em Viana do Castelo.

Regional 21 Outubro, 2025

Ponte de Lima: Seminário apresenta método inovador para descobrir o talento inato dos alunos

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) promove, esta quarta-feira, 22 de outubro, às 15h00, no auditório da Escola Secundária de Ponte de Lima, o seminário “Descobrir e Desenvolver o Talento Inato – O Método Geniotipo na Educação”.

Música 21 Outubro, 2025

Fadista com raízes vianenses conquista Sara Correia e avança no The Voice Portugal

Nascida em França, mas com fortes ligações a Viana do Castelo, Celina Viegas, 36 anos, realizou este domingo um sonho ao marcar presença no The Voice Portugal, transmitido pela RTP. A fadista representou com orgulho a cidade natal dos seus pais e do seu marido, levando consigo o nome e o espírito de Viana para um dos palcos mais mediáticos da música nacional.

Regional 21 Outubro, 2025

Mais de 50 participantes exploram trilhos de Abedim em Monção

Mais de 50 pessoas participaram na quarta caminhada do projeto “Descobrir Monção a Caminhar”, desta vez pelo alto da montanha, em Abedim.

Regional 21 Outubro, 2025

Transportes urbanos de Viana do Castelo vão ter mais 20 novos profissionais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta terça-feira, o quarto concurso para a contratação de agentes únicos de transportes coletivos, reforçando o quadro de pessoal do serviço de transporte urbano da cidade.