A diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Mafalda Lopes Laranjo, foi distinguida com Engenheira do Ano 2023, pela Ordem dos Engenheiros Região Norte.
Visivelmente contente pelo reconhecimento dos pares, a diretora da ESTG-IPVC reiterou a sua dedicação plena às missões com as quais se compromete e acredita. “Estou naturalmente satisfeita por ver o meu trabalho reconhecido. Embora já não exerça diretamente funções técnicas de engenharia, aplico diariamente o conhecimento da área para gerir e inovar na direção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC. É com base naquilo que sei enquanto engenheira que consigo desempenhar o meu trabalho como o tenho feito”, afirmou Mafalda Lopes Laranjo.
A distinção da Ordem dos Engenheiros Região Norte reconhece a trajetória na área, mas também o “trabalho importante” que Mafalda Lopes Laranjo faz enquanto responsável por “uma Escola Superior que qualifica profissionais nas áreas das Engenharias e que tem a preocupação de os formar com competências cada vez mais transversais, que lhes permita responder a uma sociedade cada vez mais exigente”, acrescenta a diretora da ESTG-IPVC.
A escolha da Engenheira do Ano foi feita pelos membros da Ordem dos Engenheiros inscritos em Viana do Castelo, com exclusão dos votantes que fazem parte do júri ou que, embora a trabalhar no distrito, estejam inscritos noutras delegações.
O prémio foi entregue pelo presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Bento Aires, numa cerimónia que enalteceu o papel de Mafalda Lopes Laranjo como exemplo de excelência e dedicação à área da engenharia.
A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.
A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 32 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual agravado de crianças, ocorridos em contexto de coabitação, no concelho de Viana do Castelo.
A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.
As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.
Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.