A diretora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Mafalda Lopes Laranjo, foi distinguida com Engenheira do Ano 2023, pela Ordem dos Engenheiros Região Norte.
Visivelmente contente pelo reconhecimento dos pares, a diretora da ESTG-IPVC reiterou a sua dedicação plena às missões com as quais se compromete e acredita. “Estou naturalmente satisfeita por ver o meu trabalho reconhecido. Embora já não exerça diretamente funções técnicas de engenharia, aplico diariamente o conhecimento da área para gerir e inovar na direção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC. É com base naquilo que sei enquanto engenheira que consigo desempenhar o meu trabalho como o tenho feito”, afirmou Mafalda Lopes Laranjo.
A distinção da Ordem dos Engenheiros Região Norte reconhece a trajetória na área, mas também o “trabalho importante” que Mafalda Lopes Laranjo faz enquanto responsável por “uma Escola Superior que qualifica profissionais nas áreas das Engenharias e que tem a preocupação de os formar com competências cada vez mais transversais, que lhes permita responder a uma sociedade cada vez mais exigente”, acrescenta a diretora da ESTG-IPVC.
A escolha da Engenheira do Ano foi feita pelos membros da Ordem dos Engenheiros inscritos em Viana do Castelo, com exclusão dos votantes que fazem parte do júri ou que, embora a trabalhar no distrito, estejam inscritos noutras delegações.
O prémio foi entregue pelo presidente do Conselho Diretivo da Região Norte da Ordem dos Engenheiros, Bento Aires, numa cerimónia que enalteceu o papel de Mafalda Lopes Laranjo como exemplo de excelência e dedicação à área da engenharia.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.