Pelo menos 22 cidades portuguesas vão mobilizar-se hoje para participarem em novas manifestações convocadas pela plataforma Casa Para Viver, em defesa do direito à habitação.
Lisboa, Porto, Almada, Braga, Guimarães, Aveiro, Faro, Portimão, Lagos, Leiria, Santarém, Coimbra, Viseu, Funchal, Ponta Delgada, Viana do Castelo, Covilhã, Évora, Beja, Vila Nova de Santo André, Guarda e Portalegre são as cidades que vão acolher manifestações pelo direito à Habitação.
“Continuamos na rua por uma casa para viver. Não se deixem enganar. Este novo Governo só veio agravar ainda mais a crise de Habitação!”, lê-se no apelo público feito pela plataforma Casa Para Viver, publicado na sua página da Internet.
Para a plataforma — que junta mais de cem organizações e já mobilizou milhares de pessoas nas ruas de várias cidades em três manifestações (junho e setembro do ano passado e janeiro deste ano) –, o novo Governo, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro, “está bastante comprometido com aquilo que é o negócio imobiliário”.
“Os preços e as rendas das casas continuam a subir, a sobrelotação aumenta, assim como as barracas, as pessoas em situação de sem-abrigo e os despejos. A maior parte do nosso salário, senão todo (e muitas vezes este já não chega!), é gasta a pagar a casa. Desta forma, é inevitável que a pobreza aumente”, referem os organizadores.
Em Lisboa, a ação de protesto tem início marcado para as 15:00 e os manifestantes farão o percurso entre a Alameda Dom Afonso Henriques e o Arco da Rua Augusta.
A última manifestação pelo direito à habitação, em 27 de janeiro, mobilizou 19 cidades.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é uma das instituições de ensino superior da região que vai beneficiar do apoio do Programa Regional Norte 2030, no âmbito de um investimento global superior a 94 milhões de euros destinado a 47 projetos de ciência e inovação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo já arrecadou 433.550 euros desde a entrada em vigor, em agosto de 2024, da taxa turística municipal — de 1,50 euros na época alta e 1 euro na época baixa.
O Município de Viana do Castelo felicitou o ciclista Iúri Leitão, natural de Santa Marta de Portuzelo, pela conquista da medalha de bronze na prova de scratch dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista 2025, que decorrem no Velódromo Peñalolén, em Santiago do Chile.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, foi o cenário escolhido para a apresentação do teaser do filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada nas tradições, arquitetura e identidade cultural da cidade. O evento contou com apresentação de Pêpê Rapazote e Ana Guedes Rodrigues e reuniu várias personalidades, entre elas Diogo Piçarra, Cuca Roseta e Contraponto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta sexta-feira, palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Viana do Castelo, que marcou o início do segundo mandato de Luís Nobre como presidente da Câmara Municipal.
A Juventude Viana volta hoje a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, deslocando-se a Vale de Cambra para defrontar a equipa local. O encontro, que promete emoção e intensidade, está marcado para as 18h00 no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez lançou esta quinta-feira um concurso público, com um valor base de 500 mil euros, para a reabilitação de sete quilómetros da Ecovia do rio Vez, danificada durante o último inverno.