Logo
Nacional

Direito à habitação volta hoje a mobilizar 22 cidades em manifestações

28 Setembro, 2024 | 13:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Pelo menos 22 cidades portuguesas vão mobilizar-se hoje para participarem em novas manifestações convocadas pela plataforma Casa Para Viver, em defesa do direito à habitação.

Lisboa, Porto, Almada, Braga, Guimarães, Aveiro, Faro, Portimão, Lagos, Leiria, Santarém, Coimbra, Viseu, Funchal, Ponta Delgada, Viana do Castelo, Covilhã, Évora, Beja, Vila Nova de Santo André, Guarda e Portalegre são as cidades que vão acolher manifestações pelo direito à Habitação.

“Continuamos na rua por uma casa para viver. Não se deixem enganar. Este novo Governo só veio agravar ainda mais a crise de Habitação!”, lê-se no apelo público feito pela plataforma Casa Para Viver, publicado na sua página da Internet.

Para a plataforma — que junta mais de cem organizações e já mobilizou milhares de pessoas nas ruas de várias cidades em três manifestações (junho e setembro do ano passado e janeiro deste ano) –, o novo Governo, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro, “está bastante comprometido com aquilo que é o negócio imobiliário”.

“Os preços e as rendas das casas continuam a subir, a sobrelotação aumenta, assim como as barracas, as pessoas em situação de sem-abrigo e os despejos. A maior parte do nosso salário, senão todo (e muitas vezes este já não chega!), é gasta a pagar a casa. Desta forma, é inevitável que a pobreza aumente”, referem os organizadores.

Em Lisboa, a ação de protesto tem início marcado para as 15:00 e os manifestantes farão o percurso entre a Alameda Dom Afonso Henriques e o Arco da Rua Augusta.

A última manifestação pelo direito à habitação, em 27 de janeiro, mobilizou 19 cidades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Janeiro, 2026

Webincode aproxima empresas de Viana do Castelo da tecnologia Cegid PHC

A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Santa Luzia FC sai derrotado em Porto Salvo na Liga Feminina Placard

O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.

Desporto 26 Janeiro, 2026

André Pereira e Solange Jesus brilham na Meia Maratona Manuela Machado

Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.

Desporto 26 Janeiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense derrota em casa pelo líder Bragança

A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.

Internacional 26 Janeiro, 2026

Viana do Castelo recebe conferência internacional de cibersegurança

No próximo dia 31 de janeiro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) vai ser palco do CyberSec 26, conferência que junta investigadores e empresas do Alto Minho para debater os desafios da cibersegurança.

Regional 26 Janeiro, 2026

AFVC: Castelense perdeu em casa mas mantém liderança na 1ª Divisão Distrital

Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.

Desporto 26 Janeiro, 2026

AFVC: Raianos e Távora dividem liderança na 2ª divisão distrital

Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.