A diocese de Viana do Castelo vai receber mais de dois mil jovens estrangeiros para participarem na pré-jornada da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), número que poderá aumentar nos próximos meses, segundo o responsável da organização.
Contactado pela agência Lusa, o coordenador do comité organizador diocesano para a JMJ, Domingos Meia, adiantou que os jovens são oriundos da França, Espanha, Polónia, Itália, Bolívia e, Inglaterra e vão estar no distrito de Viana do Castelo entre os dias 26 e 31 de julho, na semana anterior à JMJ, que decorre em Lisboa de 1 a 6 de agosto. “Só em maio, junho, teremos dados mais definitivos sobre o número de jovens estrangeiros que escolheram o distrito de Viana do Castelo para a pré-jornada”, destacou o pároco Domingos Meira.
O coordenador do comité organizador diocesano adiantou que a “motivação das famílias para o acolhimento destes jovens decorreu durante o mês de janeiro”, sendo que no sábado começará um “trabalho de maior proximidade” junto das paróquias do distrito de Viana do Castelo para “continuar a preparar” a chegada. “Já temos famílias interessadas em acolher. Será um acolhimento familiar e próximo. É isso que se pretende nestes dias. Para que conheçam a realidade dos locais onde vão ficar e para que as nossas comunidades guardem estes momentos de partilha, que marquem quer os jovens quer quem os recebe”, especificou.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.