A diocese de Viana do Castelo vai receber mais de dois mil jovens estrangeiros para participarem na pré-jornada da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), número que poderá aumentar nos próximos meses, segundo o responsável da organização.
Contactado pela agência Lusa, o coordenador do comité organizador diocesano para a JMJ, Domingos Meia, adiantou que os jovens são oriundos da França, Espanha, Polónia, Itália, Bolívia e, Inglaterra e vão estar no distrito de Viana do Castelo entre os dias 26 e 31 de julho, na semana anterior à JMJ, que decorre em Lisboa de 1 a 6 de agosto. “Só em maio, junho, teremos dados mais definitivos sobre o número de jovens estrangeiros que escolheram o distrito de Viana do Castelo para a pré-jornada”, destacou o pároco Domingos Meira.
O coordenador do comité organizador diocesano adiantou que a “motivação das famílias para o acolhimento destes jovens decorreu durante o mês de janeiro”, sendo que no sábado começará um “trabalho de maior proximidade” junto das paróquias do distrito de Viana do Castelo para “continuar a preparar” a chegada. “Já temos famílias interessadas em acolher. Será um acolhimento familiar e próximo. É isso que se pretende nestes dias. Para que conheçam a realidade dos locais onde vão ficar e para que as nossas comunidades guardem estes momentos de partilha, que marquem quer os jovens quer quem os recebe”, especificou.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.