A Diocese de Viana promove no próximo dia 10 de maio, uma Vigília de Oração com especial intenção pelas vocações, integrada na celebração da Semana das Vocações (4 a 11 de maio), vivida por toda a Igreja.
Sob o lema “:: Pela Paz :: Pelo Respeito da Dignidade Humana :: Pela promoção da Fraternidade :: Pelo Cuidado da Casa Comum :: Pela escuta da Vocação :: Pela fidelidade da Igreja ::”, esta vigília será um momento de profunda espiritualidade, união e apelo à consciência coletiva para os grandes desafios da humanidade.
Inspirados pelas palavras do Papa Francisco, que afirma que a vocação é um “agora” aos olhos de Deus, esta vigília pretende também refletir sobre a crise de vocações à luz da crise de identidade e de sentido que afeta o mundo contemporâneo. “A comunidade humana é o sonho de Deus desde antes da criação do mundo”, lembra o Santo Padre, alertando para as ameaças que hoje comprometem esse sonho: injustiças, indiferença e violência.
A Diocese de Viana convida toda a comunidade a unir-se nesta oração, que não se limita a um apelo vocacional, mas abraça também a urgência da paz global, da defesa da dignidade humana, da fraternidade universal e do cuidado pela criação — dimensões inseparáveis da missão cristã e do chamamento à vida plena.

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.