A Diocese de Viana do Castelo vai realizar, este sábado, uma oração pelo novo Papa, destacando que é com “imensa alegria” que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição de Leão XIV.
A oração pelo Papa e pelas intenções que evocou no início do seu pontificado, apelando à “paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante”, decorrerá às 21h15 na capela do seminário diocesano.
Numa mensagem enviada à imprensa, o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador, referiu a “imensa alegria” com que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição do novo Papa e destacou que “pela escolha do nome, Leão XIV coloca-se na senda do Papa Leão XIII que, no final do século XIX soube captar a realidade social e o drama daqueles que eram vítimas da revolução industrial”.
“[Leão XIII] deu início à intervenção evangélica da Igreja atenta ao gemido dos marginalizados e oprimidos, abrindo o caminho para doutrina social da Igreja”, adiantou João Lavrador.
Atualmente, acrescentou, o mundo depara-se “com realidades sociais que continuam a reclamar por justiça e por misericórdia” e com “novos pobres a clamar por atenção e amparo”.
“É perante um mundo de desespero e de angústia, de conflitos e de violência, de desigualdades e de falta de dignificação da pessoa humana que voltamos o nosso olhar para o Papa Leão XIV e rezamos por ele e pelo seu pontificado”, lê-se na mensagem.
Para o bispo de Viana do Castelo, o “significativo interesse manifestado e alegria” com que a eleição do Papa Leão XIV “manifesta um mundo sedento de amor, de verdade, de justiça e de paz”.
“É com muita esperança que acolhemos as suas primeiras palavras a anunciar a Cristo ressuscitado com a expressão a paz esteja convosco, a convidar-nos ao diálogo e a darmos as mãos a Deus e, uns aos outros. Ele próprio manifestou a sua decisão de continuar a renovação da Igreja, apelando à sinodalidade e a uma missão evangelizadora comum de todos os batizados”.
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi hoje eleito Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.