A Diocese de Viana do Castelo vai realizar, este sábado, uma oração pelo novo Papa, destacando que é com “imensa alegria” que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição de Leão XIV.
A oração pelo Papa e pelas intenções que evocou no início do seu pontificado, apelando à “paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante”, decorrerá às 21h15 na capela do seminário diocesano.
Numa mensagem enviada à imprensa, o bispo de Viana do Castelo, João Lavrador, referiu a “imensa alegria” com que a igreja diocesana recebeu a notícia da eleição do novo Papa e destacou que “pela escolha do nome, Leão XIV coloca-se na senda do Papa Leão XIII que, no final do século XIX soube captar a realidade social e o drama daqueles que eram vítimas da revolução industrial”.
“[Leão XIII] deu início à intervenção evangélica da Igreja atenta ao gemido dos marginalizados e oprimidos, abrindo o caminho para doutrina social da Igreja”, adiantou João Lavrador.
Atualmente, acrescentou, o mundo depara-se “com realidades sociais que continuam a reclamar por justiça e por misericórdia” e com “novos pobres a clamar por atenção e amparo”.
“É perante um mundo de desespero e de angústia, de conflitos e de violência, de desigualdades e de falta de dignificação da pessoa humana que voltamos o nosso olhar para o Papa Leão XIV e rezamos por ele e pelo seu pontificado”, lê-se na mensagem.
Para o bispo de Viana do Castelo, o “significativo interesse manifestado e alegria” com que a eleição do Papa Leão XIV “manifesta um mundo sedento de amor, de verdade, de justiça e de paz”.
“É com muita esperança que acolhemos as suas primeiras palavras a anunciar a Cristo ressuscitado com a expressão a paz esteja convosco, a convidar-nos ao diálogo e a darmos as mãos a Deus e, uns aos outros. Ele próprio manifestou a sua decisão de continuar a renovação da Igreja, apelando à sinodalidade e a uma missão evangelizadora comum de todos os batizados”.
O cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, foi hoje eleito Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.