Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
Na homilia, o prelado apontou “o desconhecimento do ser e da missão primordial da Igreja Diocesana” como “uma das maiores lacunas da Diocese”, alertando que esta fragilidade “afeta toda a ação pastoral”. D. João Lavrador sublinhou que “a verdadeira experiência cristã exige pertença a uma comunidade viva, alimentada pela Eucaristia, que desperte para a comunhão e para a missão evangelizadora”.
O Bispo de Viana do Castelo apelou ainda à participação ativa dos fiéis na vida da Igreja, defendendo que “sem envolvimento comunitário, a fé corre o risco de permanecer apenas teoria”.
“É hora de limpar a poeira que esconde o verdadeiro rosto da Igreja e deixar brilhar o rosto de Cristo”, afirmou, desafiando todos os diocesanos a colaborarem no processo de renovação pastoral e na construção de “uma Igreja mais viva, comprometida com a paz, a justiça e a dignidade humana”.
O Dia da Diocese foi um momento de encontro e celebração entre paróquias, movimentos e grupos da Diocese, reforçando o espírito de comunhão e a vontade de renovar a ação evangelizadora no território vianense.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.