Logo
Regional

Dinheiro do Governo para prejuízos de mau tempo ainda não chegou a Caminha

9 Agosto, 2023 | 13:36
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, alertou esta quarta-feira que continua sem chegar ao concelho o dinheiro prometido pelo Governo para recuperar os prejuízos do mau tempo de 1 de janeiro que se fez sentir na região.

“O dinheiro para recuperar prejuízos das intempéries continua sem chegar”, criticou Rui Lages, em declarações à Lusa.

O presidente daquela autarquia do distrito de Viana do Castelo notou que ainda nem houve resposta às candidaturas apresentadas para financiamento dos prejuízos, que no concelho são superiores a “13 milhões de euros”.

“Passados sete meses, o Estado não deu resposta à população. Não se sabe que candidaturas foram aprovadas, se chega o dinheiro ou quando chega”, lamentou o autarca.

Perante a entrada no mês de agosto sem informações sobre o financiamento, aquele município do Alto Minho que teve os prejuízos mais avultados na intempérie de 1 de janeiro contactou o ministério da Coesão Territorial “a 1 de agosto”, mas está “até hoje sem resposta”.

“Estamos em agosto sem saber quando lançar os concursos. A perspetiva, perante o atraso do processo, é que as obras, a avançar, sejam nos meses de outubro, novembro ou dezembro, de maior dificuldade de progressão da empreitada”, alertou.

“Não sei se o que candidatei foi aprovado, quando é que o dinheiro chega, nada”, sublinhou, explicando que a câmara não consegue avançar com reparações de 13 milhões de euros.

Ainda em janeiro, após a reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Coesão Territorial indicou existirem, por todo o país, prejuízos de 293 milhões de euros devido à chuva intensa de dezembro e janeiro, referindo que o Governo ia conceder apoios de 185 milhões de euros.

O presidente da Câmara de Caminha criticou que a reparação da rede viária florestal tenha ficado de fora dos apoios do Estado, notando que, no concelho, os prejuízos naquelas infraestruturas foram de um milhão de euros.

“A rede viária florestal não foi considerada elegível nas candidaturas abertas pelo Governo”, disse.

A autarquia tem tentado reparar “os troços mais importantes”, mas considera que, perante “um incêndio de média ou grande dimensão, a agilização do combate não estará tão facilitada”.

“A população não está desprotegida, pois estamos, dentro das nossas possibilidades, a tentar minimizar a situação, intervindo nos troços mais importantes. Mas a acessibilidade mais rápida e franca que existia antes está agora mais condicionada”, descreveu.

Segundo o autarca, “grandes áreas da rede viária florestal ficaram inacessíveis, inoperacionais ou com dificuldade de transposição”. A Comunidade Intermunicipal (CIM) no Alto Minho contabilizou, no início de janeiro, em 20 milhões de euros os prejuízos provocados pelo mau tempo no primeiro dia do ano.

Também em janeiro, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) contabilizou os prejuízos causados pelo mau tempo em dezembro e janeiro nos 60,5 milhões de euros, excluindo o setor privado.

Pode ser uma imagem de natureza e árvorePode ser uma imagem de ao ar livre

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Equipas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio em Projetos de Inovação Pedagógica

O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.