Logo
Regional

Diagnóstico Social do Concelho de Viana do Castelo integra plano a implementar entre 2025 e 2027

13 Novembro, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, marcaram presença na apresentação do Diagnóstico Social do Concelho de Viana do Castelo, que identificou como áreas prioritárias Saúde e Qualidade de Vida, Famílias e Comunidade, Infância e Juventude e Setor Social e Inovação e inclui um Plano de Desenvolvimento Social a ser implementado entre 2025 e 2027.

Viana do Castelo conta atualmente com cerca de  8.000 imigrantes, números oficiais, vindos de 82 países de origens.

Luís Nobre referiu que o diagnóstico “é um documento estratégico” face “às complexidades existentes no setor social à escala global”. O autarca vianense destacou o investimento na habitação, na ação social, na educação e na saúde, pilares considerados “prioritários” pelo executivo, alicerçados “num ecossistema empresarial mais diversificado e resiliente”.

O Presidente da Câmara considerou mesmo que “investir na área social é investir na coesão, na integração, na igualdade, num trabalho que é de todos e para todos”.

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, apresentou o diagnóstico e o plano, documentos que considerou determinantes e fruto de “um trabalho contínuo e aberto a contributos”.

Para o Diagnóstico Social do Concelho de Viana do Castelo foram consultadas as estatísticas oficiais, promovidas dez reuniões de cinco grupos de trabalho (saúde e qualidade de vida; famílias e comunidade; setor social e inovação; migração; infância e juventude) e promovidos 42 inquéritos por questionário. 

Este documento resulta, assim, dos contributos recolhidos junto dos diversos parceiros locais que foram mobilizados para este processo, complementados pela análise de fontes oficiais como o Instituto Nacional de Estatística, os Censos, e outros órgãos da administração pública, bem como de documentos internos fornecidos pelos diferentes serviços do Município e por parceiros.

É objetivo do Diagnóstico Social a identificação dos problemas sociais do concelho nas mais diversas áreas, com vista à definição da estratégia social do concelho e das prioridades de intervenção. Ou seja, este diagnóstico reúne toda a informação que permita obter o conhecimento da realidade do Município, determinando os problemas, necessidades e, consequentemente, as causas para a definição de um plano de intervenção, devidamente participado e integrado, assente numa base de compromisso e de corresponsabilização de todos os parceiros. 

O Plano de Desenvolvimento Social desempenha um papel crucial ao promover a implementação e operacionalização de projetos de intervenção social no concelho, baseando-se na congregação de esforços e na gestão eficiente dos recursos e competências das organizações locais. Os projetos locais, delineados no âmbito deste plano, constituem-se como respostas estruturadas e estratégicas que visam enfrentar os desafios e problemas sociais identificados no Diagnóstico Social, permitindo a harmonização e coordenação das intervenções a serem executadas.

O Plano de Desenvolvimento Social é, por si só, um instrumento de planeamento estratégico: estão delineadas as etapas e estratégias a serem implementadas, em concertação com as necessidades identificadas pelos diversos agentes locais, prevendo, por isso, processos de mudança destinados a melhorar as condições de vida e a promoção do bem-estar dos vianenses. A implementação deste plano reflete uma visão integrada e participativa, garantindo que todas as iniciativas resultem em respostas adequadas aos desafios específicos e às constantes mudanças da sociedade.

Este plano terá vigência para o período de 2025-2027, sendo, contudo, um instrumento de ação dinâmico, em virtude das constantes transformações da realidade social, prevendo-se a realização de adaptações e atualizações sempre que tal se revele necessário, de modo a assegurar que as ações propostas mantenham a sua relevância e eficácia perante os desafios emergentes.

Tem como principais áreas de intervenção a Saúde e Qualidade de Vida, com foco no envelhecimento, saúde mental, pessoas com deficiência e/ou incapacidade; Família e Comunidade, com foco nas Pessoas em Situação de sem-abrigo, Migrantes; Habitação; a Infância e Juventude e o Setor Social e Inovação.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.