No âmbito do Dia Nacional do Mar, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 13 a 19 de novembro, a “X Semana do Mar”. A iniciativa conta com diversas atividades promovidas para o público em geral e para as escolas, em parceria com diversas entidades do concelho.
No próximo dia 13 de novembro, segunda-feira, as visitas ao Centro de Mar no navio Gil Eannes, serão livres das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e no dia seguinte, 14 de novembro, os alunos do 2º e 3º ciclo e ensino secundário vão participar em visitas guiadas à lota de pesca da DocaPesca entre as 14h15 e as 16h15.
Já para quinta-feira, dia 16 de novembro, o Centro de Mar vai acolher o ateliê “Mar de Tradições”, das 10h00 às 11h00, dedicado ao ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e na sexta-feira, no mesmo horário, “Atividades agro-marítimas” para estudantes do 1º e 2º ciclo.
No dia 19 de novembro, o Centro de Mar volta a disponibilizar visitas livres. Ao longo da semana, tem patente a exposição “A biodiversidade conta-nos histórias”, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, para o público em geral.

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.
Portugal ratificou o documento em 1997 e é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.
O Dia Nacional do Mar procura, assim, destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".