No âmbito do Dia Nacional do Mar, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, de 13 a 19 de novembro, a “X Semana do Mar”. A iniciativa conta com diversas atividades promovidas para o público em geral e para as escolas, em parceria com diversas entidades do concelho.
No próximo dia 13 de novembro, segunda-feira, as visitas ao Centro de Mar no navio Gil Eannes, serão livres das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e no dia seguinte, 14 de novembro, os alunos do 2º e 3º ciclo e ensino secundário vão participar em visitas guiadas à lota de pesca da DocaPesca entre as 14h15 e as 16h15.
Já para quinta-feira, dia 16 de novembro, o Centro de Mar vai acolher o ateliê “Mar de Tradições”, das 10h00 às 11h00, dedicado ao ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e na sexta-feira, no mesmo horário, “Atividades agro-marítimas” para estudantes do 1º e 2º ciclo.
No dia 19 de novembro, o Centro de Mar volta a disponibilizar visitas livres. Ao longo da semana, tem patente a exposição “A biodiversidade conta-nos histórias”, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, para o público em geral.

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.
Portugal ratificou o documento em 1997 e é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.
O Dia Nacional do Mar procura, assim, destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.