No Dia Internacional da Reciclagem, a Sociedade Ponto Verde (SPV) relembra que os cidadãos devem reciclar, sempre, as suas embalagens onde quer que estejam. Em casa, mas também no local de trabalho ou na escola, durante atividades desportivas ou em momentos de lazer, como concertos, há que adotar as melhores práticas e ajudar a preservar o Ambiente.
Recorde-se que os cidadãos já têm ao seu dispor sistemas de recolha de embalagens diversificados e funcionais, que permitem aumentar a deposição dos resíduos e o seu encaminhamento para reciclagem, nomeadamente ecopontos, porta-a-porta, ecocentros ou recolha a pedido. Hoje em dia, são já mais de 70 mil os ecopontos verdes, amarelos e azuis espalhados pelo território nacional, aos quais somam os existentes nos mais variados contextos e recintos escolares, desportivos ou culturais.
“É fundamental existir a prestação de um serviço de qualidade e de conveniência aos cidadãos, assim como é também essencial continuarmos com o trabalho de proximidade, na sensibilização e na promoção da literacia ambiental. Na Sociedade Ponto Verde, este é um investimento do qual não abdicamos. Através de campanhas que desenvolvemos de forma contínua, estamos a contribuir para que todos, crianças, jovens e adultos, sejam cada vez mais informados, responsáveis e participativos no processo da gestão de resíduos,” refere Ana Trigo Morais, CEO da SPV.
Recorde-se que, em 2022, foram enviadas para reciclagem mais de 460 mil toneladas de embalagens, o que representa um aumento de 6%, face ao ano anterior. Também o primeiro trimestre deste ano mostrou uma evolução global positiva comparativamente com o período homólogo, já que foram recolhidas seletivamente 108.368 toneladas de embalagens (+3).
As embalagens mantêm-se como o único fluxo de resíduos a cumprir com as metas nacionais de reciclagem, designadamente no Plástico, Papel/Cartão, Metal e Madeira (com exceção do Vidro). Contudo, perante as novas metas – em 2025, Portugal tem de chegar a 65% e em 2030, a 70% – o país precisa reciclar mais e melhor, pelo que é fundamental contar com todos os cidadãos.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.