Esta segunda-feira, dia 25 de novembro, irá realizar-se uma concentração, que decorrerá na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, pelas 18h00, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
“Somos um Coletivo Feminista, presente no Distrito de Viana do Castelo desde 2022, com a primeira concentração no dia 8 de março desse ano. Composto por mulheres do Alto Minho, este Coletivo tem por base a discussão e atuação na luta pela igualdade de género, visando os segmentos do feminismo interseccional, no combate à desigualdade e discriminação da mulher, colaborando na transformação social e na erradicação dos fatores que perpetuam a violência”.
Com base na conjuntura atual, marcada por desafios globais e locais relacionados à violência de género, desigualdade e discriminação, a importância do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher é evidente: a luta é mais urgente do que nunca. Num cenário global de amplificação das desigualdades e de resistência contra os direitos das mulheres, este dia não é apenas uma data de reflexão, mas um marco de ação urgente e mobilização contínua. É uma oportunidade para unir forças, ampliar a consciencialização e reivindicar mudanças efetivas. E, acima de tudo, é um momento para honrar as vidas das mulheres que foram e são vítimas de violência, garantindo que as suas histórias não sejam esquecidas e que a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e sem violência seja responsabilidade coletiva todos os dias.
Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).
A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.
As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.