Esta segunda-feira, dia 25 de novembro, irá realizar-se uma concentração, que decorrerá na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, pelas 18h00, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
“Somos um Coletivo Feminista, presente no Distrito de Viana do Castelo desde 2022, com a primeira concentração no dia 8 de março desse ano. Composto por mulheres do Alto Minho, este Coletivo tem por base a discussão e atuação na luta pela igualdade de género, visando os segmentos do feminismo interseccional, no combate à desigualdade e discriminação da mulher, colaborando na transformação social e na erradicação dos fatores que perpetuam a violência”.
Com base na conjuntura atual, marcada por desafios globais e locais relacionados à violência de género, desigualdade e discriminação, a importância do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher é evidente: a luta é mais urgente do que nunca. Num cenário global de amplificação das desigualdades e de resistência contra os direitos das mulheres, este dia não é apenas uma data de reflexão, mas um marco de ação urgente e mobilização contínua. É uma oportunidade para unir forças, ampliar a consciencialização e reivindicar mudanças efetivas. E, acima de tudo, é um momento para honrar as vidas das mulheres que foram e são vítimas de violência, garantindo que as suas histórias não sejam esquecidas e que a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e sem violência seja responsabilidade coletiva todos os dias.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.