Na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro, irá realizar-se uma concentração, que decorrerá na Praça da Liberdade em Viana do Castelo, pelas 18h00, para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
“Somos um Coletivo Feminista, presente no Distrito de Viana do Castelo desde 2022, com a primeira concentração no dia 8 de março desse ano. Composto por mulheres do Alto Minho, este Coletivo tem por base a discussão e atuação na luta pela igualdade de género, visando os segmentos do feminismo interseccional, no combate à desigualdade e discriminação da mulher, colaborando na transformação social e na erradicação dos fatores que perpetuam a violência”.
Com base na conjuntura atual, marcada por desafios globais e locais relacionados à violência de género, desigualdade e discriminação, a importância do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher é evidente: a luta é mais urgente do que nunca. Num cenário global de amplificação das desigualdades e de resistência contra os direitos das mulheres, este dia não é apenas uma data de reflexão, mas um marco de ação urgente e mobilização contínua. É uma oportunidade para unir forças, ampliar a consciencialização e reivindicar mudanças efetivas. E, acima de tudo, é um momento para honrar as vidas das mulheres que foram e são vítimas de violência, garantindo que as suas histórias não sejam esquecidas e que a luta por uma sociedade mais justa, igualitária e sem violência seja responsabilidade coletiva todos os dias.

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.