Viana do Castelo assinala este domingo, dia 25 de setembro, o Dia do Treinador com uma ação de formação. A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo será palco da celebração com uma ação moderada por Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, e quatro treinadores convidados.
Assim, nesta formação que acontece das 15h00 às 17h00, marcam presença Hélio Lucas, treinador de Fernando Pimenta (canoagem), Tiago Prieto, treinador de Marta Paço (surf adaptado), Eugénia Queirós, treinadora de Carolina Oliveira para o apuramento Olímpico na modalidade de esgrima para Paris 2024, e Luís Cameira, treinador de natação do SC Braga com vários atletas olímpicos.
A participação pode ser presencial (limitado aos lugares disponíveis) ou online via Zoom (sessão creditada para revalidação da TPTD com 0,4 UC). A inscrição é gratuita, mas obrigatória e pode ser feita em https://us06web.zoom.us/webinar/register/WN_InCIHn8jSTehZ6Tbz9tvMA .
A Câmara Municipal de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto em 2023, numa parceria com a Confederação de Treinadores de Portugal, vai acolher o 10º Congresso de Treinadores, que se realizará a 3 e 4 de junho de 2023.
Em 2022, a Semana Europeia do Desporto realiza-se de 23 a 30 de setembro onde, mais uma vez, será celebrado o Dia do Treinador a 25 de setembro através do movimento #thankscoach. Desde 2015 que temos assistido ao movimento mundial #thankscoach, que tem ganho forte adesão junto de atletas e organizações desportivas. Vídeos, fotos e mensagens começaram a ser partilhados nas redes sociais com atletas a agradecer aos seus treinadores.
Em 2019, o ICCE (International Council for Coaching Excellence) e 3 organizações finlandesas (Finnish Coaches Association, Professional Coaches of Finland SAVAL e Finnish Olympic Committee), que já tinham integrado o movimento #thankscoach, institucionalizaram o Dia do Treinador a 25 de setembro no seio da União Europeia como parte integrante dos eventos #beactive da Semana Europeia do Desporto (European Sports Week).
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.