Logo
Regional

“Dia do Património das Misericórdias” celebrado em Viana do Castelo

30 Setembro, 2022 | 9:36
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o “Dia do Património das Misericórdias” esta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 10h00, na Igreja da Misericórdia de Viana de Castelo.

A 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades, destacando-se: Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo; Manuel de Lemos, Presidente da UMP; Laura Castro, diretora regional de Cultura do Norte; Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; entre outros.

O Dia do Património, organizado pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.

Nesta 11ª edição serão abordados temas como o valor e missão do património da Santa Casa anfitriã, refletindo sobre o valor do património como garante da identidade e como fator de desenvolvimento e coesão territorial.

Serão ainda apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.

A comemoração da 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias integra um ciclo de conferências que a UMP está a organizar para debater temas estruturais para a atividade e identidade das Santas Casas, no âmbito do lançamento das publicações ‘Envelhecer’, ‘MA(i)SAD’, ‘Memória Covid-19’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’ – um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

DIA DO PATRIMÓNIO DAS MISERICÓRDIAS 11.ª edição | 30 de setembro de 2022 | Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo

10h | Sessão de Abertura 

Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo [SCMVC] Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas [UMP] D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo

Laura Castro, diretora Regional de Cultura do Norte

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

10h30 | Valor e missão do património – Misericórdia de Viana do Castelo, moderado por Alfredo Faria Araújo, mesário da SCMVC

Azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes por João Alpuim Botelho

Pintura de Cornelis de Beer por Pedro Raimundo

Apresentação do futuro Espaço de Memória por Ana Rita Cunha

11h30h | Pausa para café 

12h | Reflexões e desafios, moderado por Júlio Vasconcelos, presidente da Assembleia Geral da SCMVC

Valorização do património como garante da identidade, por António Magalhães, Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais

Património como fator de desenvolvimento e coesão territorial, por Gonçalo Maia Marques, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

13h | Pausa para almoço [livre] 

14h30 | O património nas Misericórdias, moderado por José Rabaça, Secretariado Nacional da UMP

Misericórdia de Barcelos

Misericórdia de Chaves

Misericórdia de Ponte da Barca

Misericórdia de Vila Nova de Gaia

16h30 | Boas práticas e desafios na gestão do património, moderado por Alípio de Matos, presidente do Secretariado Regional da UMP de Viana do Castelo

Inês Dentinho, Conselho de Gestão do Fundo Rainha D. Leonor

Mariano Cabaço, Gabinete do Património Cultural da UMP

17h | Lançamento do projeto Viver Património no distrito de Viana do Castelo 

17h30 | Sessão de encerramento 

José Augusto Silveira, Secretariado Nacional da UMP

Mário Guimarães, provedor da Misericórdia de Viana do Castelo

18h | Momento musical pelo organista Daniel Ribeiro 

18h15 | Verde de Honra 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Fevereiro, 2026

TAP reforça ponte aérea entre Lisboa e Porto após corte da A1

A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).

Desporto 13 Fevereiro, 2026

Juventude Viana joga “oitavos” da Taça de Portugal esta sexta-feira nos Açores

A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez recebe reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Minho

Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira mantém redução de taxas para feirantes em 2026

Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Ricardo Afonso é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate

Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Santa Marta de Portuzelo envia ajuda às vítimas da tempestade Kristin

A freguesia de Santa Marta de Portuzelo, no concelho de Viana do Castelo, mobilizou-se para apoiar as populações afetadas pela depressão Kristin. Um empresário local doou material e garantiu o transporte para as zonas mais atingidas.

Nacional 13 Fevereiro, 2026

Força Aérea mobiliza 560 militares e intensifica apoio às populações afetadas

A Força Aérea Portuguesa mantém 560 militares no terreno no âmbito da operação de apoio às populações afetadas, com ações coordenadas em várias regiões do país e resposta operacional permanente.