A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o “Dia do Património das Misericórdias” esta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 10h00, na Igreja da Misericórdia de Viana de Castelo.
A 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades, destacando-se: Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo; Manuel de Lemos, Presidente da UMP; Laura Castro, diretora regional de Cultura do Norte; Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; entre outros.
O Dia do Património, organizado pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.
Nesta 11ª edição serão abordados temas como o valor e missão do património da Santa Casa anfitriã, refletindo sobre o valor do património como garante da identidade e como fator de desenvolvimento e coesão territorial.
Serão ainda apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.
A comemoração da 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias integra um ciclo de conferências que a UMP está a organizar para debater temas estruturais para a atividade e identidade das Santas Casas, no âmbito do lançamento das publicações ‘Envelhecer’, ‘MA(i)SAD’, ‘Memória Covid-19’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’ – um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).
DIA DO PATRIMÓNIO DAS MISERICÓRDIAS 11.ª edição | 30 de setembro de 2022 | Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo
10h | Sessão de Abertura
Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo [SCMVC] Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas [UMP] D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo
Laura Castro, diretora Regional de Cultura do Norte
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
10h30 | Valor e missão do património – Misericórdia de Viana do Castelo, moderado por Alfredo Faria Araújo, mesário da SCMVC
Azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes por João Alpuim Botelho
Pintura de Cornelis de Beer por Pedro Raimundo
Apresentação do futuro Espaço de Memória por Ana Rita Cunha
11h30h | Pausa para café
12h | Reflexões e desafios, moderado por Júlio Vasconcelos, presidente da Assembleia Geral da SCMVC
Valorização do património como garante da identidade, por António Magalhães, Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais
Património como fator de desenvolvimento e coesão territorial, por Gonçalo Maia Marques, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
13h | Pausa para almoço [livre]
14h30 | O património nas Misericórdias, moderado por José Rabaça, Secretariado Nacional da UMP
Misericórdia de Barcelos
Misericórdia de Chaves
Misericórdia de Ponte da Barca
Misericórdia de Vila Nova de Gaia
16h30 | Boas práticas e desafios na gestão do património, moderado por Alípio de Matos, presidente do Secretariado Regional da UMP de Viana do Castelo
Inês Dentinho, Conselho de Gestão do Fundo Rainha D. Leonor
Mariano Cabaço, Gabinete do Património Cultural da UMP
17h | Lançamento do projeto Viver Património no distrito de Viana do Castelo
17h30 | Sessão de encerramento
José Augusto Silveira, Secretariado Nacional da UMP
Mário Guimarães, provedor da Misericórdia de Viana do Castelo
18h | Momento musical pelo organista Daniel Ribeiro
18h15 | Verde de Honra
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.
De 5 a 7 de setembro, a Fortaleza de Valença volta a viajar no tempo com mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, um dos eventos mais emblemáticos da cidade raiana. Durante três dias, o centro histórico da cidade mais a norte de Portugal será invadido por cavaleiros, músicos, artesãos, saltimbancos e recriações históricas que prometem envolver milhares de visitantes numa autêntica experiência medieval.
A tradicional Romaria da Senhora da Peneda decorre entre 31 de agosto e 8 de setembro, no Santuário situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, freguesia de Gavieira. Este ano, o Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidirá às celebrações, que atraem anualmente milhares de fiéis, incluindo muitos galegos.
O Governo vai atribuir apoios extraordinários às freguesias afetadas pelos incêndios entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025. No distrito de Viana do Castelo, estão abrangidos os concelhos de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima.
Os jogadores vianenses Francisco Trincão e Pedro Neto foram convocados por Roberto Martinez para representar a Seleção Nacional nos dois jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026. A convocatória foi anunciada esta sexta-feira, sendo a primeira após a conquista da Liga das Nações e marcada também pela recente perda de Diogo Jota.
Um homem de 42 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado, de forma deliberada, pelo menos 17 incêndios florestais na freguesia de Lavradas, entre 15 de junho e 10 de julho deste ano.