A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o “Dia do Património das Misericórdias” esta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 10h00, na Igreja da Misericórdia de Viana de Castelo.
A 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades, destacando-se: Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo; Manuel de Lemos, Presidente da UMP; Laura Castro, diretora regional de Cultura do Norte; Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; entre outros.
O Dia do Património, organizado pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.
Nesta 11ª edição serão abordados temas como o valor e missão do património da Santa Casa anfitriã, refletindo sobre o valor do património como garante da identidade e como fator de desenvolvimento e coesão territorial.
Serão ainda apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.
A comemoração da 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias integra um ciclo de conferências que a UMP está a organizar para debater temas estruturais para a atividade e identidade das Santas Casas, no âmbito do lançamento das publicações ‘Envelhecer’, ‘MA(i)SAD’, ‘Memória Covid-19’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’ – um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).
DIA DO PATRIMÓNIO DAS MISERICÓRDIAS 11.ª edição | 30 de setembro de 2022 | Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo
10h | Sessão de Abertura
Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo [SCMVC] Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas [UMP] D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo
Laura Castro, diretora Regional de Cultura do Norte
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
10h30 | Valor e missão do património – Misericórdia de Viana do Castelo, moderado por Alfredo Faria Araújo, mesário da SCMVC
Azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes por João Alpuim Botelho
Pintura de Cornelis de Beer por Pedro Raimundo
Apresentação do futuro Espaço de Memória por Ana Rita Cunha
11h30h | Pausa para café
12h | Reflexões e desafios, moderado por Júlio Vasconcelos, presidente da Assembleia Geral da SCMVC
Valorização do património como garante da identidade, por António Magalhães, Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais
Património como fator de desenvolvimento e coesão territorial, por Gonçalo Maia Marques, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
13h | Pausa para almoço [livre]
14h30 | O património nas Misericórdias, moderado por José Rabaça, Secretariado Nacional da UMP
Misericórdia de Barcelos
Misericórdia de Chaves
Misericórdia de Ponte da Barca
Misericórdia de Vila Nova de Gaia
16h30 | Boas práticas e desafios na gestão do património, moderado por Alípio de Matos, presidente do Secretariado Regional da UMP de Viana do Castelo
Inês Dentinho, Conselho de Gestão do Fundo Rainha D. Leonor
Mariano Cabaço, Gabinete do Património Cultural da UMP
17h | Lançamento do projeto Viver Património no distrito de Viana do Castelo
17h30 | Sessão de encerramento
José Augusto Silveira, Secretariado Nacional da UMP
Mário Guimarães, provedor da Misericórdia de Viana do Castelo
18h | Momento musical pelo organista Daniel Ribeiro
18h15 | Verde de Honra
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.