Logo
Regional

“Dia do Património das Misericórdias” celebrado em Viana do Castelo

30 Setembro, 2022 | 9:36
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o “Dia do Património das Misericórdias” esta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 10h00, na Igreja da Misericórdia de Viana de Castelo.

A 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades, destacando-se: Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo; Manuel de Lemos, Presidente da UMP; Laura Castro, diretora regional de Cultura do Norte; Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; entre outros.

O Dia do Património, organizado pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.

Nesta 11ª edição serão abordados temas como o valor e missão do património da Santa Casa anfitriã, refletindo sobre o valor do património como garante da identidade e como fator de desenvolvimento e coesão territorial.

Serão ainda apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.

A comemoração da 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias integra um ciclo de conferências que a UMP está a organizar para debater temas estruturais para a atividade e identidade das Santas Casas, no âmbito do lançamento das publicações ‘Envelhecer’, ‘MA(i)SAD’, ‘Memória Covid-19’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’ – um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).

DIA DO PATRIMÓNIO DAS MISERICÓRDIAS 11.ª edição | 30 de setembro de 2022 | Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo

10h | Sessão de Abertura 

Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo [SCMVC] Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas [UMP] D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo

Laura Castro, diretora Regional de Cultura do Norte

Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

10h30 | Valor e missão do património – Misericórdia de Viana do Castelo, moderado por Alfredo Faria Araújo, mesário da SCMVC

Azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes por João Alpuim Botelho

Pintura de Cornelis de Beer por Pedro Raimundo

Apresentação do futuro Espaço de Memória por Ana Rita Cunha

11h30h | Pausa para café 

12h | Reflexões e desafios, moderado por Júlio Vasconcelos, presidente da Assembleia Geral da SCMVC

Valorização do património como garante da identidade, por António Magalhães, Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais

Património como fator de desenvolvimento e coesão territorial, por Gonçalo Maia Marques, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

13h | Pausa para almoço [livre] 

14h30 | O património nas Misericórdias, moderado por José Rabaça, Secretariado Nacional da UMP

Misericórdia de Barcelos

Misericórdia de Chaves

Misericórdia de Ponte da Barca

Misericórdia de Vila Nova de Gaia

16h30 | Boas práticas e desafios na gestão do património, moderado por Alípio de Matos, presidente do Secretariado Regional da UMP de Viana do Castelo

Inês Dentinho, Conselho de Gestão do Fundo Rainha D. Leonor

Mariano Cabaço, Gabinete do Património Cultural da UMP

17h | Lançamento do projeto Viver Património no distrito de Viana do Castelo 

17h30 | Sessão de encerramento 

José Augusto Silveira, Secretariado Nacional da UMP

Mário Guimarães, provedor da Misericórdia de Viana do Castelo

18h | Momento musical pelo organista Daniel Ribeiro 

18h15 | Verde de Honra 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Fevereiro, 2026

Projeto europeu vai eliminar barreiras entre Galiza e Norte de Portugal

A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal vai ganhar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço permanente. O objetivo do projeto Ponte_Para_Nos, aprovado pela Comissão Europeia, é identificar e resolver obstáculos legais e administrativos que ainda dificultam a cooperação entre os dois territórios.

Regional 22 Fevereiro, 2026

Carnaval Intergeracional anima Vila Nova de Cerveira

A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Campeonato de Portugal: SC Vianense ganha ao Machico na Madeira

O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Juventude Viana empata em casa com o Cambra mas mantém liderança isolada do campeonato

A Juventude de Viana empatou (3-3) com o HA Cambra, este sábado, no Pavilhão José Natário, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de 2.ª Divisão de hóquei em patins. Foi o primeiro empate da Juventude nesta temporada, que manteve, contudo, a liderança isolada com 46 pontos em 17 jogos (15 vitórias, uma derrota e um empate).

Nacional 22 Fevereiro, 2026

Secretária de Estado visita Politécnico de Viana do Castelo para debater acesso ao ensino superior

A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, deslocou-se esta sexta-feira ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para uma reunião no âmbito do ciclo de auscultações às instituições de ensino superior.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Santa Luzia reage na reta final e garante empate diante do GD Árvore

O Santa Luzia FC empatou este sábado a três golos frente ao GD Árvore, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada no Pavilhão Municipal José Natário. A formação vianense recuperou de uma desvantagem de dois golos nos minutos finais, somando um ponto perante o seu público.

Nacional 22 Fevereiro, 2026

Aguiar-Branco visita zonas afetadas pelo mau tempo no Alto Minho e apela à execução do PTRR

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, visitou vários pontos do distrito de Viana do Castelo para avaliar os estragos provocados pelas recentes tempestades e apelou a todos os partidos e entidades para se envolverem na execução do Plano de Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR).