A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o “Dia do Património das Misericórdias” esta sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 10h00, na Igreja da Misericórdia de Viana de Castelo.
A 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades, destacando-se: Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo; Manuel de Lemos, Presidente da UMP; Laura Castro, diretora regional de Cultura do Norte; Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo; entre outros.
O Dia do Património, organizado pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.
Nesta 11ª edição serão abordados temas como o valor e missão do património da Santa Casa anfitriã, refletindo sobre o valor do património como garante da identidade e como fator de desenvolvimento e coesão territorial.
Serão ainda apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.
A comemoração da 11ª edição do Dia do Património das Misericórdias integra um ciclo de conferências que a UMP está a organizar para debater temas estruturais para a atividade e identidade das Santas Casas, no âmbito do lançamento das publicações ‘Envelhecer’, ‘MA(i)SAD’, ‘Memória Covid-19’, ‘Obras de Misericórdia’, ‘Misericórdias no Feminino’ e ‘Misericórdias: Património com Identidade’ – um projeto financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE).
DIA DO PATRIMÓNIO DAS MISERICÓRDIAS 11.ª edição | 30 de setembro de 2022 | Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo
10h | Sessão de Abertura
Mário Guimarães, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo [SCMVC] Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas [UMP] D. João Lavrador, bispo de Viana do Castelo
Laura Castro, diretora Regional de Cultura do Norte
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
10h30 | Valor e missão do património – Misericórdia de Viana do Castelo, moderado por Alfredo Faria Araújo, mesário da SCMVC
Azulejos de Policarpo de Oliveira Bernardes por João Alpuim Botelho
Pintura de Cornelis de Beer por Pedro Raimundo
Apresentação do futuro Espaço de Memória por Ana Rita Cunha
11h30h | Pausa para café
12h | Reflexões e desafios, moderado por Júlio Vasconcelos, presidente da Assembleia Geral da SCMVC
Valorização do património como garante da identidade, por António Magalhães, Universidade do Minho – Instituto de Ciências Sociais
Património como fator de desenvolvimento e coesão territorial, por Gonçalo Maia Marques, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
13h | Pausa para almoço [livre]
14h30 | O património nas Misericórdias, moderado por José Rabaça, Secretariado Nacional da UMP
Misericórdia de Barcelos
Misericórdia de Chaves
Misericórdia de Ponte da Barca
Misericórdia de Vila Nova de Gaia
16h30 | Boas práticas e desafios na gestão do património, moderado por Alípio de Matos, presidente do Secretariado Regional da UMP de Viana do Castelo
Inês Dentinho, Conselho de Gestão do Fundo Rainha D. Leonor
Mariano Cabaço, Gabinete do Património Cultural da UMP
17h | Lançamento do projeto Viver Património no distrito de Viana do Castelo
17h30 | Sessão de encerramento
José Augusto Silveira, Secretariado Nacional da UMP
Mário Guimarães, provedor da Misericórdia de Viana do Castelo
18h | Momento musical pelo organista Daniel Ribeiro
18h15 | Verde de Honra
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.