Até ao próximo domingo, dia 29, Viana do Castelo acolhe as comemorações oficiais do Dia do Exército, reunindo cerca de 1.200 os militares e 170 viaturas para promoção das atividades que acontecem um pouco por toda a cidade. As celebraçõesintegram uma programação extensa, como cerimónias militares, demonstrações, exposições, homenagens, concertos, apresentações de livros e corridas solidárias, entre atividades diversas para a comunidade.
Para hoje, dia 24, terça-feira, destacam-se as inaugurações da Expo Exército 2023, no Jardim da Marina, e da Exposição Tecnológica, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Para hoje, está ainda agendada a apresentação do livro “D. João I e o Exército”, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, e a inauguração da exposição “D. João I”, nos Antigos Paços do Concelho, às 18h00; seguida da inauguração da exposição “In Tempo Real”, no mesmo espaço.
Na quarta-feira, dia 25, às 11h00, decorrerá a demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h00, a demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara às 18h00.
A 26 de outubro, quinta-feira, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h00, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h00, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente a demonstração cinotécnica a partir das 15h00 e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h00. A Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22h00. Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina receberá o Salto de Paraquedistas Noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.
A 27 de outubro, às 9h00, a Biblioteca Municipal acolhe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h00, sucederá a Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local.
Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército. A 28 de outubro, às 10h00, acontecerá a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h00, está agendado o Descerramento de placa do
Exército na Praça do Eixo Atlântico. O Rio Lima acolherá, nessa tarde, às 15h00, a Demonstração Operacional e, às 16h00, o Pavilhão Municipal José Natário receberá o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolherá também o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.
O domingo, 29 de outubro, será assinalado pela Missa de Ação de Graças e Sufrágio, no Santuário da Senhora da Agonia, às 11h00; às 12h00, o Campo d’Agonia receberá a Cerimónia Militar e, às 17h00, encerrarão as comemorações aa Expo Exército, no Forte Santiago da Barra.
O espírito natalício já chegou a Valença e traz este ano uma campanha especial para incentivar as compras no comércio tradicional. A iniciativa, intitulada “Valença é Natal 2025”, permite aos clientes habilitarem-se a ganhar vales de compras ao realizarem compras nos estabelecimentos aderentes.
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.