Até ao próximo domingo, dia 29, Viana do Castelo acolhe as comemorações oficiais do Dia do Exército, reunindo cerca de 1.200 os militares e 170 viaturas para promoção das atividades que acontecem um pouco por toda a cidade. As celebraçõesintegram uma programação extensa, como cerimónias militares, demonstrações, exposições, homenagens, concertos, apresentações de livros e corridas solidárias, entre atividades diversas para a comunidade.
Para hoje, dia 24, terça-feira, destacam-se as inaugurações da Expo Exército 2023, no Jardim da Marina, e da Exposição Tecnológica, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Para hoje, está ainda agendada a apresentação do livro “D. João I e o Exército”, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, e a inauguração da exposição “D. João I”, nos Antigos Paços do Concelho, às 18h00; seguida da inauguração da exposição “In Tempo Real”, no mesmo espaço.
Na quarta-feira, dia 25, às 11h00, decorrerá a demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h00, a demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara às 18h00.
A 26 de outubro, quinta-feira, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h00, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h00, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente a demonstração cinotécnica a partir das 15h00 e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h00. A Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22h00. Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina receberá o Salto de Paraquedistas Noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.
A 27 de outubro, às 9h00, a Biblioteca Municipal acolhe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h00, sucederá a Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local.
Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército. A 28 de outubro, às 10h00, acontecerá a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h00, está agendado o Descerramento de placa do
Exército na Praça do Eixo Atlântico. O Rio Lima acolherá, nessa tarde, às 15h00, a Demonstração Operacional e, às 16h00, o Pavilhão Municipal José Natário receberá o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolherá também o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.
O domingo, 29 de outubro, será assinalado pela Missa de Ação de Graças e Sufrágio, no Santuário da Senhora da Agonia, às 11h00; às 12h00, o Campo d’Agonia receberá a Cerimónia Militar e, às 17h00, encerrarão as comemorações aa Expo Exército, no Forte Santiago da Barra.
O orçamento da Câmara de Melgaço, de cerca de 37 milhões de euros, tem como prioridade as zonas de acolhimento empresarial e a reabilitação do centro de saúde, divulgou a autarquia.
Esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, das 21h às 22h30, a “Mamãs Sem Dúvidas” volta a promover o “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs, desta vez com uma edição dedicada aos cuidados a ter na gravidez e com o bebé durante o inverno.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.