Até ao próximo domingo, dia 29, Viana do Castelo acolhe as comemorações oficiais do Dia do Exército, reunindo cerca de 1.200 os militares e 170 viaturas para promoção das atividades que acontecem um pouco por toda a cidade. As celebraçõesintegram uma programação extensa, como cerimónias militares, demonstrações, exposições, homenagens, concertos, apresentações de livros e corridas solidárias, entre atividades diversas para a comunidade.
Para hoje, dia 24, terça-feira, destacam-se as inaugurações da Expo Exército 2023, no Jardim da Marina, e da Exposição Tecnológica, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Para hoje, está ainda agendada a apresentação do livro “D. João I e o Exército”, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17h00, e a inauguração da exposição “D. João I”, nos Antigos Paços do Concelho, às 18h00; seguida da inauguração da exposição “In Tempo Real”, no mesmo espaço.
Na quarta-feira, dia 25, às 11h00, decorrerá a demonstração de inativação de engenhos explosivos no Jardim da Marina e, às 15h00, a demonstração cinotécnica no mesmo local. O Centro Cultural de Viana do Castelo acolhe um concerto de Música de Câmara às 18h00.
A 26 de outubro, quinta-feira, o programa inclui abertura da Exposição Tecnológica no Centro Cultural, às 11h00, e demonstração de capacidade de armas químicas no Jardim da Marina, pela mesma hora. De tarde, às 14h00, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo é palco do Seminário Perspetiva de Género. O Jardim da Marina recebe novamente a demonstração cinotécnica a partir das 15h00 e o Centro Cultural um concerto de Música de Câmara, às 18h00. A Praça da Liberdade é palco de um Concerto Jovem, às 22h00. Nessa noite, às 23h55, o Jardim da Marina receberá o Salto de Paraquedistas Noturno e às 23h59 haverá fogo de artifício.
A 27 de outubro, às 9h00, a Biblioteca Municipal acolhe o Seminário “A Modernização da Guerra”. Nessa tarde, às 17h00, sucederá a Cerimónia de Homenagem aos Mortos no Largo 9 de Abril, seguida de Homenagem ao Batalhão de Caçadores Nº 9, no mesmo local.
Na noite de 27 de outubro, a Praça da Liberdade recebe o Concerto da Orquestra Ligeira do Exército. A 28 de outubro, às 10h00, acontecerá a Corrida Solidária e atividades “SUPERA” na Praia Norte. Para as 12h00, está agendado o Descerramento de placa do
Exército na Praça do Eixo Atlântico. O Rio Lima acolherá, nessa tarde, às 15h00, a Demonstração Operacional e, às 16h00, o Pavilhão Municipal José Natário receberá o Sarau Gímnico e Musical. Às 18h00, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolherá também o Concerto da Banda Sinfónica do Exército.
O domingo, 29 de outubro, será assinalado pela Missa de Ação de Graças e Sufrágio, no Santuário da Senhora da Agonia, às 11h00; às 12h00, o Campo d’Agonia receberá a Cerimónia Militar e, às 17h00, encerrarão as comemorações aa Expo Exército, no Forte Santiago da Barra.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.
Disputou-se este fim-de-semana a 20.ª jornada da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, com destaque para o reforço da liderança do Castelense e para a perseguição do Atlético dos Arcos.
O fim-de-semana foi de grande emoção na 21ª jornada do distrital da 2ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos consolidou a liderança com uma vitória convincente por 4-0 frente ao Cabaços, enquanto o Távora não ficou atrás e goleou o Ilustre Caminha por 5-1, mantendo-se assim colado ao primeiro lugar, ambos com 49 pontos.
António José Seguro, natural das Caldas da Rainha, venceu a segunda volta das eleições presidenciais desta noite, tornando-se o novo Presidente da República.
O candidato à Presidência da República, André Ventura, felicitou António José Seguro e desejou-lhe “um bom mandato”.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.