O Dia de Portugal será marcado por baixa da temperatura, aguaceiros por vezes fortes, com trovoada, granizo e vento por vezes forte, especialmente no norte e centro do continente, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o meteorologista Jorge Ponte, do IPMA, foram já emitidos avisos amarelos para precipitação e trovoada para o norte e centro do país, mas “estes avisos deverão ser agravados para laranja” relativamente à noite de terça para quarta-feira.
Na segunda-feira ainda se verificou tempo quente em grande parte do território, com temperaturas máximas de 35 a 40 graus, particularmente no norte e centro do continente, enquanto no sul ocorreu uma descida da temperatura.
Esta terça-feira, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, haverá “um aumento desta instabilidade, e já será um dia com mais humidade, com descida de temperatura, apesar de ainda manter valores relativamente elevados, especialmente no interior”, e com aguaceiros mais frequentes, que poderão ser por vezes acompanhados de trovoada.
“Chamo a atenção para o período entre o final da tarde, e prolongando-se durante a noite de terça para quarta-feira, com possibilidade de ocorrerem trovoadas mais intensas, aguaceiros fortes, que por vezes poderão ser de granizo e ser acompanhados de rajadas de vento mais intensas, particularmente no litoral a norte de Leiria e também o interior norte e centro”, destacou.
Segundo o meteorologista, o IPMA já emitiu avisos amarelos para precipitação e trovoada para esta região, incluindo os distritos de Viseu e de Vila Real, mas “estes avisos deverão ser agravados para laranja”.
“Estamos a analisar essa possibilidade, agravamento para laranja de trovoada e eventualmente estender um pouco para os distritos de Bragança, por exemplo, mais para o período da noite. É uma situação com bastante instabilidade, são sempre fenómenos mais localizados, não vai ocorrer em toda essa área, mas existe potencial para, onde ocorrer, poder ser severo”, sublinhou.
Para quarta-feira está prevista uma diminuição da instabilidade, mas poderão ainda ocorrer alguns aguaceiros e trovoada na região norte, especialmente na quinta-feira.
Na quinta e na sexta-feira, o tempo melhorará um pouco, embora possa ocorrer ainda precipitação, com períodos de chuva fraca, mas sem trovoada.
No litoral norte e centro poderá haver alguma nebulosidade e precipitação e a temperatura deverá manter-se um pouco mais baixa do que a dos últimos dias.
No fim de semana, sobretudo a partir de domingo, “o mais provável é haver uma estabilização do estado do tempo e subida da temperatura”, acrescentou.
O IPMA colocou sob aviso amarelo oito distritos do norte de Portugal continental na terça e na quarta-feira devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoada e granizo, com possibilidade de rajadas de vento forte.
Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso entre as 18:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.
AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.
A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.
Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.
Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.
O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.
O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.
Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.