O Dia de Portugal será celebrado este ano na Times Square, Nova Iorque, numa iniciativa do grupo O Valor do Tempo que conta com a apresentação de uma tapeçaria e a presença do governador de Nova Jérsia.
O evento decorre a 10 de junho na loja d’”O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” – inaugurada no ano passado no coração da Times Square, um dos mais visitados pontos turísticos dos Estados Unidos- , e terá como convidado especial o governador do estado de Nova Jérsia, Phil Murphy.
“O convite a Phil Murphy, que foi prontamente aceite, teve um propósito simbólico: o estado de Nova Jérsia reúne uma das maiores comunidades lusófona e lusodescendente em solo americano, sendo o governador, por esse motivo, um distinto representante da grande comunidade portuguesa nos Estados Unidos”, explicou O Valor do Tempo, num comunicado de imprensa.
Já o Governo português far-se-á representar pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Aos representantes políticos irão juntar-se ainda membros da comunidade luso-americana.
Durante o evento será apresentada uma obra de arte representativa da cultura portuguesa: uma tapeçaria com quase três metros de altura integralmente bordada à mão em ponto de Arraiolos, usando exclusivamente lã de ovelha Bordaleira da Serra da Estrela.
“Ilustrando uma varina que carrega latas de conservas que revelam a bandeira de cada um dos 50 estados norte-americanos, esta tapeçaria ficará em permanência em exposição na loja como marco da cultura lusófona, funcionando o espaço como uma embaixada emocional de Portugal a partir do dia 10 de junho numa homenagem ao país, aos portugueses e à presença portuguesa por todo o mundo”, indica-se no comunicado.
“Com este ato simbólico assinalado propositadamente no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas naquele que é considerado o centro do mundo, Times Square, o Grupo reafirma a riqueza cultural do seu país com elevação, colocando em destaque um Portugal moderno que há muito saiu da sombra, moldado pela sustentabilidade e pela inovação, orgulhoso da sua História e preparado para o futuro”, concluiu O Valor do Tempo.
Várias comunidades portuguesas nos Estados Unidos preparam já as celebrações do Dia de Portugal, que em Nova Iorque incluem a ponte Governador Mario M. Cuomo, a mais longa do estado, que voltará este ano a ser iluminada com as cores da bandeira nacional.
Tal como já aconteceu no ano passado, a iniciativa partiu também da associação ‘New York Portuguese American Leadership Conference’ (NYPALC) e está agendada para 22 de junho, com a realização ainda de um piquenique com a comunidade.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?