O Dia de Portugal será celebrado este ano na Times Square, Nova Iorque, numa iniciativa do grupo O Valor do Tempo que conta com a apresentação de uma tapeçaria e a presença do governador de Nova Jérsia.
O evento decorre a 10 de junho na loja d’”O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” – inaugurada no ano passado no coração da Times Square, um dos mais visitados pontos turísticos dos Estados Unidos- , e terá como convidado especial o governador do estado de Nova Jérsia, Phil Murphy.
“O convite a Phil Murphy, que foi prontamente aceite, teve um propósito simbólico: o estado de Nova Jérsia reúne uma das maiores comunidades lusófona e lusodescendente em solo americano, sendo o governador, por esse motivo, um distinto representante da grande comunidade portuguesa nos Estados Unidos”, explicou O Valor do Tempo, num comunicado de imprensa.
Já o Governo português far-se-á representar pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Aos representantes políticos irão juntar-se ainda membros da comunidade luso-americana.
Durante o evento será apresentada uma obra de arte representativa da cultura portuguesa: uma tapeçaria com quase três metros de altura integralmente bordada à mão em ponto de Arraiolos, usando exclusivamente lã de ovelha Bordaleira da Serra da Estrela.
“Ilustrando uma varina que carrega latas de conservas que revelam a bandeira de cada um dos 50 estados norte-americanos, esta tapeçaria ficará em permanência em exposição na loja como marco da cultura lusófona, funcionando o espaço como uma embaixada emocional de Portugal a partir do dia 10 de junho numa homenagem ao país, aos portugueses e à presença portuguesa por todo o mundo”, indica-se no comunicado.
“Com este ato simbólico assinalado propositadamente no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas naquele que é considerado o centro do mundo, Times Square, o Grupo reafirma a riqueza cultural do seu país com elevação, colocando em destaque um Portugal moderno que há muito saiu da sombra, moldado pela sustentabilidade e pela inovação, orgulhoso da sua História e preparado para o futuro”, concluiu O Valor do Tempo.
Várias comunidades portuguesas nos Estados Unidos preparam já as celebrações do Dia de Portugal, que em Nova Iorque incluem a ponte Governador Mario M. Cuomo, a mais longa do estado, que voltará este ano a ser iluminada com as cores da bandeira nacional.
Tal como já aconteceu no ano passado, a iniciativa partiu também da associação ‘New York Portuguese American Leadership Conference’ (NYPALC) e está agendada para 22 de junho, com a realização ainda de um piquenique com a comunidade.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.