O Dia de Portugal será celebrado este ano na Times Square, Nova Iorque, numa iniciativa do grupo O Valor do Tempo que conta com a apresentação de uma tapeçaria e a presença do governador de Nova Jérsia.
O evento decorre a 10 de junho na loja d’”O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa” – inaugurada no ano passado no coração da Times Square, um dos mais visitados pontos turísticos dos Estados Unidos- , e terá como convidado especial o governador do estado de Nova Jérsia, Phil Murphy.
“O convite a Phil Murphy, que foi prontamente aceite, teve um propósito simbólico: o estado de Nova Jérsia reúne uma das maiores comunidades lusófona e lusodescendente em solo americano, sendo o governador, por esse motivo, um distinto representante da grande comunidade portuguesa nos Estados Unidos”, explicou O Valor do Tempo, num comunicado de imprensa.
Já o Governo português far-se-á representar pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Aos representantes políticos irão juntar-se ainda membros da comunidade luso-americana.
Durante o evento será apresentada uma obra de arte representativa da cultura portuguesa: uma tapeçaria com quase três metros de altura integralmente bordada à mão em ponto de Arraiolos, usando exclusivamente lã de ovelha Bordaleira da Serra da Estrela.
“Ilustrando uma varina que carrega latas de conservas que revelam a bandeira de cada um dos 50 estados norte-americanos, esta tapeçaria ficará em permanência em exposição na loja como marco da cultura lusófona, funcionando o espaço como uma embaixada emocional de Portugal a partir do dia 10 de junho numa homenagem ao país, aos portugueses e à presença portuguesa por todo o mundo”, indica-se no comunicado.
“Com este ato simbólico assinalado propositadamente no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas naquele que é considerado o centro do mundo, Times Square, o Grupo reafirma a riqueza cultural do seu país com elevação, colocando em destaque um Portugal moderno que há muito saiu da sombra, moldado pela sustentabilidade e pela inovação, orgulhoso da sua História e preparado para o futuro”, concluiu O Valor do Tempo.
Várias comunidades portuguesas nos Estados Unidos preparam já as celebrações do Dia de Portugal, que em Nova Iorque incluem a ponte Governador Mario M. Cuomo, a mais longa do estado, que voltará este ano a ser iluminada com as cores da bandeira nacional.
Tal como já aconteceu no ano passado, a iniciativa partiu também da associação ‘New York Portuguese American Leadership Conference’ (NYPALC) e está agendada para 22 de junho, com a realização ainda de um piquenique com a comunidade.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.