Este domingo, dia 5 de maio, assinala-se o Dia da Mãe e a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou um programa que pretende incentivar a bons momentos de convívio entre mães, filhos e famílias, pensado para o Parque Ecológico Urbano e de acesso gratuito.
Assim, das 10h00 às 18h00, estarão disponíveis um PhotoBooth, para que mães e filhos levem um registo fotográfico do dia, pinturas faciais e caça ao tesouro.
Às 11h00, acontece uma Hora do Conto pel’O Bicho Papelão, trio contador de histórias. Entre as 15h00 e as 18h00, serão promovidos jogos de tabuleiro e, às 17h30, momento musical pela Escola Amadeus. O dia termina pelas 18h30, com concertos meditativos pela RelaxArt.
Estão abertas inscrições para dois workshops, gratuitos: Kokedamas, forma de arte em jardins japoneses, das 10h00 às 15h00; Cabeçudos em pasta de papel, também das 10h00 às 15h00. As inscrições são limitadas, através do email gci@cm-viana-castelo.pt, e podem ser feitas até ao início da atividade (ou até esgotarem as vagas disponíveis).
Se as condições meteorológicas forem adversas para atividades ao ar livre, a Câmara Municipal de Viana do Castelo terá espaços alternativos, dentro do Parque Ecológico Urbano e do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), para os workshops de Kokedamas e Cabeçudos, nos mesmos horários.
Esta é mais uma atividade que visa dinamizar o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, situado em torno do espelho de água proporcionado pela caldeira das Azenhas de D. Prior, ocupando cerca de 20 hectares em plena cidade.
Corresponde a um espaço natural que resulta da intervenção do Programa Polis em Viana do Castelo. Localizado a nascente do Centro Histórico e a poente da ponte Eiffel, o Parque é parte integrante do estuário do rio Lima, que estendeu um braço para dentro da sua margem direita, sendo uma área de elevado interesse e sensibilidade ambiental. Galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, pode ser considerado como o “primeiro Parque de halófitas em Portugal”.
Desde que abriu as portas ao público em geral, o parque tem recebido semanalmente a visita de centenas de vianenses e acolhido as mais variadas iniciativas de lazer, cultura, convívio, workshops e ações de formação, teatro e apresentação, até alguns eventos desportivos de baixo impacto para a natureza.
O Parque é uma importante zona húmida costeira, alimentado diariamente pela água salobra da maré e pela água doce da ribeira de S. Vicente, tornando-se um verdadeiro ‘hotspot’ biológico na cidade de Viana do Castelo. Neste espaço, os visitantes podem usufruir dos diferentes espaços e equipamentos de lazer, sempre em convívio com a natureza.

O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.