A Direção-Geral da Saúde recomenda medidas preventivas, como a ingestão de água, face às previsões de aumento de temperatura nos próximos dias, com valores a ultrapassarem os 35°C em algumas zonas do país. Recomenda-se ainda que se evite a exposição solar nas horas de maior calor e cuidados especiais com crianças, idosos, doentes crónicos ou pessoas com mobilidade reduzida.
Considerando as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha o consumo regular de água, mesmo sem sede, evitando a ingestão de bebidas alcoólicas.
A DGS refere que a exposição direta ao sol deve ser evitada, sobretudo entre as 11h00 e as 17h00.
Deve também ter-se especial atenção com os doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
A DGS recomenda ainda o uso de roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, e chapéu de abas largas e óculos de sol, bem como o uso protetor solar de fator proteção acima de 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas.
A autoridade de saúde sugere também que sejam feitas refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia.
Para quem trabalha no exterior, deverá fazê-lo acompanhado. “Em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência”, sublinha a DGS.
Nos períodos de maior calor, deve-se correr as persianas ou portadas das casas. Ao entardecer, deve-se “deixar que o ar circule pela casa”.
A população deve ainda procurar manter-se em ambientes frescos “pelo menos duas a três horas por dia”.
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).