A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam as ações do módulo de verão do "Projeto de Promoção da Saúde", com o objetivo de disseminar boas práticas de saúde junto da população durante o período sazonal de verão.
O “Projeto de Promoção da Saúde”, lançado em julho de 2024, tem como objetivo capacitar os militares da GNR para a partilha de boas práticas de saúde junto da população, com especial enfoque nos períodos sazonais de verão e inverno.
Na ação que agora se inicia, irá ser lembrada a importância da hidratação em todas as idades, com especial enfoque na população sénior pertencente aos grupos de risco. Através desta ação, o projeto reforça a sua abrangência, chegando a todas as regiões do país e promovendo uma cultura preventiva de saúde em proximidade com as comunidades.
Considerando as elevadas temperaturas expectáveis durante este período sazonal, a DGS considera estratégico intensificar este trabalho conjunto e imediato, aproveitando a proximidade da GNR com a comunidade, de modo a facilitar a adesão da população às boas práticas de saúde.
A DGS e a GNR reconhecem que a conceção e a implementação de ações para promover a adesão às recomendações de ambos os períodos sazonais são cruciais para a saúde e o bem-estar da população. Estas ações revestem-se de particular relevância, particularmente, junto da população sénior, ao promover um aumento da literacia em saúde, permitindo que os cidadãos tomem decisões mais informadas sobre a sua saúde, e reduzindo o isolamento social, através do contacto de proximidade estabelecido.
Para desenvolverem esta ação, os militares da GNR tiveram uma formação ministrada pela DGS, com foco no impacto fisiológico do calor, nas estratégias de comunicação e de ativação comportamental, bem como nas medidas preventivas a adotar durante este período sazonal.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.
A Autoridade Marítima Nacional divulgou esta terça-feira o balanço da época balnear 2025, revelando que 16 pessoas perderam a vida nas praias portuguesas entre 1 de maio e 31 de agosto, das quais dez devido a afogamento.
As eleições autárquicas de outubro vão contar com oito candidatos à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O atual presidente, Luís Nobre (PS), recandidata-se ao cargo, enquanto novas figuras e forças políticas entram na disputa pelo executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, a aquisição de três lojas comerciais no centro da cidade por 1,4 milhões de euros. O objetivo é instalar serviços municipais atualmente dispersos por vários edifícios arrendados.
Valença volta a recuar no tempo com a realização de mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, que decorre de 5 a 7 de setembro, no interior da Fortaleza. Durante três dias, o centro histórico da cidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com animação, recriações históricas, gastronomia e artesanato.
O emblemático traje vianense foi recentemente protagonista de uma sessão fotográfica realizada por alunos do curso de fotografia da DTK – Escola de Artes em Bærum, Noruega, numa ação que pretendeu divulgar e valorizar a cultura tradicional portuguesa no exterior. A sessão decorreu em frente ao Palácio Real, no coração de Oslo, atraindo a atenção de centenas de noruegueses e turistas.
O projeto Viana STARTS, apoiado pela Iniciativa Urbana Europeia, está a expandir o seu impacto para além de Viana do Castelo, replicando soluções inovadoras em três cidades parceiras na Europa.