No Dia Escolar da Não Violência e da Paz, que se assinala esta terça-feira, 30 de janeiro, 831 alunos, professores e funcionários da escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho desenharam uma pomba da paz e formaram um cordão no recinto escolar.
Dezenas de pombas voaram ainda, nos céus do Agrupamento de Escolas, em colaboração com a União Columbófila Valenciana.
José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença e os vereadores Ana Paula Xavier e Arlindo Sousa participaram na atividade que contou, também, com a presença da direção do Agrupamento de Escolas, de militares da Escola Segura da Guarda Nacional Republicana e representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação Agrupamento Escolas do Concelho de Valença.

O “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”, este ano, teve por tema “Desinformação em Contexto de Guerra!”, por proposta da Direção-Geral da Educação.

As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.