Dez barras marítimas estão fechadas a toda a navegação e três estão condicionadas devido à agitação marítima, segundo informação disponível no 'site' da Marinha Portuguesa.
Segundo a Marinha, estão encerradas as barras de Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira, Peniche e Alvor.
A barra de Aveiro está fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros, mantendo-se aberta à restante navegação.
Já a barra de Leixões está condicionada a toda a navegação de embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
A barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros.
As restantes 34 barras marítimas estão abertas a toda a navegação.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou toda a costa portuguesa sob aviso laranja na quinta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
Toda a costa portuguesa vai estar sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 21:00 de quinta-feira, passando depois a laranja até às 12:00 de sexta-feira.
Portugal continental vai ser afetado pela depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora e agitação marítima.
Devido a previsão de chuva e vento fortes, o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo realizaram recentemente uma ação interna de sensibilização e contacto com pessoas com deficiência visual, em colaboração com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.
A Comissão de Festas da Romaria de Santa Marta promove, no próximo dia 23 de novembro, o tradicional “Sarrabulho à Romaria”, um convívio gastronómico que terá lugar no salão de festas do Centro Social de Santa Marta.
A AF Viana do Castelo realizou uma cerimónia de reconhecimento dedicada a clubes, dirigentes e personalidades que têm contribuído de forma exemplar para o crescimento e sucesso do futebol distrital.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Centro de Mar, promove entre 8 e 16 de novembro a XI Semana do Mar, iniciativa que assinala o Dia Nacional do Mar e que transforma a cidade num ponto de encontro entre arte, ciência, educação e património marítimo.
Valença associa-se às comemorações do Dia Mundial do Enoturismo no próximo domingo, 9 de novembro, com iniciativas que permitem aos visitantes conhecer de perto a riqueza vínica do concelho.
Ponte de Lima acolhe, de 24 a 28 de novembro, a II Semana da Ciência, uma iniciativa que destaca o talento limiano nas mais diversas áreas do conhecimento. O evento inclui palestras, mesas-redondas, tertúlias e workshops, dirigidos tanto ao público escolar como à comunidade em geral.
Viana do Castelo será, nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, o palco do 20º Encontro Internacional das Artes, organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC). Sob o tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”, o evento celebra duas décadas de diálogo entre artistas, públicos e territórios.