Logo
Nacional

Detidos 2 falsos inspetores da PJ que “apreendiam” dinheiro e bens em “buscas”

20 Setembro, 2024 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens que se faziam passar por inspetores daquela polícia para efetuarem “buscas domiciliárias” no Norte do país, apoderando-se de objetos em ouro, relógios, documentos e dinheiro.

Em comunicado, a PJ refere que um dos casos remonta a 25 de junho, quando um grupo de homens se dirigiu a uma residência em Fafe, pelas 07:00, onde habita um empresário e respetiva família, pretendendo dar cumprimento a uma alegada busca domiciliária.

“Munidos de autorizações judiciais contrafeitas e devidamente equipados com coletes, crachás e indumentária característica da PJ, evidenciando algum profissionalismo e confiança na suposta diligência, os homens iniciaram a busca, apreendendo objetos em ouro, relógios, documentos e dinheiro, cujo valor ultrapassou os 100 mil euros”, refere o comunicado.

Efetuaram ainda um procedimento semelhante numa das empresas da vítima, arrecadando mais dinheiro.

Com o início da investigação, vieram a ser contabilizados episódios análogos em vários concelhos da zona Norte do país, que foram sucedendo nas semanas seguintes.

“O desenvolvimento investigatório permitiu identificar os suspeitos que, de forma organizada e recorrendo a meios propositadamente angariados para a prática dos crimes, apresentam um vasto passado criminal, tendo já sido condenados e cumprido penas de prisão”, lê-se ainda no comunicado.

A PJ refere que foram realizadas diversas diligências de investigação, designadamente com utilização de meios especiais de obtenção de prova, cumprindo-se ainda buscas domiciliárias e não domiciliárias.

Foi possível recuperar cerca de 30 mil euros em dinheiro, relógios, ouro, moeda estrangeira, viaturas, crachás, coletes e documentos de identificação contrafeitos alusivos à Polícia Judiciária.

Os detidos estão indiciados pelos crimes de burla qualificada, associação criminosa, usurpação de funções e contrafação de documentos.

Têm 48 e 54 anos e são residentes um em Paredes e o outro em Viana do Castelo.

Vão ser presentes a tribunal para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 20 Setembro, 2024

Detidos 2 falsos inspetores da PJ que “apreendiam” dinheiro e bens em “buscas”

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois homens que se faziam passar por inspetores daquela polícia para efetuarem “buscas domiciliárias” no Norte do país, apoderando-se de objetos em ouro, relógios, documentos e dinheiro.

Regional 20 Setembro, 2024

ASAE apreende 410 quilos de carne imprópria para consumo num talho em Barcelos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 410 quilos de carne num talho em Barcelos e instaurou um processo-crime, por posse e comercialização de géneros alimentícios "bastante deteriorados e impróprios para o consumo".

Regional 20 Setembro, 2024

Unidade Local de Saúde do Alto Minho atinge mais de 97% de taxa de utentes com médico de família

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu com o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, João Porfírio Oliveira, num encontro que teve como objetivo fazer um balanço da saúde na região, que as duas entidades consideraram ser positivo e favorável à população.

Desporto 20 Setembro, 2024

Vianense volta a jogar com o Portimonense para a Taça de Portugal passados 46 anos

Vianense e Portimonense vão defrontar-se pela terceira vez na Taça de Portugal. A primeira foi há 64 anos a trás, numa eliminatória realizada em duas mãos. A equipa minhota nunca perdeu com os algarvios, conseguindo seguir sempre em frente na competição.

Regional 20 Setembro, 2024

Ponte de Lima promove Semana da Ciência

O Município de Ponte de Lima promove, de 7 a 12 de outubro, a I Semana da Ciência, um evento destinado a toda a comunidade, em especial ao público escolar que visa promover a ciência e o conhecimento.

Regional 20 Setembro, 2024

Caio volta a Paredes de Coura

O pequeno auditório do Centro Cultural de Paredes de Coura recebe já esta sexta-feira, 20 setembro, a partir das 22h00, o concerto intimista de Caio, pseudónimo de João Santos, que nos traz o incontornável "Queda Livre", primeiro avanço para o disco prometido para final do ano.

Regional 20 Setembro, 2024

Viana do Castelo promove loteamento para casas a custos controlados

A Câmara de Viana do Castelo aprovou um loteamento municipal para habitação a custos controlados em São Romão do Neiva, destinado a agregados familiares com rendimento mensal entre 1.700 e 3.000 euros, revelou o presidente da autarquia.