A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 22 anos suspeito de ser um dos coautores dos crimes de associação criminosa e de furto qualificado a uma ourivesaria em Ponte de Lima.
“Os factos ocorreram quando o suspeito, acompanhado de outros, aproveitando a distração, com artifício criado sobre a funcionária, entrou numa ourivesaria, no centro da vila, e subtraiu diversos objetos de valor, avaliados em dezenas de milhares de euros”, descreve a PJ, em comunicado.
De acordo com a PJ, o autor do furto, baleado pelo proprietário da ourivesaria à saída do estabelecimento, é ainda “suspeito de integrar uma vasta rede criminosa de caráter internacional”.
Esta rede, diz a PJ, dedica-se “ao cometimento de crimes contra o património em vários países europeus”.
“Após o furto, o suspeito saiu apeado da ourivesaria, momento em que o proprietário, apercebendo-se do ocorrido, apontou uma arma de fogo na sua direção e efetuou disparos, atingindo-o e provocando-lhe ferimentos num braço”, descreve a PJ.
O suspeito está, desde 30 de novembro, numa unidade hospitalar da região “em tratamento e recuperação”, acrescenta.
A detenção ocorreu “na sequência de um episódio criminal envolvendo um comerciante de ourivesaria, no passado dia 30 de outubro, em Ponte de Lima”.
A operação foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, em “cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público”.
O proprietário da ourivesaria em Ponte de Lima que a 30 de outubro baleou um jovem que alegadamente participou no furto foi detido e saiu em liberdade, com proibição de comprar armas nos próximos oito meses, revelou na ocasião fonte policial.
A mesma fonte indicou tratar-se de um empresário de 82 anos.
Além do ferido, o furto, entre as 15:31 e as 15:40, terá tido a colaboração de mais dois homens que se colocaram em fuga.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.