A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 22 anos suspeito de ser um dos coautores dos crimes de associação criminosa e de furto qualificado a uma ourivesaria em Ponte de Lima.
“Os factos ocorreram quando o suspeito, acompanhado de outros, aproveitando a distração, com artifício criado sobre a funcionária, entrou numa ourivesaria, no centro da vila, e subtraiu diversos objetos de valor, avaliados em dezenas de milhares de euros”, descreve a PJ, em comunicado.
De acordo com a PJ, o autor do furto, baleado pelo proprietário da ourivesaria à saída do estabelecimento, é ainda “suspeito de integrar uma vasta rede criminosa de caráter internacional”.
Esta rede, diz a PJ, dedica-se “ao cometimento de crimes contra o património em vários países europeus”.
“Após o furto, o suspeito saiu apeado da ourivesaria, momento em que o proprietário, apercebendo-se do ocorrido, apontou uma arma de fogo na sua direção e efetuou disparos, atingindo-o e provocando-lhe ferimentos num braço”, descreve a PJ.
O suspeito está, desde 30 de novembro, numa unidade hospitalar da região “em tratamento e recuperação”, acrescenta.
A detenção ocorreu “na sequência de um episódio criminal envolvendo um comerciante de ourivesaria, no passado dia 30 de outubro, em Ponte de Lima”.
A operação foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, em “cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público”.
O proprietário da ourivesaria em Ponte de Lima que a 30 de outubro baleou um jovem que alegadamente participou no furto foi detido e saiu em liberdade, com proibição de comprar armas nos próximos oito meses, revelou na ocasião fonte policial.
A mesma fonte indicou tratar-se de um empresário de 82 anos.
Além do ferido, o furto, entre as 15:31 e as 15:40, terá tido a colaboração de mais dois homens que se colocaram em fuga.
Viana do Castelo será uma das primeiras cidades portuguesas a dar início à época natalícia de 2025. A capital do Alto Minho acende as luzes de Natal no sábado, 8 de novembro, antecipando-se, mais uma vez, a Vigo, cidade galega conhecida pela grandiosidade da sua iluminação e que deverá inaugurar o seu espetáculo luminoso apenas no fim de semana de 15 e 16 de novembro.
A banda Dubaquito, composta por jovens músicos de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, conquistou o primeiro lugar na 11.ª edição do concurso de bandas de garagem “Sounds Out”, iniciativa promovida pela Escola de Música de Perre.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo promove, no próximo 31 de outubro, a sua tradicional Festa de Halloween, uma iniciativa que alia diversão e solidariedade.
O canoísta limiano Fernando Pimenta foi recentemente distinguido com o Prémio Prestígio Fundação do Desporto, durante a sexta edição dos Prémios Empresariais do Desporto, que decorreram na Estufa Fria, em Lisboa.
Os crimes contra pessoas com 65 ou mais anos aumentaram 26,4% entre 2020 e 2024, segundo dados da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ). No último ano, foram registados 42.313 crimes contra idosos — uma ligeira descida face a 2023 (43.640), mas ainda muito acima dos 33.469 casos contabilizados em 2020.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) iniciou uma campanha interna de contacto e oferta de emprego para jovens inscritos sem subsídio de desemprego. A medida foi confirmada pelo secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, durante a discussão do Orçamento do Estado para 2026 na Assembleia da República.
A Juventude Viana continua a atravessar um momento de forma notável no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação orientada por André Torres somou, este sábado, a quarta vitória consecutiva, ao triunfar (3-4) frente ao Académico de Cambra, em partida disputada no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.