A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 22 anos suspeito de ser um dos coautores dos crimes de associação criminosa e de furto qualificado a uma ourivesaria em Ponte de Lima.
“Os factos ocorreram quando o suspeito, acompanhado de outros, aproveitando a distração, com artifício criado sobre a funcionária, entrou numa ourivesaria, no centro da vila, e subtraiu diversos objetos de valor, avaliados em dezenas de milhares de euros”, descreve a PJ, em comunicado.
De acordo com a PJ, o autor do furto, baleado pelo proprietário da ourivesaria à saída do estabelecimento, é ainda “suspeito de integrar uma vasta rede criminosa de caráter internacional”.
Esta rede, diz a PJ, dedica-se “ao cometimento de crimes contra o património em vários países europeus”.
“Após o furto, o suspeito saiu apeado da ourivesaria, momento em que o proprietário, apercebendo-se do ocorrido, apontou uma arma de fogo na sua direção e efetuou disparos, atingindo-o e provocando-lhe ferimentos num braço”, descreve a PJ.
O suspeito está, desde 30 de novembro, numa unidade hospitalar da região “em tratamento e recuperação”, acrescenta.
A detenção ocorreu “na sequência de um episódio criminal envolvendo um comerciante de ourivesaria, no passado dia 30 de outubro, em Ponte de Lima”.
A operação foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, em “cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público”.
O proprietário da ourivesaria em Ponte de Lima que a 30 de outubro baleou um jovem que alegadamente participou no furto foi detido e saiu em liberdade, com proibição de comprar armas nos próximos oito meses, revelou na ocasião fonte policial.
A mesma fonte indicou tratar-se de um empresário de 82 anos.
Além do ferido, o furto, entre as 15:31 e as 15:40, terá tido a colaboração de mais dois homens que se colocaram em fuga.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.