Logo
Regional

Detido suspeito de furto em ourivesaria de Ponte de Lima

7 Novembro, 2024 | 13:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 22 anos suspeito de ser um dos coautores dos crimes de associação criminosa e de furto qualificado a uma ourivesaria em Ponte de Lima.

“Os factos ocorreram quando o suspeito, acompanhado de outros, aproveitando a distração, com artifício criado sobre a funcionária, entrou numa ourivesaria, no centro da vila, e subtraiu diversos objetos de valor, avaliados em dezenas de milhares de euros”, descreve a PJ, em comunicado.

De acordo com a PJ, o autor do furto, baleado pelo proprietário da ourivesaria à saída do estabelecimento, é ainda “suspeito de integrar uma vasta rede criminosa de caráter internacional”.

Esta rede, diz a PJ, dedica-se “ao cometimento de crimes contra o património em vários países europeus”.

“Após o furto, o suspeito saiu apeado da ourivesaria, momento em que o proprietário, apercebendo-se do ocorrido, apontou uma arma de fogo na sua direção e efetuou disparos, atingindo-o e provocando-lhe ferimentos num braço”, descreve a PJ.

O suspeito está, desde 30 de novembro, numa unidade hospitalar da região “em tratamento e recuperação”, acrescenta.

A detenção ocorreu “na sequência de um episódio criminal envolvendo um comerciante de ourivesaria, no passado dia 30 de outubro, em Ponte de Lima”.

A operação foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, em “cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público”.

O proprietário da ourivesaria em Ponte de Lima que a 30 de outubro baleou um jovem que alegadamente participou no furto foi detido e saiu em liberdade, com proibição de comprar armas nos próximos oito meses, revelou na ocasião fonte policial.

A mesma fonte indicou tratar-se de um empresário de 82 anos.

Além do ferido, o furto, entre as 15:31 e as 15:40, terá tido a colaboração de mais dois homens que se colocaram em fuga.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Janeiro, 2026

Abertura do novo bloco de partos de Viana do Castelo adiada para março

O novo bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, cuja abertura estava prevista para dezembro, vai começar a funcionar dentro de cerca de 90 dias, anunciou a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Nacional 10 Janeiro, 2026

Projeto de lei propõe elevação de Vila de Punhe à categoria de vila

O grupo parlamentar do PS apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que visa a elevação da freguesia de Vila de Punhe, no concelho de Viana do Castelo, à categoria de vila.

Regional 10 Janeiro, 2026

Juventude Viana recebe Sporting de Tomar em duelo da Taça de Portugal

O Pavilhão José Natário prepara-se para receber esta sábado, às 21h30, um dos encontros mais aguardados da ronda de 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num duelo que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.

Desporto 10 Janeiro, 2026

Santa Luzia recebe este sábado o Feijó na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC regressa ao Pavilhão José Natário este sábado, 10 de janeiro, para defrontar o Futsal Feijó, em encontro da 13.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. O apito inicial está marcado para as 18h00, com transmissão em direto no Canal 11.

Regional 10 Janeiro, 2026

Sorteio do concurso “Viana é Natal” atribuiu 12 prémios

Decorreu esta sexta-feira, no Museu do Traje, o sorteio do concurso “Viana é Natal”, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o objetivo de dinamizar o comércio local durante a quadra natalícia.

Internacional 10 Janeiro, 2026

Viana do Castelo reforça compromisso climático em encontro com a Comissão Europeia

Viana do Castelo esteve representada, esta sexta-feira, na Reunião de Alto Nível entre as Cidades pelo Clima e a Comissão Europeia, que decorreu em Guimarães, numa iniciativa que juntou autarcas e decisores políticos de várias cidades portuguesas empenhadas na transição para a neutralidade climática.

Nacional 10 Janeiro, 2026

Mais de 218 mil eleitores inscritos para votar antecipadamente nas presidenciais

Cerca de 218 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade este domingo, em antecipação às eleições presidenciais de 18 de janeiro, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).