A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 22 anos suspeito de ser um dos coautores dos crimes de associação criminosa e de furto qualificado a uma ourivesaria em Ponte de Lima.
“Os factos ocorreram quando o suspeito, acompanhado de outros, aproveitando a distração, com artifício criado sobre a funcionária, entrou numa ourivesaria, no centro da vila, e subtraiu diversos objetos de valor, avaliados em dezenas de milhares de euros”, descreve a PJ, em comunicado.
De acordo com a PJ, o autor do furto, baleado pelo proprietário da ourivesaria à saída do estabelecimento, é ainda “suspeito de integrar uma vasta rede criminosa de caráter internacional”.
Esta rede, diz a PJ, dedica-se “ao cometimento de crimes contra o património em vários países europeus”.
“Após o furto, o suspeito saiu apeado da ourivesaria, momento em que o proprietário, apercebendo-se do ocorrido, apontou uma arma de fogo na sua direção e efetuou disparos, atingindo-o e provocando-lhe ferimentos num braço”, descreve a PJ.
O suspeito está, desde 30 de novembro, numa unidade hospitalar da região “em tratamento e recuperação”, acrescenta.
A detenção ocorreu “na sequência de um episódio criminal envolvendo um comerciante de ourivesaria, no passado dia 30 de outubro, em Ponte de Lima”.
A operação foi realizada através do Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ, em “cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público”.
O proprietário da ourivesaria em Ponte de Lima que a 30 de outubro baleou um jovem que alegadamente participou no furto foi detido e saiu em liberdade, com proibição de comprar armas nos próximos oito meses, revelou na ocasião fonte policial.
A mesma fonte indicou tratar-se de um empresário de 82 anos.
Além do ferido, o furto, entre as 15:31 e as 15:40, terá tido a colaboração de mais dois homens que se colocaram em fuga.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.