O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana está a apresentar o espetáculo “Despertar", com interpretação de Marta Bonito, Liliana Barbosa e Simão Pinto, de segunda a sexta-feira e até ao próximo dia 29 de novembro, nas Escolas Secundárias do concelho de Viana do Castelo.
Esta iniciativa faz parte do projeto de Teatro Escolar da Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda que no presente ano letivo tem sete propostas diferentes que abrangem os públicos de todos os ciclos de ensino do ensino obrigatório.
Com texto, cocriação e interpretação de Marta Bonito; cocriação, banda sonora original, música ao vivo e interpretação de Simão Pinto; cocriação, desenho ao vivo e interpretação de Liliana Barbosa; cocriação de Elisabete Pinto, João Grisantes, Ricardo Simões, Tiago Fernandes e construção de cenário de José Esteves, “Despertar” reflete sobre questões transversais à adolescência: Que amizades e amores criamos e construímos nos corredores da escola? Quero ser mais próximo de alguém, ou a proximidade incomoda? Como desenvolvemos empatia e como gostaríamos que fosse fazer amigos na escola? Ficaremos amigos a vida inteira? E se eu me apaixonar pelo namorado da minha amiga?
Apresentado diretamente nas escolas, estudantes e professores vivenciam uma experiência cultural que lança uma conversa com a equipa do espetáculo que decorre imediatamente após o mesmo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.