O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana está a apresentar o espetáculo “Despertar", com interpretação de Marta Bonito, Liliana Barbosa e Simão Pinto, de segunda a sexta-feira e até ao próximo dia 29 de novembro, nas Escolas Secundárias do concelho de Viana do Castelo.
Esta iniciativa faz parte do projeto de Teatro Escolar da Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda que no presente ano letivo tem sete propostas diferentes que abrangem os públicos de todos os ciclos de ensino do ensino obrigatório.
Com texto, cocriação e interpretação de Marta Bonito; cocriação, banda sonora original, música ao vivo e interpretação de Simão Pinto; cocriação, desenho ao vivo e interpretação de Liliana Barbosa; cocriação de Elisabete Pinto, João Grisantes, Ricardo Simões, Tiago Fernandes e construção de cenário de José Esteves, “Despertar” reflete sobre questões transversais à adolescência: Que amizades e amores criamos e construímos nos corredores da escola? Quero ser mais próximo de alguém, ou a proximidade incomoda? Como desenvolvemos empatia e como gostaríamos que fosse fazer amigos na escola? Ficaremos amigos a vida inteira? E se eu me apaixonar pelo namorado da minha amiga?
Apresentado diretamente nas escolas, estudantes e professores vivenciam uma experiência cultural que lança uma conversa com a equipa do espetáculo que decorre imediatamente após o mesmo.
O volume de água armazenado nas bacias hidrográficas portuguesas terminou dezembro acima da média nacional, com exceção do Algarve e do Mira, segundo dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH).
O Comando Territorial de Viana do Castelo levou a cabo, entre 29 de dezembro e 5 de janeiro, um conjunto de operações com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade, reforçar a fiscalização rodoviária e promover a segurança junto da população.
Eduardo Teixeira, Deputado na Assembleia da República, esteve presente na Escola de Monserrate e, na próxima semana, visitará a Escola de Santa Maria Maior, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens, edição 2025/2026, onde representou a Assembleia da República nas sessões dedicadas ao tema “Literacia Financeira: os Jovens Contam”.
A Juventude Viana saiu derrotada, esta noite, do Pavilhão Municipal de Fânzeres, ao perder por 4-2 frente ao FC Porto B, em encontro da 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. O desaire representa a primeira derrota da formação vianense na presente temporada.
Vila Nova de Cerveira reforçou em 2025 o seu acervo com novos livros em galego, espanhol e inglês, destacando-se na promoção da leitura infantil e juvenil e no incentivo à diversidade cultural.
A imprensa local e regional desempenha um papel central na defesa da democracia, alertou a direção da Associação Nacional de Imprensa Regional (ANIR), durante o Encontro Nacional realizado em Pombal.
Portugal fechou 2025 com extremos ambientais históricos, segundo a Quercus.