Jogadores da equipa de futebol do Estoril Praia participam numa iniciativa de literacia em saúde na área da hemofilia, que pretende desconstruir alguns dos mitos ainda associados a esta condição de saúde e que é lançada durante o mês de maio.
A iniciativa, promovida pela Roche, tem o apoio da Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras coagulopatias congénitas.
A partir de hoje, dia 9 de maio, vão ser lançados semanalmente nas redes sociais da Roche e da equipa Estoril praia cinco vídeos onde se desmistificam algumas das questões ligadas à hemofilia, um distúrbio da coagulação, na maioria das vezes hereditário, em que o sangue não coagula devidamente.
A equipa do Estoril Praia associou-se a esta iniciativa, através da participação de jogadores da equipa masculina de futebol nos vídeos, onde “contracenam” com o Alex, personagem a que o actor Manuel Marques empresta a voz.
O Alex é uma personagem fictícia animada, que representa um menino com hemofilia, e que foi criada pela Roche, precisamente para ajudar crianças e famílias a entender melhor a hemofilia.
Um dos mitos abordados nesta campanha prende-se precisamente com a prática desportiva. Com o tratamento adequado, as pessoas com hemofilia podem efetivamente desfrutar de vários desportos, desde que não sejam desportos violentos de contacto.
Nos cinco vídeos vão ser desconstruídos vários mitos. Com uma linguagem acessível, sem nunca perder o rigor científico, são desmistificados muitos dos equívocos que ainda estão associados a esta doença e que podem ser mais penalizadores para quem tem hemofilia do que a condição em si.
Para a Roche, promover a literacia em saúde para vários públicos tem sido uma prioridade: “É muito relevante podermos oferecer informação fidedigna e facilmente compreensível, porque cidadãos mais informados gerem melhor a sua saúde”, sublinha o Diretor Médico da Roche em Portugal, Ricardo Encarnação.
Segundo a APH, “é com ações simples que se leva literacia na saúde a toda comunidade, sensibilizando e melhorando o conhecimento geral da população. Estas iniciativas são cativantes e alertam para questões mais complexas, demonstrando que, com o devido acesso aos melhores e mais adequados tratamentos adaptados a cada caso, é perfeitamente possível ter qualidade de vida e controlar, neste caso, a hemofilia.”
Da parte do Estoril Praia, o Diretor Geral da SAD, Guilherme Müller, realça: “O Estoril Praia agradece a oportunidade de participar nesta iniciativa. Sendo as causas sociais um dos nossos focos, gostamos de contribuir e protagonizar momentos de sensibilização como este, que levam o futebol além do terreno de jogo.”
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.