Cerdal, em Valença, retomada a realização da Desfolhada Tradicional, no fim de semana de 15 e 16 de outubro. O desfile do carro de bois, a desfolhada e a gastronomia tradicional convidam a relembrar a grande festa convívio do calendário agrícola anual da região.
A festa começa sábado, 15 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, seguida do desfile da desfolhada por várias ruas do lugar de Bogim, com saída e chegada da sede do Rancho. Segue-se a desfolhada no recinto envolvente à sede do rancho, muito animada com as concertinas e as desgarradas soltas.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões são o prato de eleição para um almoço convívio, a partir das 12h30, com uma tarde animada pelo grupo “Luar da Noite”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é uma festa que aviva memórias, relembrar tradições e proporciona o apreciar da nossa riqueza gastronómica.
Esta é uma época especial do ano, o fecho do ciclo das colheitas em que as desfolhadas sempre foram uma tradição de famílias, de amigos e de vizinhos, das mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.
Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual deste ano.
Esta é, também, a oportunidade para provar os vinhos novos de vários produtores de Cerdal e saborear a gastronomia tradicional como o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.
Programa:
Sábado 15 de Outubro
18h00 – Abertura
18h30 – Prova dos Vinhos Novos
19h30 – Desfile da Desfolhada
20h00 – Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 16 de Outubro
12h30 – Almoço “Arroz de Sarrabulho e Rojões”
Inscrições até 13 de Outubro: 969 665 466 | 961 926 367 | 969 051 930
15h00 – Animação Musical “Luar da Noite
A Desfolhada é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal que conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

O Óquei Clube de Barcelos anunciou a renovação do contrato do treinador vianense Rui Neto até 2028, reforçando a continuidade, a estabilidade e a ambição do projeto desportivo do clube.
A Floresta Encantada da Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez, voltou a superar expectativas e recebeu mais de 80 mil visitantes entre 28 de novembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026. O evento, integrado na programação municipal Magia de Natal, tem-se destacado como um dos principais atrativos turísticos do concelho, gerando impacto significativo na restauração, alojamento e comércio local.
O sorteio das meias-finais da Taça de Portugal, realizado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, garantiu desde já um dado histórico: a final da prova rainha contará obrigatoriamente com Fafe ou Torreense, duas equipas que nunca conquistaram o troféu e que asseguram uma final inédita no Estádio Nacional do Jamor.
O jovem navegador João Filipe Lima, natural de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, foi consagrado Campeão FIA Historic do Portugal Rally Series 2025, distinção atribuída na cerimónia de entrega de prémios realizada no passado 10 de janeiro, no Museu do Rali, em Fafe.
Vila Nova de Cerveira voltou a estar no centro das atenções do setor náutico nacional. O Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, visitou a Unidade Industrial de Barcos de Recreio da Brunswick Portugal, localizada no Polo I da Zona Industrial, acompanhado de dirigentes da empresa e do Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira.
Cerca de 50 crianças da Santa Casa da Misericórdia de Monção passaram pelo Edifício do Loreto para cantar os Reis ao executivo municipal e aos funcionários da Câmara Municipal, numa iniciativa que voltou a dar voz a uma das tradições mais enraizadas da região.
O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular apresentou esta manhã, em Viana do Castelo, o Relatório Socioeconómico Anual 2024, num encontro que decorreu na Biblioteca Municipal e que reuniu autarcas, técnicos e representantes de entidades económicas e sociais da região.