Cerdal, em Valença, retomada a realização da Desfolhada Tradicional, no fim de semana de 15 e 16 de outubro. O desfile do carro de bois, a desfolhada e a gastronomia tradicional convidam a relembrar a grande festa convívio do calendário agrícola anual da região.
A festa começa sábado, 15 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, seguida do desfile da desfolhada por várias ruas do lugar de Bogim, com saída e chegada da sede do Rancho. Segue-se a desfolhada no recinto envolvente à sede do rancho, muito animada com as concertinas e as desgarradas soltas.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões são o prato de eleição para um almoço convívio, a partir das 12h30, com uma tarde animada pelo grupo “Luar da Noite”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é uma festa que aviva memórias, relembrar tradições e proporciona o apreciar da nossa riqueza gastronómica.
Esta é uma época especial do ano, o fecho do ciclo das colheitas em que as desfolhadas sempre foram uma tradição de famílias, de amigos e de vizinhos, das mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.
Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual deste ano.
Esta é, também, a oportunidade para provar os vinhos novos de vários produtores de Cerdal e saborear a gastronomia tradicional como o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.
Programa:
Sábado 15 de Outubro
18h00 – Abertura
18h30 – Prova dos Vinhos Novos
19h30 – Desfile da Desfolhada
20h00 – Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 16 de Outubro
12h30 – Almoço “Arroz de Sarrabulho e Rojões”
Inscrições até 13 de Outubro: 969 665 466 | 961 926 367 | 969 051 930
15h00 – Animação Musical “Luar da Noite
A Desfolhada é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal que conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).