Cerdal, em Valença, retomada a realização da Desfolhada Tradicional, no fim de semana de 15 e 16 de outubro. O desfile do carro de bois, a desfolhada e a gastronomia tradicional convidam a relembrar a grande festa convívio do calendário agrícola anual da região.
A festa começa sábado, 15 de outubro, no fim da tarde, com a prova dos vinhos novos, seguida do desfile da desfolhada por várias ruas do lugar de Bogim, com saída e chegada da sede do Rancho. Segue-se a desfolhada no recinto envolvente à sede do rancho, muito animada com as concertinas e as desgarradas soltas.
Domingo o Sarrabulho e os Rojões são o prato de eleição para um almoço convívio, a partir das 12h30, com uma tarde animada pelo grupo “Luar da Noite”.
A Desfolhada Tradicional de Cerdal é uma festa que aviva memórias, relembrar tradições e proporciona o apreciar da nossa riqueza gastronómica.
Esta é uma época especial do ano, o fecho do ciclo das colheitas em que as desfolhadas sempre foram uma tradição de famílias, de amigos e de vizinhos, das mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.
Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas serão recriados com todo o pormenor. Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual deste ano.
Esta é, também, a oportunidade para provar os vinhos novos de vários produtores de Cerdal e saborear a gastronomia tradicional como o arroz de sarrabulho e rojões e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço e o bolo do tacho, entre tantos outros.
Programa:
Sábado 15 de Outubro
18h00 – Abertura
18h30 – Prova dos Vinhos Novos
19h30 – Desfile da Desfolhada
20h00 – Desfolhada Tradicional e Animação Musical com Concertinas
Domingo 16 de Outubro
12h30 – Almoço “Arroz de Sarrabulho e Rojões”
Inscrições até 13 de Outubro: 969 665 466 | 961 926 367 | 969 051 930
15h00 – Animação Musical “Luar da Noite
A Desfolhada é uma iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal que conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de Cerdal.

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.