Logo
Mundial

Desfile sobre força da mulher negra leva o título no Carnaval do Rio de Janeiro

15 Fevereiro, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A escola de samba Viradouro, com um desfile em que destacou a força da mulher negra através do culto a uma cobra sagrada africana, ganhou o título de melhor desfile do Carnaval do Rio de Janeiro.

Os jurados encarregados de atribuir o disputado título de melhor escola do chamado Grupo Especial do Carnaval mais emblemático do Brasil premiaram a coletividade pelo conjunto do seu desfile, no qual 36 jurados avaliaram fantasias, história, conjunto, harmonia e música, entre outras categorias.

A Viradouro, uma das escolas mais bem-sucedidas dos últimos anos, superou as demais concorrentes ao somar 270 pontos, a maior nota da competição, sete décimos à frente da Imperatriz Leopoldinense – campeã do desfile do ano passado -, que fez 269,3 pontos este ano.

A escola campeã do Carnaval carioca conduziu um enredo baseado nas crenças vudu dos africanos e na força das mulheres que formavam a poderosa irmandade de guerreiros.

Entre as novidades vistas na passarela estava uma cobra mecânica que se arrastava pela pista de 700 metros do sambódromo e era manipulada por um homem que ficava na horizontal dentro da estrutura.

Este é o terceiro título da Viradouro, que foi vice-campeã no ano passado, tendo conquistado o primeiro lugar em 1997 e 2020.

Com o triunfo deste ano, a escola, fundada há 77 anos, é a nona escola mais vitoriosa da competição, ainda muito atrás da Portela, que, com 101 anos de existência, é a escola mais premiada da história do carnaval carioca, com 22 títulos.

As 14 escolas do Grupo Especial, que desfilaram nas noites de domingo e segunda-feira, levaram ao sambódromo entre 3 mil e 5 mil integrantes, entre bailarinos, percussionistas, cantores e personagens, e tiveram entre 65 e 75 minutos para desenvolver, com a ajuda de alegorias e grandes carros alegóricos, o tema escolhido para o desfile de cada ano.

Cada uma delas foi avaliada ao cruzar a pista de 700 metros do sambódromo, diante de 72.500 espetadores, com base em critérios como a harmonia do desfile, o samba cantado e a originalidade das fantasias e carros alegóricos.

A escola Unidos da Tijuca, que escolheu como enredo no desfile do Carnaval de 2024 do Rio de Janeiro, “O Conto de Fados”,  uma viagem sobre as lendas de Portugal, desde a chegada dos celtas, as navegações, a culinária e até o 25 de Abril, ficou em 11.º lugar com 265,7 pontos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.