A escola de samba Viradouro, com um desfile em que destacou a força da mulher negra através do culto a uma cobra sagrada africana, ganhou o título de melhor desfile do Carnaval do Rio de Janeiro.
Os jurados encarregados de atribuir o disputado título de melhor escola do chamado Grupo Especial do Carnaval mais emblemático do Brasil premiaram a coletividade pelo conjunto do seu desfile, no qual 36 jurados avaliaram fantasias, história, conjunto, harmonia e música, entre outras categorias.
A Viradouro, uma das escolas mais bem-sucedidas dos últimos anos, superou as demais concorrentes ao somar 270 pontos, a maior nota da competição, sete décimos à frente da Imperatriz Leopoldinense – campeã do desfile do ano passado -, que fez 269,3 pontos este ano.
A escola campeã do Carnaval carioca conduziu um enredo baseado nas crenças vudu dos africanos e na força das mulheres que formavam a poderosa irmandade de guerreiros.
Entre as novidades vistas na passarela estava uma cobra mecânica que se arrastava pela pista de 700 metros do sambódromo e era manipulada por um homem que ficava na horizontal dentro da estrutura.

Este é o terceiro título da Viradouro, que foi vice-campeã no ano passado, tendo conquistado o primeiro lugar em 1997 e 2020.
Com o triunfo deste ano, a escola, fundada há 77 anos, é a nona escola mais vitoriosa da competição, ainda muito atrás da Portela, que, com 101 anos de existência, é a escola mais premiada da história do carnaval carioca, com 22 títulos.
As 14 escolas do Grupo Especial, que desfilaram nas noites de domingo e segunda-feira, levaram ao sambódromo entre 3 mil e 5 mil integrantes, entre bailarinos, percussionistas, cantores e personagens, e tiveram entre 65 e 75 minutos para desenvolver, com a ajuda de alegorias e grandes carros alegóricos, o tema escolhido para o desfile de cada ano.
Cada uma delas foi avaliada ao cruzar a pista de 700 metros do sambódromo, diante de 72.500 espetadores, com base em critérios como a harmonia do desfile, o samba cantado e a originalidade das fantasias e carros alegóricos.
A escola Unidos da Tijuca, que escolheu como enredo no desfile do Carnaval de 2024 do Rio de Janeiro, “O Conto de Fados”, uma viagem sobre as lendas de Portugal, desde a chegada dos celtas, as navegações, a culinária e até o 25 de Abril, ficou em 11.º lugar com 265,7 pontos.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.