A escola de samba Viradouro, com um desfile em que destacou a força da mulher negra através do culto a uma cobra sagrada africana, ganhou o título de melhor desfile do Carnaval do Rio de Janeiro.
Os jurados encarregados de atribuir o disputado título de melhor escola do chamado Grupo Especial do Carnaval mais emblemático do Brasil premiaram a coletividade pelo conjunto do seu desfile, no qual 36 jurados avaliaram fantasias, história, conjunto, harmonia e música, entre outras categorias.
A Viradouro, uma das escolas mais bem-sucedidas dos últimos anos, superou as demais concorrentes ao somar 270 pontos, a maior nota da competição, sete décimos à frente da Imperatriz Leopoldinense – campeã do desfile do ano passado -, que fez 269,3 pontos este ano.
A escola campeã do Carnaval carioca conduziu um enredo baseado nas crenças vudu dos africanos e na força das mulheres que formavam a poderosa irmandade de guerreiros.
Entre as novidades vistas na passarela estava uma cobra mecânica que se arrastava pela pista de 700 metros do sambódromo e era manipulada por um homem que ficava na horizontal dentro da estrutura.
Este é o terceiro título da Viradouro, que foi vice-campeã no ano passado, tendo conquistado o primeiro lugar em 1997 e 2020.
Com o triunfo deste ano, a escola, fundada há 77 anos, é a nona escola mais vitoriosa da competição, ainda muito atrás da Portela, que, com 101 anos de existência, é a escola mais premiada da história do carnaval carioca, com 22 títulos.
As 14 escolas do Grupo Especial, que desfilaram nas noites de domingo e segunda-feira, levaram ao sambódromo entre 3 mil e 5 mil integrantes, entre bailarinos, percussionistas, cantores e personagens, e tiveram entre 65 e 75 minutos para desenvolver, com a ajuda de alegorias e grandes carros alegóricos, o tema escolhido para o desfile de cada ano.
Cada uma delas foi avaliada ao cruzar a pista de 700 metros do sambódromo, diante de 72.500 espetadores, com base em critérios como a harmonia do desfile, o samba cantado e a originalidade das fantasias e carros alegóricos.
A escola Unidos da Tijuca, que escolheu como enredo no desfile do Carnaval de 2024 do Rio de Janeiro, “O Conto de Fados”, uma viagem sobre as lendas de Portugal, desde a chegada dos celtas, as navegações, a culinária e até o 25 de Abril, ficou em 11.º lugar com 265,7 pontos.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2023 recentemente publicado, apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económico daquele ano.
Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Leixões apreenderam mais de 40 mil euros de pescado durante uma ação de fiscalização na lota de Matosinhos.
Preparado pelo Município de Monção em parceria com as associações locais e o envolvimento dos empresários e comerciantes, o Programa de Natal 2024, que arranca a 29 de novembro, compreende diversas iniciativas alusivas à quadra que prometem transformar Monção num lugar mágico e deslumbrante para todos.
No próximo dia 29 de novembro, às 18 horas, Ponte da Barca dá início à magia natalícia com a inauguração da iluminação de Natal.
No próximo dia 21 de novembro (quinta-feira), realiza-se mais uma conversa do EntardeCER, iniciativa do Centro de Estudos Regionais, que decorre no AP Dona Aninhas, Boutique Hotel (Viana do Castelo), pelas 17.30 horas.
A Câmara Municipal de Valença reforçou a segurança rodoviária com a implantação de lombas redutoras de velocidade, em vários pontos da cidade e do concelho.
No âmbito da discussão do Orçamento de Estado para 2025, o Bloco de Esquerda deu entrada a diversas propostas, relativas ao distrito de Viana do Castelo.