Ponte de Lima promove mais um Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, de 26 a 28 de janeiro. Numa ação conjunta, o Município e a Confraria gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima convidam a degustar o ex-libris da gastronomia limiana.
Considerado como o prato mais emblemático do território ponte-limense, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, é confecionado com base numa receita de tradição antiga, é servido com rojões de porco e aconselha-se que seja harmonizado com Vinho Verde da casta Vinhão.

Ao longo do fim de semana, haverá ainda condições especiais na estadia e na restauração, “com as unidades hoteleiras aderentes ao projeto a atribuírem um desconto de 10% em alojamento, nas noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo”, explicou o Município em nota.
A completar esta oferta estará ainda um programa recreativo e musical a acontecer nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima, com animação de rua pela dupla “Agostinho e Felicidade”; passagem pela Via Romana XIX, Showcooking alusivo ao Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima pelo Chef Álvaro Costa, com harmonização Enogastronómica de Vinhos Verdes e ao final da tarde realizar-se-á o “Lourear a Pevide”. Os estabelecimentos aderentes podem ser consultados, aqui.
No domingo, a arruada está a cargo do Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares. À tarde, a partir das 15h30, a tradição popular dos Cantares ao Desafio invade o Largo de Camões. Será o primeiro de um conjunto de três Encontros de Cantares ao Desafio que estão agendados, assim este fim de semana participam: Ruizinho de Penacova, Carminha, João Bouças, Domingos da Soalheira e Daniel Lopes.
Referencia ainda para o desfile de carros clássicos, a realizar no domingo, dia 28 de janeiro, dinamizado pelo CLAC – Clube Limiano de Automóveis Clássicos, com concentração na Alameda de S. João, a partir das 9h30, desfile pelo Passeio 25 de abril, às 12 horas, com regresso à Alameda de S. João marcado para as 16 horas.
O Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, este ano ganha uma maior dimensão com o registo nacional do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como ETG – Especialidade Tradicional Garantida, publicado recentemente no Diário da Republica.
“Prevê-se ainda a certificação a nível Europeu. Neste âmbito aguarda-se a validação final da Comunidade Europeia no sentido do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima assumir de pleno direito a insígnia de Especialidade Tradicional Garantida”, confidenciou a autarquia.
![]()
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.