Ponte de Lima promove mais um Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, de 26 a 28 de janeiro. Numa ação conjunta, o Município e a Confraria gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima convidam a degustar o ex-libris da gastronomia limiana.
Considerado como o prato mais emblemático do território ponte-limense, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, é confecionado com base numa receita de tradição antiga, é servido com rojões de porco e aconselha-se que seja harmonizado com Vinho Verde da casta Vinhão.

Ao longo do fim de semana, haverá ainda condições especiais na estadia e na restauração, “com as unidades hoteleiras aderentes ao projeto a atribuírem um desconto de 10% em alojamento, nas noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo”, explicou o Município em nota.
A completar esta oferta estará ainda um programa recreativo e musical a acontecer nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima, com animação de rua pela dupla “Agostinho e Felicidade”; passagem pela Via Romana XIX, Showcooking alusivo ao Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima pelo Chef Álvaro Costa, com harmonização Enogastronómica de Vinhos Verdes e ao final da tarde realizar-se-á o “Lourear a Pevide”. Os estabelecimentos aderentes podem ser consultados, aqui.
No domingo, a arruada está a cargo do Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares. À tarde, a partir das 15h30, a tradição popular dos Cantares ao Desafio invade o Largo de Camões. Será o primeiro de um conjunto de três Encontros de Cantares ao Desafio que estão agendados, assim este fim de semana participam: Ruizinho de Penacova, Carminha, João Bouças, Domingos da Soalheira e Daniel Lopes.
Referencia ainda para o desfile de carros clássicos, a realizar no domingo, dia 28 de janeiro, dinamizado pelo CLAC – Clube Limiano de Automóveis Clássicos, com concentração na Alameda de S. João, a partir das 9h30, desfile pelo Passeio 25 de abril, às 12 horas, com regresso à Alameda de S. João marcado para as 16 horas.
O Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, este ano ganha uma maior dimensão com o registo nacional do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como ETG – Especialidade Tradicional Garantida, publicado recentemente no Diário da Republica.
“Prevê-se ainda a certificação a nível Europeu. Neste âmbito aguarda-se a validação final da Comunidade Europeia no sentido do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima assumir de pleno direito a insígnia de Especialidade Tradicional Garantida”, confidenciou a autarquia.
![]()
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.