Ponte de Lima promove mais um Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, de 26 a 28 de janeiro. Numa ação conjunta, o Município e a Confraria gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima convidam a degustar o ex-libris da gastronomia limiana.
Considerado como o prato mais emblemático do território ponte-limense, o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, é confecionado com base numa receita de tradição antiga, é servido com rojões de porco e aconselha-se que seja harmonizado com Vinho Verde da casta Vinhão.

Ao longo do fim de semana, haverá ainda condições especiais na estadia e na restauração, “com as unidades hoteleiras aderentes ao projeto a atribuírem um desconto de 10% em alojamento, nas noites de sexta-feira e sábado, enquanto na restauração, os restaurantes aderentes oferecem um leite-creme por dose, nas refeições de sábado e domingo”, explicou o Município em nota.
A completar esta oferta estará ainda um programa recreativo e musical a acontecer nas ruas do Centro Histórico de Ponte de Lima, com animação de rua pela dupla “Agostinho e Felicidade”; passagem pela Via Romana XIX, Showcooking alusivo ao Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima pelo Chef Álvaro Costa, com harmonização Enogastronómica de Vinhos Verdes e ao final da tarde realizar-se-á o “Lourear a Pevide”. Os estabelecimentos aderentes podem ser consultados, aqui.
No domingo, a arruada está a cargo do Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares. À tarde, a partir das 15h30, a tradição popular dos Cantares ao Desafio invade o Largo de Camões. Será o primeiro de um conjunto de três Encontros de Cantares ao Desafio que estão agendados, assim este fim de semana participam: Ruizinho de Penacova, Carminha, João Bouças, Domingos da Soalheira e Daniel Lopes.
Referencia ainda para o desfile de carros clássicos, a realizar no domingo, dia 28 de janeiro, dinamizado pelo CLAC – Clube Limiano de Automóveis Clássicos, com concentração na Alameda de S. João, a partir das 9h30, desfile pelo Passeio 25 de abril, às 12 horas, com regresso à Alameda de S. João marcado para as 16 horas.
O Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, este ano ganha uma maior dimensão com o registo nacional do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como ETG – Especialidade Tradicional Garantida, publicado recentemente no Diário da Republica.
“Prevê-se ainda a certificação a nível Europeu. Neste âmbito aguarda-se a validação final da Comunidade Europeia no sentido do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima assumir de pleno direito a insígnia de Especialidade Tradicional Garantida”, confidenciou a autarquia.
![]()
O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho (CIPVV) assinala este ano uma década de atividade, consolidando-se como um dos principais pontos de promoção do Vinho Verde e de valorização do património vitivinícola da região.
Vila Nova de Cerveira é, novamente, palco de uma das maiores tradições gastronómicas do Vale do Minho: a lampreia do Rio Minho. Até 5 de abril, 11 restaurantes do concelho servem este prato emblemático, combinando receitas tradicionais com interpretações contemporâneas.
O Santa Luzia FC entra hoje em campo, às 15h00, em Oeiras, para defrontar o Leões de Porto Salvo, em jogo da 14.ª jornada da Liga Feminina Placard.
Vacinas, desparasitações e consultas regulares são essenciais para manter cães e gatos saudáveis ao longo do ano.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém Viana do Castelo, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Setúbal sob aviso laranja até às 00:00 de segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima intensa provocada pela depressão Ingrid.
A Juventude Viana iniciou da melhor forma a segunda volta do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, ao vencer de forma expressiva (1-6) o Oquei de Barcelos B, em jogo disputado ao final da tarde deste sábado, em Barcelos.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão sobre “Turismo e Inovação”, reunindo presencialmente e online especialistas, empresários e interessados no futuro dos territórios turísticos de baixa densidade.