Face à previsão de chuva para esta sexta-feira, 9 de fevereiro, o Município de Vila Nova de Cerveira transferiu o desfile de carnaval das escolas para o Pavilhão Multiusos. A iniciativa acontecerá agora no período da manhã, a partir das 10h30.
“Com plano A ou B, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira não deixa passar em branco mais um carnaval, juntando cerca de 1000 crianças e jovens, bem como dos membros da Unisénior – Universidade Sénior, proporcionando um dia diferente, de intercâmbio, e com muitas brincadeiras e surpresas”, lê-se na nota publicada pela autarquia.
De tema livre, cada turma vai ser convidada a subir ao palco para mostrar os disfarces e, na maioria dos casos, a mensagem social trabalhada em contexto escolar. Com início às 10h30, o Desfile de Carnaval das Escolas’24 de Vila Nova de Cerveira conta ainda com animação circense temática, com personagens muito divertidas e interativas, associadas à consciencialização ambiental e respeito pelo planeta Terra.
“A alteração de horário, do período da tarde para de manhã, resulta de sugestões de encarregados de educação e professores junto do executivo municipal e que se prendem com a logística de conseguir manter as crianças com os disfarces ao longo de toda a manhã, enquanto aguardavam pelas 14h30. Assim, este ano, a Câmara Municipal optou por trocar e avaliar o desenrolar da atividade”, realçou.
“E porque o Carnaval deve ser comemorado entre família e amigos, as bancadas do Pavilhão Multiusos estarão de livre acesso para que possam aplaudir e desfrutar de uma manhã de magia e folia”, completou a nota.

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.