80% das 1.000 mulheres que se inscreveram para participar no Desfile da Mordomia são do distrito de Viana do Castelo, mas a organização da Romaria d’Agonia recebeu este ano, além de um recorde de registos, 118 de outros distritos do país e 80 do exterior, do Brasil aos Estados Unidos.
De acordo com dados preliminares do processo de inscrição, que decorreu de 16 a 18 de junho, através de uma plataforma eletrónica, a mordoma mais nova a querer participar na edição de 2025 do Desfile da Mordomia completa 14 anos em dezembro, sendo a idade mais comum das inscrições 17 anos.
“As datas de inscrição foram anunciadas duas semanas antes do início para que as participantes tivessem tempo de se preparar e porque sabemos, a par de anos anteriores da enorme procura. As inscrições acabaram por encerrar dois dias depois de abrirem por termos alcançado as mil inscritas”, afirma o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Num processo que ainda envolve a validação das inscrições, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, nomeadamente ao nível do rigor do trajar e ourar, uma das mordomas a desfilar este ano completou em fevereiro passado 85 anos.
Só do concelho de Viana do Castelo inscreveram-se 707 mulheres e jovens raparigas – 784 no distrito -, seguindo-se, fora do Alto-Minho, o vizinho distrito de Braga, com 69, e Lisboa, com 36.
“Percebemos que nem todas as mulheres que pretendiam se conseguiram inscrever, mas sendo uma das nossas preocupações as condições de organização do Desfile nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas, não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições”, explica ainda Manuel Vitorino.
Do concelho de Viana do Castelo há participantes de todas as freguesias, mas as da cidade lideram, com 248, seguindo-se a União de freguesias de Geraz Lima e Deão (72), Areosa (45), Carreço (33), Santa Marta de Portuzelo (32), Darque (29), Alvarães (28), Afife (22), Vila Franca (21) e União de freguesias de Cardielos e Serreleis (21).
De fora do país foram recebidas inscrições de dez países, desde logo de França (35 participantes), do Brasil (22), do Luxemburgo (11) e dos Estados Unidos da América (três), mas também do Canadá (duas), Países Baixos (duas), Alemanha (duas), Andorra (uma), Reino Unido (uma) e Ucrânia (uma).
A fase seguinte deste processo, já a decorrer, é a validação de todas as inscrições de acordo com as regras de bem trajar e ourar.
“Dificilmente alguém fica de fora, este é também um processo educativo e, por isso mesmo, quando uma inscrição não está conforme, a organização entra em contacto, explica o que não está conforme e pede a correção”, sublinha o presidente
Em 2025, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e o de Morgada/ Cerimónia, assim como o de Mordoma preto com colete e palmito, representaram o maior número de inscrições para o Desfile da Mordomia que se realiza dia 14 de agosto.
A Romaria D’Agonia realiza-se, este ano, de 12 a 20 de agosto, encerrando em grande no dia da padroeira — feriado municipal — um dos momentos mais emotivos da festa.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).