80% das 1.000 mulheres que se inscreveram para participar no Desfile da Mordomia são do distrito de Viana do Castelo, mas a organização da Romaria d’Agonia recebeu este ano, além de um recorde de registos, 118 de outros distritos do país e 80 do exterior, do Brasil aos Estados Unidos.
De acordo com dados preliminares do processo de inscrição, que decorreu de 16 a 18 de junho, através de uma plataforma eletrónica, a mordoma mais nova a querer participar na edição de 2025 do Desfile da Mordomia completa 14 anos em dezembro, sendo a idade mais comum das inscrições 17 anos.
“As datas de inscrição foram anunciadas duas semanas antes do início para que as participantes tivessem tempo de se preparar e porque sabemos, a par de anos anteriores da enorme procura. As inscrições acabaram por encerrar dois dias depois de abrirem por termos alcançado as mil inscritas”, afirma o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino, também vereador da Cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Num processo que ainda envolve a validação das inscrições, de acordo com os critérios previamente estabelecidos, nomeadamente ao nível do rigor do trajar e ourar, uma das mordomas a desfilar este ano completou em fevereiro passado 85 anos.
Só do concelho de Viana do Castelo inscreveram-se 707 mulheres e jovens raparigas – 784 no distrito -, seguindo-se, fora do Alto-Minho, o vizinho distrito de Braga, com 69, e Lisboa, com 36.
“Percebemos que nem todas as mulheres que pretendiam se conseguiram inscrever, mas sendo uma das nossas preocupações as condições de organização do Desfile nos jardins do antigo Governo Civil, mas também a segurança de todas, não é possível aceitar um número ilimitado de inscrições”, explica ainda Manuel Vitorino.
Do concelho de Viana do Castelo há participantes de todas as freguesias, mas as da cidade lideram, com 248, seguindo-se a União de freguesias de Geraz Lima e Deão (72), Areosa (45), Carreço (33), Santa Marta de Portuzelo (32), Darque (29), Alvarães (28), Afife (22), Vila Franca (21) e União de freguesias de Cardielos e Serreleis (21).
De fora do país foram recebidas inscrições de dez países, desde logo de França (35 participantes), do Brasil (22), do Luxemburgo (11) e dos Estados Unidos da América (três), mas também do Canadá (duas), Países Baixos (duas), Alemanha (duas), Andorra (uma), Reino Unido (uma) e Ucrânia (uma).
A fase seguinte deste processo, já a decorrer, é a validação de todas as inscrições de acordo com as regras de bem trajar e ourar.
“Dificilmente alguém fica de fora, este é também um processo educativo e, por isso mesmo, quando uma inscrição não está conforme, a organização entra em contacto, explica o que não está conforme e pede a correção”, sublinha o presidente
Em 2025, os trajes à Vianesa da Ribeira Lima (Vermelho) e o de Morgada/ Cerimónia, assim como o de Mordoma preto com colete e palmito, representaram o maior número de inscrições para o Desfile da Mordomia que se realiza dia 14 de agosto.
A Romaria D’Agonia realiza-se, este ano, de 12 a 20 de agosto, encerrando em grande no dia da padroeira — feriado municipal — um dos momentos mais emotivos da festa.
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.