Logo
Nacional

Depressão Karlota provocou mais de 600 ocorrências

9 Fevereiro, 2024 | 11:12
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

O mau tempo em Portugal continental causou mais de 600 ocorrências desde as 00h00 de quinta-feira, com a região do Algarve a ser a mais afetada nas últimas horas, adiantaram à Lusa fontes das Proteção Civil.

Num ponto da situação realizado pelas 00h15 de hoje, Paulo Santos, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), referiu que, desde as 00h00 de quinta-feira, registaram-se 532 ocorrências, sem estarem incluídos dados do concelho de Lisboa.

Ao longo do dia a região litoral Norte e Centro foi a mais afetada, enquanto nas últimas horas foi a região Sul, do distrito de Faro, a ter o maior número de ocorrências, detalhou o comandante.

Entre as principais ocorrências, estas estão relacionadas com quedas de árvores e estruturas, por força do vento com rajadas até aos 85 quilómetros por hora e devido ao alagamento dos terrenos, frisou Paulo Santos, acrescentando que não há registo de danos significativos em infraestruturas ou de feridos.

Perante a continuidade do mau tempo nas próximas horas, Paulo Santos advertiu a população que tem de realizar viagens para o fazer “com muito precaução”.

“Durante o dia [quinta-feira] registamos múltiplos acidentes rodoviários. O piso está muito escorregadio, há possibilidade de encontrar lençóis de água, encontrar o piso coberto com água a ocultar algum objeto ou buraco”, alertou.

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa adiantou à Lusa que desde as 13h00 de quinta-feira registaram-se na área de atuação cerca de 80 ocorrências.

Entre as tipologias, registaram-se 17 quedas de estrutura, como painéis publicitários, chapas de obras, andaimes ou janelas, dez inundações em espaços privados, cinco na via pública e oito quedas de árvore, acrescentou a mesma fonte.

Também em Lisboa, uma árvore de “grandes dimensões” caiu sobre o telhado de uma escola básica na freguesia de Alcântara, sem provocar feridos, ainda de acordo com fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa.

O incidente ocorreu pelas 16h30 e a zona foi isolada pelas autoridades por segurança, sendo que vão decorrer hoje de manhã as ações por parte dos sapadores para remover a árvore.

Até às 17h30 de quinta-feira tinham sido registadas 377 ocorrências em Portugal continental, principalmente nas zonas de Lisboa, Porto e Coimbra, sem registo de vítimas, de acordo com a ANEPC.

A Proteção Civil emitiu na quarta-feira um aviso à população para o risco de cheias e inundações face à previsão de chuva nas 48 horas seguintes.

Poderão ocorrer inundações em zonas urbanas, cheias, deslizamentos de terra e derrocadas, acidentes na orla costeira devido à agitação marítima e lençóis de água ou acumulação de gelo nas estradas.

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva “por vezes forte”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Porto, Aveiro, Braga e Viana do Castelo são os distritos que estarão sob aviso amarelo por um período mais longo, entre as 06h00 e as 18h00 desta sexta-feira.

Já o alerta para Viseu, Vila Real, Leiria e Coimbra é válido entre as 06h00 e 15h00, enquanto para Bragança, Guarda e Castelo Branco decorre entre as 09h00 e as 15h00.

Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra e Aveiro estão hoje sob aviso amarelo devido ao vento, entre as 10:00 e as 18h00, à exceção de Faro, que decorre até às 21h00.

Devido à agitação marítima, entre hoje e sábado, Setúbal (entre as 15h00 de hoje e 10h00 de sábado) e Beja e Lisboa (entre as 15h00 de hoje e as 03h00 de sábado) estarão sob aviso laranja.

No Porto, Faro, Viana do Castelo, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga o alerta laranja devido à agitação marítima decorre entre as 15h00 e as 00h00 de sábado, à exceção de Faro, que termina às 03h00 de sábado.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 5 Março, 2024

Explicador de Matemática de Viana do Castelo volta a abusar de menores e é preso pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 48 anos de idade, residente no concelho de Viana do Castelo, suspeito da prática de crimes de abuso sexual de menores dependentes ou em situação vulnerável.

Nacional 5 Março, 2024

Portugal regista o 2.º maior consumo do mundo de fármaco para insónias

Portugal registou em 2022 o segundo maior consumo do mundo do fármaco de combate à insónia zolpidem, e um dos maiores do anestésico e sedativo cetamina, segundo o relatório do Conselho Internacional para o Controlo de Narcóticos (INCB).

Desporto 5 Março, 2024

Atleta da APPACDM conquista medalha de bronze no primeiro dia do “Virtus European Winter Games”

Jorge Miguel Sousa, atleta da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, está a representar Portugal no Campeonato do Mundo e da Europa de Remo Indoor VIRTUS, tendo conquistado já uma medalha de bronze esta segunda-feira. A competição decorre até esta sexta-feira, 8 de março, em Zakopane, na Polónia. 

Nacional 5 Março, 2024

5G: Tecnologia em todos os concelhos e 69% das freguesias no final de dezembro

A tecnologia 5G chegava "a todos os concelhos" de Portugal e a "69% das freguesias" no final do ano passado, de acordo com dados hoje divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Nacional 5 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo na quinta-feira

Viana do Castelo está entre os dez distritos do continente sob aviso amarelo, a partir de quinta-feira, 7 de março, devido à previsão de agitação marítima. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Regional 5 Março, 2024

Plano de salvaguarda de branda em Monção vai para discussão pública

O Plano de Pormenor de Salvaguarda da branda de Santo António de Vale de Poldros, Riba de Mouro, Monção, entra em consulta pública, na próxima terça-feira, por 20 dias úteis, segundo o aviso hoje publicado em Diário da República.

Regional 4 Março, 2024

Município de Viana planta mais de meia centena de árvores em Cardielos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo através do Gabinete Florestal e do Horto Municipal apoiou a União de Freguesias de Cardielos e Serreleis no fornecimento e plantação de cerca de 60 árvores junto ao parque de merendas de Cardielos, contíguo ao rio Lima.