O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.
Segundo o IPMA, a tarde de quinta-feira será marcada pela passagem do sistema frontal associado à depressão, com períodos de chuva por vezes forte, que darão lugar a aguaceiros à noite, podendo ocorrer granizo e trovoadas.
A precipitação irá ocorrer sob a forma de neve nas terras altas acima dos 800 metros de altitude, podendo descer até aos 600 metros, sobretudo entre o final da tarde de sexta-feira e o final da manhã de sábado.
O instituto alerta que a acumulação de neve será significativa nas serras do Norte e Centro, podendo atingir até 25 cm até domingo.
O vento intensifica-se a partir do final da tarde de quinta-feira, soprando do quadrante oeste, com rajadas de 70 a 80 km/h no litoral e 80 a 100 km/h nas terras altas.
A agitação marítima será forte, com ondas de noroeste entre 6 e 8 metros de altura significativa na costa ocidental entre os dias 23 e 25, podendo chegar a 15 metros de altura máxima.
O IPMA já emitiu avisos laranja devido à queda de neve para os distritos de Braga, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, a partir das 00:00 de sexta-feira. Para Castelo Branco e Guarda, o aviso entra em vigor às 21:00 de quinta-feira.
No que diz respeito à agitação marítima, o aviso laranja entra em vigor em diferentes horários:
Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo: 18:00 de quarta-feira
Coimbra, Leiria e Lisboa: 21:00 de quarta-feira
Beja, Setúbal e Faro: 03:00 de quinta-feira
O IPMA recomenda atenção redobrada à circulação rodoviária nas zonas afetadas, especialmente em estradas de montanha, e alerta os marítimos para os riscos decorrentes do forte agitado marítimo.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.
Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.
A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação das obras de requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e Lanheses, num investimento total que ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).